segunda-feira, 22 de abril de 2013

O medo de dizer não!



Uma coisa me deixa realmente intrigado, como algumas pessoas passam anos de sua vida simplesmente aceitando cada comando, imposição ou contexto que contrarie sua vontade sem se posicionar, queixar, lamentar ou mudar.

É aquele tipo de pessoa que se questionada se quer comer salada ou churrasco ela balança a cabeça enigmática e deixa a decisão na mão dos outros.

Acaba levando uma vida apática e sempre conduzida pelos demais, chega até a se questionar com esse cenário, mas na realidade se cala e suspira sozinha. Curiosamente se questiona porque sua vida é ruim, mas sequer percebe que é resultado de sua escolha em não escolher nada.

Seus sonhos estão mais que esquecidos e seus desejos em último lugar. A tal ponto que perdem a vivacidade na hora de falar e expressar suas vontades.

Quando não sabemos dizer NÃO, alguém vai dizer sim e muitas vezes esse sim pode ser invasivo e até abusivo.

Dizer não é definir para o outro até onde vai sua pele, seu espaço pessoal, sua vontade e sua capacidade. Ao dizer não para alguém você não está tirando a importância que essa pessoa tem, apenas respeitando a dela.

Curiosamente essa cultura de insistir quando não existe receptividade é “tipicamente” brasileira. Parece que somos um pouco mimados em nossos pedidos e forçamos a barra deixando quem é intimado contra a parede e sem escolhas.

Respeitamos bem pouco a individualidade de alguém nesse tipo de insistência.

E quem atende sem nunca recusar, infelizmente alimenta esse ciclo de mimos sem fim. Não será a primeira e nem a última vez que acontecerá, portanto, respeite a si mesmo antes de decidir pelo sim.

O não também é uma forma de amor!

Fonte: Portal Sobre a Vida
Reflexão selecionada pela Equipe Coaching e Vida www.coachingevida.com.br


segunda-feira, 15 de abril de 2013

Amor ou Dependência Emocional



Muitas pessoas me perguntam como fazem para identificar se são dependentes emocionalmente de alguém.

A resposta é simples, se sem essa pessoa sua vida ficasse paralisada você é dependente dela. De forma filosófica necessitamos do convívio, do apoio, da ajuda, do incentivo dos outros, afinal, somos conectados numa grande cadeia de ações que fazem com que o mundo funcione como ele funciona.
Mas o tipo de dependência emocional doentia que falo é aquela que faz a pessoa paralisar financeiramente, socialmente e psicologicamente quando o outro não está por perto e mesmo podendo fazer algo sozinho se escolhe fazer acompanhado.
É como aquela criança que diz se virar bem sem a sua mãe por perto, mas nunca saiu de perto para ver se fica realmente bem.
Muitos adolescentes se intitulam independentes, mas na realidade diante do primeiro aperto da realidade correm buscar refúgio no colo dos pais.
Autonomia é poder responder por cada ação que tem sem apontar o dedo para culpados ou comparsas.
A real independência emocional acontece quando você aprende a distribuir suas fontes de nutrição psicológica de tal forma que não fique refém de nenhum em especial.
Autor: Frederico Mattos
Reflexão selecionada pela equipe Coaching e Vida

segunda-feira, 1 de abril de 2013

Não basta ser estagiário, tem que ser "O Estagiário"


O período de estágio é um momento muito importante em nossas carreiras. Infelizmente quando você está na faculdade ninguém ensina como ser um bom estagiário, e isso é muito ruim, porque, a partir do momento que você for contratado, o empregador vai exigir que você tenha atitudes de um profissional.

Se você estiver estagiando ou tem planos para encontrar um estágio ainda este ano, confira algumas dicas que podem ajudar:

Ajude os outros

Independentemente da sua função, o estagiário que está disposto a ajudar qualquer um a fazer qualquer coisa, mesmo que algo simples. Isso é bem visto não só pelo chefe, como também pelos colegas de trabalho. 

Não reclame do horário
Mesmo que já esteja determinado em seu contrato de estágio o seu horário de trabalho, não fique nervoso quando o seu chefe pedir que você fique um pouco a mais no trabalho. Você não deve encarar isso como um abuso e sim como um tempo extra para aprender

Procure alguém no escritório para se espelhar

Se não tiver certeza de como deve agir no seu primeiro trabalho, a solução pode ser encontrar alguém que seja muito elogiado para ser uma espécie de “modelo” no trabalho.

Absorva o máximo

Tomar a iniciativa de aprender o máximo que puder sobre a empresa que você está trabalhando é uma ótima opção para os estagiários que pretendem fazer do seu estágio um período de aprendizado.

Aprenda novas habilidades nas redes sociais

Se você está ligado nas redes sociais já deve saber o como elas são importantes para a divulgação de uma empresa. Para isso, você precisa estar disposto a se adaptar às novas mídias.

Mantenha-se focado no trabalho

Sabemos que o ambiente de trabalho é um mundo completamente novo e diferente, porém você deve ter em mente que será avaliado pelo seu trabalho e não pela decoração do seu local de trabalho. 

Não basta ser um estagiário. Seja o estagiário

Especialmente se o seu escritório tem um monte de estagiários, procure não se acomodar e faça por merecer, só assim você será notado.

Use roupas apropriadas

Você ficaria surpreso com quantas pessoas ignoram esse conselho clichê. Para trabalhar procure roupas menos extravagantes e mais clássicas, nada supera o bom e velho social.

Converse com outras pessoas
Não se isole em seu cubo durante todo o dia, o trabalho fica mais divertido quando conversamos com os colegas que sentam ao seu lado.

Seja educado
No ambiente corporativo é muito importante que você mantenha um bom relacionamento com todos e, para isso, nada melhor do que a educação.

Fonte: Universia Brasil
Matéria escolhida pela Equipe Coaching e Vida.


Seja mais um seguidor da SC Coaching no Facebook.