segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Estresse: o mal do século

Muito se fala sobre o estresse, que vem sendo caracterizado como a doença do século XXI. Um levantamento realizado pela Associação Internacional do Controle do Estresse, ISMA (International Stress Management Association), revelou que o Brasil é o segundo país do mundo com níveis de estresse altíssimos. Pelo menos três em cada sete trabalhadores sofrem a síndrome de Burnout e não sabem.

Resultado da soma de algumas respostas mentais e físicas, o estresse fisiológico, sem sobrecargas, pode contribuir de forma saudável para o crescimento e o desenvolvimento dos nossos ossos, músculos, cérebro e demais partes do corpo.

Sua causa como doença, porém, está relacionada aos estímulos externos e à pressão a qual é submetida uma determinada pessoa e ao desgaste que ela pode sofrer sob esta pressão. Para atender a essa demanda de cura, normalmente os tratamentos são associados à medicação e atividade física relaxante.

O termo “estresse” designa desgaste e tensão, tendo sua origem na física. Sua rápida propagação no mundo pode estar associada ao fato de que, por milhões de anos, o ser humano foi se adaptando biologicamente a um estilo de vida diurno e não sedentário, além de um ritmo de mudanças muito mais lento do que encontramos nos dias atuais, especialmente nas grandes cidades. O excesso de ruídos, as luzes artificiais que nos mantêm acordados à noite, a falta de exercício, a poluição, os engarrafamentos, o excesso de informações e de preocupações são exemplos de fontes de estresse no mundo moderno para os quais o nosso corpo não se adaptou.

Muito embora estejam intimamente ligados, estresse, ansiedade e transtornos de ansiedade são conceitos diferentes. Ansiedade é um estado de alerta especial que desenvolvemos quando estamos em situações de estresse, com o objetivo de aumentar a nossa capacidade de adaptação a situações novas e potencialmente perigosas. O nosso corpo desenvolveu complexos mecanismos que integram funções cerebrais e hormonais para regular quando ativar e desativar uma resposta de ansiedade e qual o tipo e a intensidade de resposta será a mais adequada às situações que vivenciamos. Quando estes mecanismos não estão funcionando adequadamente, dizemos que há, então, um transtorno de ansiedade.

O excesso de informações e de preocupações são exemplos de fontes de estresse no mundo moderno
Os transtornos de ansiedade podem ter diferentes tipos de estresse em sua origem, onde o indivíduo tem dificuldade de desativar o estado de ansiedade e passa a maior parte do tempo tenso e ansioso na expectativa de que algo ruim possa acontecer;

Há, ainda, as fobias, que são fortes reações de ansiedade, e o medo paralisante, que pode impedir o indivíduo de lidar com a situação temida; a síndrome do pânico, caracterizada por ataques repetidos de ansiedade súbita com sintomas corporais fortes, como sudorese, falta de ar e medo de morrer ou de enlouquecer; e o transtorno de estresse pós-traumático, quando a pessoa revive repetidas vezes em sua mente situações traumáticas pelas quais passou.

A Psicoterapia e em alguns casos o Life Coaching podem auxiliar o indivíduo no processo de autoconhecimento, para que ele possa lidar melhor com situações estressantes que o aprisionam em seus sintomas.

Autora: Fátima Bittencourt
Reflexão selecionada pela Equipe Coaching e Vida

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

O que caracteriza uma equipe de alta performance?



O que caracteriza as equipes de alta performance? Elas são grupos que evoluíram muito. Um grupo se transforma em equipe quando passa a prestar atenção à sua própria forma de operar e procura resolver os problemas que afetam o seu funcionamento. Em outras palavras, consegue incorporar à sua dinâmica as habilidades de diagnóstico e resolução de conflitos.

Uma equipe de alta performance é ainda aquela que demonstra elevada competência e destacado grau de comprometimento. São pessoas realmente alinhadas, que compartilham valores, visão, objetivos e engajamento. E, ao mesmo tempo, possuem riqueza, diversidade e multiplicidade de conhecimentos, competências, experiências, opiniões e ideias.

O segredo para conseguir essa mágica é relativamente simples: basta haver lideranças que atuem como ótimos coaches e mentores. Coaches quando focam na melhoria contínua de performance e mentores quando estimulam o autodesenvolvimento e o aprendizado contínuo dos liderados.

A fórmula geral é montar o time certo, sendo a escalação o primeiríssimo passo, e aprender a despertar o melhor de cada um. De que maneira? Reconhecendo e reforçando os comportamentos certos - resultados expressivos, avanços no desempenho e demonstração de um comprometimento superior -, mostrando para cada membro do time que você realmente se importa com ele - as pessoas precisam se sentir ouvidas, respeitadas e levadas a sério. Levantando a régua  continuamente - oferecendo espaços, desafios e oportunidades para que seu time busque sempre a auto-superação.

Em resumo, o trabalho como líder no time é transmitir a sua visão, manter o olho no placar, buscar resultados, fazer coaching, dar feedbacks construtivos, manter um clima de aprendizagem coletiva e de cooperação interna.

Autor: Sandra Betti

Reflexão selecionada pela equipe Coaching e Vida.

 

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

Coaching: O diferencial estratégico dos grandes líderes



Coaching é uma parceria estabelecida entre Coach (profissional) e Coachee (cliente) buscando atingir objetivos, resultados, metas, sucesso, transformação. Resumindo em uma frase, o Coaching leva você de onde está – situação atual- para onde deseja. Claro que existem técnicas, modelos e processos para isso, e o sucesso vai depender de comprometimento e foco do cliente, e feeling do profissional.

Os resultados são extraordinários, em termos de faturamento, retenção de talentos nas empresas, aumento dos lucros,
desenvolvimento pessoal e profissional. Também foca na orientação de carreira, preparação para novos desafios, desenvolvimento de competências, busca de satisfação pessoal e profissional. É realmente fantástico, envolvente, abrangente e inovador.
Há um Coaching específico para cada perfil: Coaching para Executivos, Coaching para Equipes de Alta Performance, Business.... mais focados no universo corporativo. E há o Coaching Pessoal, ou Life Coaching.

Líder-Coach, ou coaching para líderes, é uma abordagem mais específica para líderes e gestores, um curso que traz um diferencial à sua empresa, permitindo que além de foco em resultados haja desenvolvimento pessoal e profissional de toda a equipe. É o diferencial de excelência dos grandes líderes.

O Coaching Pessoal ou Life Coaching, menos conhecido ainda que os demais, por atuar na órbita empresarial, objetiva planejamento estratégico de vida e equilíbrio entre seus vários aspectos (saúde, profissão, equilíbrio emocional, finanças, vida familiar, lazer, espiritualidade). À primeira vista pode parecer simples, mas um balanço da Roda da Vida (uma técnica de Coaching) geralmente evidencia muito desequilíbrio entre vida profissional e pessoal, além de falta de motivação, ideais e sonhos deixados pelo caminho, falta de ânimo e saúde.
Life Coaching  busca alcançar resultados traçando metas para atingi-los, com objetivos semelhantes ao Coaching Executivo, porém focados mais à vida pessoal, em seus vários aspectos.
Pode ser individual ou em grupo, para adultos ou jovens, inclusive para fase pré- vestibular, buscando definir um caminho congruente com seus valores.

Coach e cliente descobrem juntos as melhores soluções, sempre alinhadas aos valores pessoais, missão de vida e objetivos mais profundos, traçando estratégias adequadas para cada caso. Ajuda na busca do equilíbrio pessoal, profissional e até espiritual, levando a um envolvimento total e estado de presença nas diversas esferas da vida.

 Você atinge resultados significativos.

Um aspecto importante de qualquer tipo de Coaching é o que chamo de FARM: Foco, Ação, Resultados e Melhoria Contínua. Dentro e fora de você.
Em sua vida profissional ou pessoal, desenvolvendo seu pleno potencial. É fantástico perceber o brilho nos olhos de cada um, antes escondido.
O Coaching é um trabalho muito focado: ele não interpreta porque você não está lá onde queria, e o que no passado causou isso. Ele observa isso, analisa onde você está e todos os aspectos envolvidos nessa questão, e pergunta: ONDE VOCE QUER CHEGAR? O QUE VAMOS FAZER PARA CHEGAR LÁ? COMO PODEMOS MUDAR ESTA SITUAÇÃO? QUAIS OS OBSTÁCULOS E RECURSOS NECESSÁRIOS NESSE PERCURSO? E SE VOCE NÃO TEM AQUELES NECESSÁRIOS, COMO DESENVOLVER NOVOS RECURSOS OU DESPERTAR OS ADORMECIDOS?
Além de lidar com mudanças, cenários difíceis, stress, padrões limitantes de pensamento ou comportamento, e desenvolver uma nova consciência. Como vemos, o Coaching é uma ferramenta que leva líderes a alta performance e padrões de excelência. Pessoas à autoliderança e autogestão, muito mais perto de seus sonhos.
Autora:  Lucy Cintra
Reflexão selecionada pela equipe Coaching e Vida

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Coaching e Vida


Já conhece nosso site? Conheça o processo de Coaching, nossa missão, parceiros e profissionais. Mergulhe nesta viagem em direção ao auto-conhecimento seus sonhos e objetivos.

Não perca tempo, entre agora!

Seja mais um seguidor da SC Coaching no Facebook.