O que mais escuto das pessoas a minha volta é que na atualidade falta tempo para se dedicarem ao que é IMPORTANTE, as pessoas ficam presas no urgente e aliviam o stress “perdendo” o precioso tempo com futilidades, sem nenhum propósito. E nos momentos de reavaliarem suas conquistas e realizações se deparam com a frustração de pouco terem realizado algo que as traga cada vez mais próximas de suas metas, de terem se dedicado menos do que gostariam as pessoas que são importantes na sua vida, ou ate mesmo acabam não se lembrando com o que gastaram tanto tempo, visto que poucas coisas significativas de fato aconteceram.
Vamos aproveitar esse momento e nos planejarmos para administrarmos melhor nossa vida, de que forma¿ Aqui vai uma sugestão:
Comece pensando nos papeis sociais que representa em sua vida ( mãe, pai, filho(a), esposa, profissional, estudante, irmão, amigo, etc...), pense nas pessoas que são importantes para você em cada um deles e no que gostaria de proporcionar a elas, o que gostaria de deixar de exemplo, como gostaria que elas se lembrassem de você. Estabeleça objetivo e meta para cada um desses papeis, baseado no modelo SMART ( especifica, mensurável, aplicável, com responsável e tempo estabelecidos ), agrupe-os quando coincidirem, priorize no máximo 4.
Utilize uma ferramenta de planejamento estratégico como a análise SWOT para cada uma dessas metas, isso nos ajuda a termos consciência de nossas forças, dos ganhos, oportunidades, das fraquezas, possíveis obstáculos, perdas e de como minimiza-los, nos prepararmos, ou seja, do quanto nos custara realizar aquela meta ou ainda não realiza-la no futuro.
Estabeleça pequenas ações que passo a passo os levem ao encontro dos seus objetivos, pois essas são as atividades IMPORTANTES, com as quais você precisara utilizar o seu tempo, as quais precisam ser priorizadas em sua agenda e compartilhadas com as pessoas que fazem parte desses papeis e são importantes em nossa vida. Tudo mais deverá ser ajustado e conciliado.
Mas não devemos nos iludir; claro que o urgente continuará acontecendo, continuaremos utilizando nosso tempo para coisas banais, no entanto, ao termos metas e objetivos em nossa vida PESSOAL E PROFISSIONAL, focamos no que é importante, pois temos a visão clara de onde queremos chegar, quais são os nossos desafios, como coloca-los em pratica, e o que esperam e precisamos apresentar de resultados. Com isso, logo corrigimos a trajetória, e ao final de cada ano poderemos olhar para traz e sentirmos orgulho de:
VIVERMOS UMA VIDA COM PROPÓSITO E DE REALIZAÇÕES, JUNTO E COM O APOIO DAS PESSOAS QUE AMAMOS.
A escolha é nossa: viveremos como atores principais da nossa historia ou coadjuvantes da historia de outras pessoas.
Shirley Serra tem formação em Psicologia, Pós-graduação em Adm. de RH pela Fundação Getulio Vargas e MBA em Gestão Empresarial pelo INEA; Consultora de negócios e Business Coach – SC Coaching.
Shirley Serra, adorei as dicas! Pura verdade. Mari Gil
ResponderExcluirGosto muito das reflexões da Shirley sobre pessoas e empresas. Este Blog é fantástico! Parabéns a esse time maravilhoso de pessoas do bem. Matheus Duarte - Jornalista e Publicitário
ResponderExcluirObrigada a todos pelos comentarios, nosso objetivo sempre sera contribuir de forma positiva a vida das pessoas. Feliz 2012!
ResponderExcluirShirley Serra