Perguntas Frequentes

Pergunta: O que é Coaching?
Stella Costa: Coaching é um processo que através de ferramentas e metodologia específica auxilia o indivíduo ou grupo atingir um objetivo.  
O Life Coaching abrange: Qualidade de vida, Relacionamentos, Vida pessoal e Profissional.
Durante o processo (em média de 8 a 12 sessões) o foco principal será em uma destas 4 áreas, impactando positivamente nas demais. 
O Business Coaching tem como foco os objetivos a serem traçados pela empresa em parceria com o Coach, para que se atinjam os resultados esperados.

Pergunta: O que é Coach e Coachee?
Stella Costa: Coach é quem conduz o processo de Coaching e Coachee é o nome dado ao cliente.

Pergunta: Qual é o papel do coach e coachee?
Stella Costa: Coach e Coachee estabelecem uma parceria para que o Coach possa auxiliar o Coachee em direção aos seus objetivos, tendo como base o modelo FARM - Foco, Ação, Resultado e Melhoria contínua.

Pergunta: Como é um processo de Coaching para o cliente?
Stella Costa: Para o cliente o Processo de Coaching é uma grande oportunidade de entrar em contato com suas dificuldades, seus talentos, crenças, valores, o que realmente é importante na vida e o que ele pode mudar e planejar agora no presente criando uma ponte para seu futuro, podendo visualizar de uma forma bastante clara e objetiva onde ele está e aonde ele deseja chegar e o que terá que fazer para que isso aconteça.

Pergunta: Qualquer pessoa pode contratar um processo de Coaching?
Stella Costa: Acredito que de uma forma bastante simples a melhor resposta para esta pergunta é: qualquer pessoa que esteja bem e deseja ficar ainda melhor, pois tem objetivos que gostaria de alcançar na vida irá se beneficiar significativamente do Processo de Coaching.

Pergunta: O Coaching é diferente da terapia?
Stella Costa: Sim, o Psicólogo é um especialista nas questões emocionais e qualquer processo disfuncional que afete o indivíduo em nível BioPsicoSocial precisa ser tratado por um especialista da área. O Coach, através do processo de Coaching auxiliará o indivíduo a alcançar um objetivo, lidando melhor com a realidade e com os obstáculos que aparecerão no caminho. 

Pergunta: O Coaching é diferente da consultoria? 
Stella Costa: Sim. Abaixo segue uma explicação simples das principais diferenças dos principais processos encontrados no mercado:
•    Coaching estratégias que desenvolvem competências comportamentais e favorecem o sucesso profissional.
•    Consultoria identifica processos inefetivos e sugere soluções para a Empresa.
•    Mentoring orientação por um profissional de mercado experiente na empresa ou profissão, que ajuda a abrir portas, fazer contatos.
•    Counseling é o processo de acompanhamento de carreira, onde se faz planejamento estratégico de carreira; ou counseling emocional, aplicado por Psicoterapeutas, com o propósito de ajudar a resolver questões emocionais.
•    Psicoterapia tem como foco questões emocionais, traumas, resolução de problemas pessoais, relacionamentos afetivos, conjugais e familiares.


Pergunta: Qual é o diferencial da SC Coaching em relação as outras empresas de Coaching?
Stella Costa: A SC Coaching só trabalha com Coaches que já são Psicólogos, pois acredita que pelo fato do processo ser curto, ele não pode ser superficial ou feito de forma irresponsável, por isso é importante que o profissional tenha uma vasta experiência, ética e conhecimento do funcionamento psíquico humano.

Pergunta: Quais são os benefícios que o coaching pode trazer para o cliente?
Stella Costa: Podemos citar inúmeros objetivos, citarei alguns que considero importantes:
•    Estabelecer e alcançar objetivos e resultados através de metas inteligentes;
•    Desenvolver habilidades para realização pessoal;
•    Alinhamento das metas com os valores essenciais da vida;
•    Capacidade de gerenciamento da própria vida pessoal, profissional e financeira.


Pergunta: Existe algum malefício que o coaching pode trazer para o cliente?
Stella Costa: O Coaching trará malefícios se realizado por um profissional que não tenha habilidade para conduzir o processo e que não reconheça as  "bandeiras vermelhas" ou seja, não conheça seus próprios limites e não reconheça os limites do cliente. Acredito que um bom Coach antes de tudo é um profissional que precisa investir em si mesmo constantemente em auto-conhecimento através do Processo de Psicoterapia, Coaching e ter excelência na relação humana.

Pergunta: Coaching é apenas para profissionais em início de carreira?
Stella Costa: O processo de Coaching é importante em todos os momentos da vida pessoal e profissional. Com certeza alguém que está no ínício da carreira e queira potencializar seu crescimento profissional irá se beneficiar do processo conquistando significativo diferencial em relação aos outros profissionais.

Pergunta: Eu preciso de um Coach?
Stella Costa: Vou responder a esta pergunta como uma Coach:
1)Existe considerável distância entre suas intenções e seus resultados?
2)Você gostaria de alavancar mais plenamente as forças que fundamentam o seu sucesso?
3)Você se beneficiaria de feedback que lhe revelasse como o seu desenvolvimento em determinadas áreas afeta seu desempenho?  
4)Você sente que há conflito entre as suas prioridades pessoais e as exigências de seu trabalho?
5)Você já se sente uma pessoa realizada, gosta do que faz e está em busca de crescimento para alcançar patamares mais altos?
6) Você sente que tem boas idéias mas que sua desorganização sempre lhe afasta dos seus objetivos?
7) Você gostaria de ter mais foco e entender o porque você não consegue começar e terminar um projeto ou algo que considera importante?
Se você respondeu pelo menos 4 questões com sim, chegou o momento de você procurar um Coach!!

Caso ainda reste alguma dúvida, fique à vontade para contatar-nos!



Stella Costa  é Psicóloga, Personal e Professional Coach, com Graduação e Pós Graduação em Psicologia e formação pela Sociedade Brasileira de Coaching; CEO da SC Coaching.

Seja mais um seguidor da SC Coaching no Facebook.