segunda-feira, 12 de novembro de 2012

A essência do Processo de Coaching

 
O Coaching surge na vida de um ser humano como um integrador de todas as suas experiências e conhecimentos, de tudo o que ele é hoje e de tudo o que ele deseja se tornar. Seguem na mesma direção: o crescimento do ser humano, a expressão do seu potencial, a obtenção de resultados cada vez melhores. Vejo o Coaching como uma grande oportunidade de fazer uso de conhecimentos construídos, experiências, valores e sonhos, para auxiliar as pessoas a atingirem seus objetivos.

 
A essência do Coaching é ajudar a pessoa a transformar-se no que ela quer, ajudando-a a caminhar na direção que ela decide querer.

 
O Coaching diz respeito a "como" se faz, mais do que a "o quê" se faz.

 
A essência do   Coaching é  aprender com a experiência; aprender fazendo, é liberar o potencial e maximizar sua performance; É  superar obstáculos elegantemente; É produzir mais, trabalhando mais racionalmente; É ajudar a pessoa a realizar mais do que ela acha que pode, identificar e mudar pensamentos automáticos e sistema de crenças que limitam a expressão do potencial humano.

 
O Coaching leva você de onde está para onde quer estar.

 
Para melhor ilustrar, pense em um de seus objetivos.

 
Quando você quer alcançá-los? Como vai saber quando chegar lá? Como vai saber se está indo na direção certa? Qual a estratégia para criar seu novo cenário? Realmente vale à pena implementar esta mudança?

 
Para alcançar um objetivo, você precisa agir. Fazer o que deve ser feito. E fazer isto bem feito.
 
Muitas vezes, surgem dificuldades, obstáculos no meio do caminho, em virtude dos quais as pessoas abandonam seus objetivos e ficam frustradas por não terem conseguido chegar onde pretendiam.

 
Agora imagine que exista alguém que ajude você a estabelecer  objetivos que valem à pena. E que estará ao seu lado em sua viagem em direção àquilo que você quer, ajudando-o a identificar e a superar os obstáculos que surgirem no caminho.

 
Alguém que lembre a você do objetivo que estabeleceu, quando necessário. Que faça você perceber as opções disponíveis diante de uma situação e decidir a melhor maneira de resolvê-la. Que ajude você a identificar e usar os recursos que já possui; Recursos que muitas vezes todos nós esquecemos que temos.

 
Que mostre a você as perspectivas diferentes que existem, quando você está preso numa situação, estagnado e "patinando". Que estimule você a ir além da sua zona de conforto. Que pode equipar você com a estrutura de suporte para experimentar o novo.

 
Que ajude você a enxergar os resultados que está obtendo, o quanto você progrediu.

 
Que pode fazer tudo isso sem julgamento, respeitando você integralmente.

 
Suas chances de alcançar o que quer seriam muito maiores, não é mesmo?

 
Pois o Coach é esse alguém.

 
Bem, o que você está esperando? Mãos à obra! Reescreva sua história!

 
Autora: Suzana Negrini

 
Reflexão selecionada pela equipe SC Coaching.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja mais um seguidor da SC Coaching no Facebook.