quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Peça e lhe será concedido


 
 
Muitas conversas com meus clientes geram em torno de como pedir pelo que eles mais querem. Muitas vezes temos vergonha, receio e até medo de pedir pelo que queremos.

A autora Americana Byron Katie, mais conhecida pelo “The Work” dela, diz que qualquer um pode obter qualquer coisa se estiver disposto a pedir por isso a mil pessoas. 

Por que temos tanto medo de pedir? Todos temos um medo subconsciente de rejeição. Para alguns esse medo é maior, já para outros é menor, mas esse medo pode influenciar as nossas atividades diárias mais do que as nossas maiores vontades.

Todos já fomos rejeitados de uma maneira ou de outra. Quer por um pai muito ocupado ou uma mãe ausente, por uma avó que tinha uma queda por outro neto ou pelo namoradinho que preferiu a amiga loira dos olhos azuis. Nós sofremos rejeições desde cedo e a dor que criamos para nós mesmos, naquela frágil idade acompanhada por uma imaginação fértil, fica como uma memória amarga em nossas celulas. 

O que temos que lembrar, sempre, é que a rejeição é um conceito. Podemos nos SENTIR rejeitados mas nunca somos, de fato, rejeitados. Criamos uma história de rejeição e a vinculamos a um evento neutro.

Quanto mais histórias criamos, mais aversão sentimos a pedir o que realmente queremos.

A vida é feita de pedidos, propostas e ações ousadas e criativas.


No seu livro “The Aladdin Factor” (Fator Aladdin), Jack Canfield fala sobre oito maneiras para pedir o que você quer.


1)      Peça como se estivesse esperando receber

2)      Peça a alguém que possa lhe dar o que pede

3)      Seja claro e específico em seus pedidos

4)      Peça com humor e criatividade

5)      Peça de coração

6)      Peça repetidamente

7)      Aceite o não graciosamente

 Lembre-se, a rejeição é tão dolorosa quanto a história que criamos para ela.

 
Elena Anargyrou tem formação em Psicologia pela American College of Greece, especializada em Psicoterapia corporal pelo método Biossíntese, MBA em Administração de Empresas pela Middlesex University, Life and Executive Coach pela Kingstown College, Practitioner em PNL pela Society of Neuro Linguistic Programming. Life e Business Coaching - Equipe SC Coaching


4 comentários:

  1. Você tem toda razão Helena. Precisamos aprender a pedir e dai recebemos o que temos direito. Muito boa esta reflexão. Fabiana SP

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que você gostou! E peça mesmo! Não existe outra maneira de receber! Um abraço, Elena

      Excluir
  2. Temos muito medo do não. Verdade! Parabéns pelas palavras sabias. Camila J. Advogada SP

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Camila! Sim, realmente temos medo do não! Uma boa maneira de ultrapassarmos esse medo é pensar, de antemão, qual a PIOR coisa que pode acontecer se recebermos o não. A pior coisa que pode acontecer é realmente tão ruim assim? E se esse tão temido não chegar, o que podemos fazer para contornarmos a situação. E, por outro lado, se recebermos um querido SIM? Não será um momento de prazer intenso? Pense nesse prazer e deixe que ele te guie! Um abraço, Elena

      Excluir

Seja mais um seguidor da SC Coaching no Facebook.