sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

O Coaching e as futuras gerações de profissionais.


Já é um fato anunciado a escassez de profissionais qualificados no mercado de trabalho, fato esse que em algumas áreas nos dias de hoje, tem preocupado o mundo corporativo, principalmente as empresas de tecnologia, nas quais a palavra de ordem passou a ser Retenção de Talentos.
Mas como reter profissionais de uma geração, a chamada “Y”, nascidos a partir de 1978, que chegam trazendo respostas rápidas, utilizando recursos de informática com excelência, sendo capazes de criar novas soluções, e desafiam as organizações, não aceitam regras, são insaciáveis quanto a aprendizagem e desenvolvimento, buscam cargos onde tenham autonomia e possam viajar pelo mundo. E seguindo temos a geração “Z”, nascidos a partir de 1984, consumistas, que gostam da velocidade, querem informação a todo o momento, novidade é mais importante que conhecimento ou experiência, não ficam satisfeitos facilmente e acreditam que tudo que fazem não esta completo, o hoje já é chato.
Uma dica seria metas e objetivos desafiadores e bem definidos, atrelados a indicadores de performance,  canal de comunicação aberto,  respeito por seus valores e qualidade de vida.
Afinal, tem sido a estratégia de muitas empresas apostarem no Desenvolvimento de Jovens Talentos, para que no futuro possam suprir sua demanda de profissionais qualificados e lideres.
E esse processo não costuma ser fácil, a começar pela atração desses jovens, o que nos dias de hoje, só acontecerá se os valores da empresa forem congruentes com os desses futuros profissionais, o canal de comunicação sem dúvida, através das redes de relacionamento, e o programa de desenvolvimento proporcionar experiências diferenciadas.
Uma iniciativa bem interessante foi a da Natura, apresentada no Fórum de Liderança da ABTD desse ano, a empresa realizou recrutamento on-line através de desafios divulgados nos sites de relacionamento, visando atrair jovens apenas pela identificação de seus valores com os da empresa, mantendo o sigilo da marca.
No entanto, para que ao final se atinja o objetivo esperado em um Programa de Desenvolvimento como esse, é fundamental além do Mentoring um processo estruturado de orientação profissional, o qual deve acontecer desde o inicio, visando estruturação dos desafios, alinhamento com os valores organizacionais, direcionamento na carreira, e desenvolvimento de competências. O que nós Coaches chamamos de Career Coaching.
Shirley Serra tem formação em Psicologia, Pós-graduação em Adm. de RH pela Fundação Getulio Vargas  e MBA em Gestão Empresarial pelo INEA; Consultora de negócios e Business Coach – SC Coaching.

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