quarta-feira, 21 de novembro de 2012

O Coaching não é uma necessidade

 
O processo de coaching é uma atividade extremamente poderosa, especialmente quando ambos o coach e o cliente se comprometem a criar transformações e sucesso. Duas mentes são sempre melhores do que uma!
No entanto, a maioria das pessoas tenta caminhar sozinha. Acham que se parecem mais adultos e independents dessa maneira.
Creio que um dos sinais indicadores do comprometimento de uma pessoa com o seu sucesso, é a vontade de pedir ajuda. Isso é verdade na recuperação de viciados. Estender a mão e pedir ajuda significa que você está finalmente pronto para se recuperar. Rendição é força!
Quando viramos adultos, somos bombardeados com idéias erroneas que associam a rendição com fraqueza. "Por que eu precisaria de ajuda? Por que eu preciso de um(a) coach?"
Na verdade, ninguém "precisa" de um coach. Mas as pessoas que tem pressa – as pessoas que não querem adiar o seu sucesso por mais tempo - querem trabalhar com um coach. O trabalho de coaching é realmente um desejo - e não uma necessidade.
 
Graduação em Psicologia pela American College of Greece, especializada em Psicoterapia corporal pelo método Biossíntese, MBA em Administração de Empresas pela Middlesex University, Life and Executive Coach pela Kingstown College, Practitioner em PNL pela Society of Neuro Linguistic Programming. Life e Business Coaching - Equipe SC Coaching

segunda-feira, 19 de novembro de 2012

O amor e o autoconhecimento


Como pode um ser humano, cuja alma possui a necessidade de amar e ser amada, viver em uma sociedade que esqueceu o que é o amor? Como encontrar sua alma gêmea sem antes conhecer a própria alma? Até que ponto pensar em si é ser egoísta?
Eu vejo o tempo todo pessoas perdidas em si, pessoas boas e corretas que deixaram de acreditar em seu potencial, que enlouquecem tentando mudar padrões sem mudar atitudes, que tentam encontrar fora as respostas que só existem dentro delas.
Escuto mulheres dizendo que homens não querem compromisso e homens reclamando por não encontrar uma mulher que valha a pena investir. Vejo homens e mulheres tão carentes de amor que sufocam um ao outro na tentativa de suprir suas necessidades ou tão inseguros que se fecham para o amor acreditando que assim podem evitar o sofrimento. Há ainda aqueles que sentem tanto medo da solidão que se prendem a relacionamentos infelizes, somatizando emoções que mais adiante se transformarão em alguma doença.
Vejo pais e mães que perderam sua identidade e buscam através de seus filhos o preenchimento dos buracos que sentem na alma e filhos que deixam de buscar a própria identidade para continuar preenchendo a lacuna de seus pais.
Entretanto, tenho certeza que cada ser humano possui um potencial extraordinário capaz de reverter qualquer situação de sofrimento em aprendizado e evolução. Mas para isso é preciso desenvolver o autoconhecimento, descobrir do que você é capaz e traçar um caminho para atingir seus objetivos, reconhecer quais são as crenças que te limitam e transforma-las em impulsionadores.
É preciso perdoar as pessoas que nos magoaram e principalmente perdoar a si mesmo, o perdão é libertador. O autoperdão deve ser trabalhado diariamente, pois o erro tem como objetivo nos ensinar algo, se não o reconhecermos ele deixa de ser um ensinamento e torna-se um padrão em nossas vidas.
Se entendêssemos que crenças, pensamentos e atitudes são criados com base na história de cada um e que a história não é necessariamente o que ocorreu, mas a interpretação feita do acontecimento, deixaríamos de julgar uns aos outros e conseguiríamos viver em harmonia. Honrar e respeitar sua história e das pessoas que passam pela sua vida é um dos caminhos que nos levam a plenitude.
O verdadeiro amor é aquele que não julga, que não espera algo em troca e que tem como objetivo auxiliar o desenvolvimento da pessoa amada. Amar pode ser abraçar e beijar ou dar o espaço que a outra pessoa precisa para crescer, pode ser um ato de proteção ou deixar a pessoa que você ama cair para que ela ganhe confiança ao descobrir que é capaz de levantar.
Para viver no amor é preciso saber ouvir o outro na essência. As pessoas não se comunicam somente por palavras; Mensagens também são transmitidas através de gestos e atitudes. Pessoas amam de formas diferentes, o amor pode ser demonstrado através da fala, do toque físico, de atitudes inesperadas. São tantos os relacionamentos que terminam porque as pessoas deixaram de se escutar.
Quanto a não esperar algo em troca, se você prestar atenção, vai perceber que para cada atitude de amor o universo te devolve em dobro.
Reflexão selecionada pela Equipe SC Coaching
Autora: Camila Yamin

segunda-feira, 12 de novembro de 2012

A essência do Processo de Coaching

 
O Coaching surge na vida de um ser humano como um integrador de todas as suas experiências e conhecimentos, de tudo o que ele é hoje e de tudo o que ele deseja se tornar. Seguem na mesma direção: o crescimento do ser humano, a expressão do seu potencial, a obtenção de resultados cada vez melhores. Vejo o Coaching como uma grande oportunidade de fazer uso de conhecimentos construídos, experiências, valores e sonhos, para auxiliar as pessoas a atingirem seus objetivos.

 
A essência do Coaching é ajudar a pessoa a transformar-se no que ela quer, ajudando-a a caminhar na direção que ela decide querer.

 
O Coaching diz respeito a "como" se faz, mais do que a "o quê" se faz.

 
A essência do   Coaching é  aprender com a experiência; aprender fazendo, é liberar o potencial e maximizar sua performance; É  superar obstáculos elegantemente; É produzir mais, trabalhando mais racionalmente; É ajudar a pessoa a realizar mais do que ela acha que pode, identificar e mudar pensamentos automáticos e sistema de crenças que limitam a expressão do potencial humano.

 
O Coaching leva você de onde está para onde quer estar.

 
Para melhor ilustrar, pense em um de seus objetivos.

 
Quando você quer alcançá-los? Como vai saber quando chegar lá? Como vai saber se está indo na direção certa? Qual a estratégia para criar seu novo cenário? Realmente vale à pena implementar esta mudança?

 
Para alcançar um objetivo, você precisa agir. Fazer o que deve ser feito. E fazer isto bem feito.
 
Muitas vezes, surgem dificuldades, obstáculos no meio do caminho, em virtude dos quais as pessoas abandonam seus objetivos e ficam frustradas por não terem conseguido chegar onde pretendiam.

 
Agora imagine que exista alguém que ajude você a estabelecer  objetivos que valem à pena. E que estará ao seu lado em sua viagem em direção àquilo que você quer, ajudando-o a identificar e a superar os obstáculos que surgirem no caminho.

 
Alguém que lembre a você do objetivo que estabeleceu, quando necessário. Que faça você perceber as opções disponíveis diante de uma situação e decidir a melhor maneira de resolvê-la. Que ajude você a identificar e usar os recursos que já possui; Recursos que muitas vezes todos nós esquecemos que temos.

 
Que mostre a você as perspectivas diferentes que existem, quando você está preso numa situação, estagnado e "patinando". Que estimule você a ir além da sua zona de conforto. Que pode equipar você com a estrutura de suporte para experimentar o novo.

 
Que ajude você a enxergar os resultados que está obtendo, o quanto você progrediu.

 
Que pode fazer tudo isso sem julgamento, respeitando você integralmente.

 
Suas chances de alcançar o que quer seriam muito maiores, não é mesmo?

 
Pois o Coach é esse alguém.

 
Bem, o que você está esperando? Mãos à obra! Reescreva sua história!

 
Autora: Suzana Negrini

 
Reflexão selecionada pela equipe SC Coaching.

segunda-feira, 5 de novembro de 2012

A Felicidade





Todos querem ser feliz. Certamente, todos nós perspectivamos sermos felizes e manter a felicidade. Fazemos tudo o que é suposto fazer para nos certificarmos que estamos no caminho certo.
Seguimos algumas instruções que nos parecem viáveis, praticamos técnicas, ouvimos os mais experientes, mas, com mais frequência do que deveria ser (dada à quantidade de esforços que fazemos) para a maioria de nós, não somos consistentemente felizes. Provavelmente está familiarizado com o termo: procura da felicidade.
Nós passamos a última década a verificar que muitas pessoas alimentam o seu vício de felicidade. Nessa busca incessante de felicidade, procuram a solução em curto prazo, aqui e ali, mas acabam de volta à procura da felicidade, mais uma vez, ainda mais desesperados.
Entram num ciclo crescente composto por uma roda de: felicidade encontrada - felicidade perdida. Para muitos de nós, aquilo que mais queremos e passamos a maior parte do nosso tempo tentando realizar, escapa-nos.
Não é possível estar feliz o tempo todo. Se fosse, como saberíamos o que é felicidade? No mínimo precisamos experimentar estados de não felicidade, de modo que possamos ter um termo de comparação.
Em vez de estarmos constantemente tentando alcançar um estado de ser que nos faz felizes, devemos tentar equilibrar a balança e gastar mais da nossa energia mental vivendo o presente com a noção de que independentemente do que possamos estar a experienciar, possuímos em nós a opção de acionar a nossa força vital por ação da nossa força de vontade.
 
Autor: Miguel Lucas
Texto selecionado: Equipe SC Coaching

Seja mais um seguidor da SC Coaching no Facebook.