segunda-feira, 4 de março de 2013

A empresa é o retrato do seu líder

Tudo o que seus colaboradores fazem é de sua responsabilidade. É você quem os contrata, orienta e treina. Se percebem que você valoriza a criatividade, eles ousam. Ao entenderem que você despreza a desorganização se organizam. Quando descobrem que você é centralizador, largam tudo nas suas mãos para alimentar sua “fome” de poder e deixar que você assuma tudo sozinho. Tanto os acertos quanto os erros.

Você troca de colaboradores, muda controles, grita com todo o mundo, mas as situações se repetem. As mesmas. Sempre.
A única saída que realmente funcional é, mudar a si próprio.
Se você diz: Não aguento minha equipe, todos vivem dando desculpas o tempo todo”, pare e observe se você também não está sempre se desculpando: “Com esse governo…com essa crise…com essa concorrência…”

Se você acha a sua equipe incapaz…
….será que a incapacidade(de formar uma equipe capaz) não é sua?

Quem planta milho colhe milho. Se você está colhendo problemas, pode ter certeza de que plantou problemas. A vida de uma pessoa só muda quando ela é capaz de mudar interiormente.

Na verdade, a cada minuto você escolhe como vai ser a sua vida. Seu destino é criado com base em cada decisão tomada. Muita gente, no entanto, tem medo de decidir e de assumir consequências de seus atos.

Fica com medo de arriscar e não acredita na própria capacidade de realizar a vocação.

Geralmente, são pessoas que, na infância, escutaram muitos nãos: “não se atreva! “Não dê palpites em assuntos que você não conhece”. Mas tarde, só sabem reconhecer o que não querem fazer.
Eu só sei que não quero lidar com números.
Eu só sei que não quero ninguém mandando em mim.
Eu só sei que não quero trabalhar com meu pai.
São firmes no que não querem fazer, mas completamente indecisas sobre o caminho a seguir. Vivem se torturando, sempre insatisfeitas, reclamando de tudo.

Falam que vão mudar, mas jogam seu tempo fora reafirmando apenas o que não querem.
Outras não conseguem decidir porque se mobilizam com base apenas no que os outros pensam. Querem agradar aos outros, mas não conseguem agradar a si mesmas.

Não desperdice sua vida procurando a aprovação alheia. Descobrir o que essa decisão representa, também.

Você quer ser treinador de futebol. Tudo bem, mas saiba que isso pode prejudicar a sua convivência com a família.

Você gostaria de ser gerente. Ótimo, mas vai ter de aprender a lidar com as pessoas.
Definir o que se quer facilita a vida.

Há muita gente também que não define o que quer porque pensa que, para realizar um sonho, precisa abdicar de outro: trabalho ou casamento, filhos ou carreira, viver bem ou guardar dinheiro.

Ao contrário dos nossos avós imigrantes, que tinham de decidir entre comer no almoço ou no jantar, hoje raramente precisamos eliminar coisas importantes de nossa vida para realizar algo. Porém muitas mulheres ainda abrem mão de ter filhos para se dedicar à vida profissional. Muitos homens ainda abrem mão do casamento para fazer carreira. Muitas pessoas ainda abrem mão dos prazeres da vida para acumular dinheiro.

Não abra mão do que é importante para você.
Um bom líder não dirá: Esse projeto é demais para mim. Ao contrário, vai pensar o que precisa aprender para realizar o seu sonho, no que precisa mudar para conseguir o que quer.
O campeão sabe que as novas conquistas são resultados de novos aprendizados.

Autor: Roberto Shinyashiki
Reflexão selecionada pela Equipe Coaching e Vida.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja mais um seguidor da SC Coaching no Facebook.