segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

O que caracteriza uma equipe de alta performance?



O que caracteriza as equipes de alta performance? Elas são grupos que evoluíram muito. Um grupo se transforma em equipe quando passa a prestar atenção à sua própria forma de operar e procura resolver os problemas que afetam o seu funcionamento. Em outras palavras, consegue incorporar à sua dinâmica as habilidades de diagnóstico e resolução de conflitos.

Uma equipe de alta performance é ainda aquela que demonstra elevada competência e destacado grau de comprometimento. São pessoas realmente alinhadas, que compartilham valores, visão, objetivos e engajamento. E, ao mesmo tempo, possuem riqueza, diversidade e multiplicidade de conhecimentos, competências, experiências, opiniões e ideias.

O segredo para conseguir essa mágica é relativamente simples: basta haver lideranças que atuem como ótimos coaches e mentores. Coaches quando focam na melhoria contínua de performance e mentores quando estimulam o autodesenvolvimento e o aprendizado contínuo dos liderados.

A fórmula geral é montar o time certo, sendo a escalação o primeiríssimo passo, e aprender a despertar o melhor de cada um. De que maneira? Reconhecendo e reforçando os comportamentos certos - resultados expressivos, avanços no desempenho e demonstração de um comprometimento superior -, mostrando para cada membro do time que você realmente se importa com ele - as pessoas precisam se sentir ouvidas, respeitadas e levadas a sério. Levantando a régua  continuamente - oferecendo espaços, desafios e oportunidades para que seu time busque sempre a auto-superação.

Em resumo, o trabalho como líder no time é transmitir a sua visão, manter o olho no placar, buscar resultados, fazer coaching, dar feedbacks construtivos, manter um clima de aprendizagem coletiva e de cooperação interna.

Autor: Sandra Betti

Reflexão selecionada pela equipe Coaching e Vida.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja mais um seguidor da SC Coaching no Facebook.