segunda-feira, 29 de julho de 2013

Dicas para se tirar férias mentais quando as férias acabam!


1) Não espere mudanças se você não mudar de atitude:
Muitas pessoas agem o ano inteiro como alucinadas, brigam no trânsito, criam problemas para si mesmas e cultivam uma mente combativa. Então, aguardam as férias como se fossem pessoas no deserto querendo água. Esse movimento indica um erro crasso, esperam uma época do ano para experimentar um estado mental no qual não conseguirão se desvencilhar daquilo que já se tornou um hábito.

2) Dedique tempo para fazer nada:
Realmente somos viciados em fazer coisas. Sei de muita gente que passa as férias arrumando a bagunça acumulada do ano inteiro. Teria sido mais inteligente simplesmente não acumular durante o ano. Mas o ponto é que não sabemos agir sem agir e simplesmente estar. Queremos falar, mexer as mãos, clicar e não abrimos nenhum espaço para fazer nada, nada mesmo, ficar parado. Experimente ficar 5 minutos parado e verá como sua mente irá incitar seu corpo a cair na mesma roda de “fazeções”. Aprenda a desligar-se por alguns instantes.

3) Procure falar menos por meios virtuais:
Saia de trás do computador e vá tocar as coisas de verdade, mesmo que seja apenas por alguns momentos.

4) Dedique tempo para falar com as pessoas significativas:
Coloque uma atenção especial em olhar no olho de quem costuma dedicar o coração para tornar sua vida mais confortável. Nem que seja breve, vá até a casa ou o trabalho de quem faz sua vida mais leve e diga “Você é importante para mim”. Não perca a chance de criar alguma intimidade com pessoas amadas.

5)  "Descondicione” o olhar:
Todo turista fica com olhar arregalado quando vai para outro país. Os nativos já se habituaram às excentricidades do local, mas o turista quer descobrir cada detalhe. Isso cria um relaxamento do olhar e uma curiosidade não habitual para aqueles que estão no lugar desconhecido, por isso surge uma sensação de vivacidade que infelizmente não cultivamos na volta de férias. Quem disse que tudo que é habitual é sempre a mesma coisa? Aprenda a olhar para as mesmas coisas de outra forma.

6) Faça tudo isso o ano inteiro:

Sim, para evitar ter que precisar de férias para descansar ou ser feliz e assim não ter que gastar uma fortuna em lugares longínquos para compensar a infelicidade que vive no restante do ano.

Autor: Juliana Baron Pinheiro
Reflexão Selecionada pela Equipe Coaching e Vida

segunda-feira, 22 de julho de 2013

Seja mais um seguidor da SC Coaching no Facebook.