sábado, 24 de dezembro de 2011

Então é Natal!



Mais um ano indo embora e com ele ficam as lembrança das nossas batalhas, obstáculos, vitórias, tristezas, perdas, conquistas e principalmente deixando em nós as marcas da vida e com elas a consciência. 

É tempo de pensar, de fazer balanço, de refletir e  também de mudar de vida para o ano que vem. 

Chega de correr! Correr sem direção, correr a lugar nenhum, correr pelo dinheiro, correr pelo poder e correr pelo amor.

É hora de parar! Parar, aprender e perceber que a grande corrida é em busca de nós mesmos, de quem somos e pra onde devemos ir. 

E aí então, encontrarmos tudo isso,  pelo qual  passamos a vida inteira correndo atrás. 

Pare um pouco e veja o quanto você correu e o quanto isso lhe trouxe felicidade, quanto tempo você perdeu dando importância ao que às vezes não importa e quanta energia você gastou pelo que não valia à pena. 

Pense! 

É hora de mudar! É hora de ser mais simples, de dar importância aos gestos, aos sinais e aos sentimentos, de se conhecer mais, de conhecer mais o outro, de se amar mais e amar mais o outro, de querer ser mais e ter menos, de crer para ver e não de ver para crer, é tempo de renascer.

Que o amor que existe em cada um de nós ilumine nossa alma e pensamentos irradiando a nossa volta: amor, saúde, paz e prosperidade.

Um grande abraço  e um Feliz Natal.

São os nossos sinceros votos!

Stella Costa e toda equipe SC Coaching.


quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Final de ano é a melhor época para nos propormos mudanças


                                             
O que mais escuto das pessoas a minha volta é que na atualidade falta tempo para se dedicarem ao que é IMPORTANTE, as pessoas ficam presas no urgente e aliviam o stress “perdendo” o precioso tempo com futilidades, sem nenhum propósito. E nos momentos de reavaliarem suas conquistas e realizações se deparam com a frustração de pouco terem realizado algo que as traga cada vez mais próximas de suas metas, de terem se dedicado menos do que gostariam as pessoas que são importantes na sua vida, ou ate mesmo acabam não se lembrando com o que gastaram tanto tempo, visto que poucas coisas significativas de fato aconteceram.
Vamos aproveitar esse momento e nos planejarmos para administrarmos melhor nossa vida, de que forma¿ Aqui vai uma sugestão:
Comece pensando nos papeis sociais que representa em sua vida ( mãe, pai, filho(a), esposa, profissional, estudante, irmão, amigo, etc...), pense nas pessoas que são importantes para você em cada um deles e no que gostaria de proporcionar a elas, o que gostaria de deixar de exemplo, como gostaria que elas se lembrassem de você. Estabeleça objetivo e meta para cada um desses papeis, baseado no modelo SMART ( especifica, mensurável, aplicável, com responsável e tempo estabelecidos ), agrupe-os quando coincidirem, priorize no máximo 4.
Utilize uma ferramenta de planejamento estratégico como a análise SWOT para cada uma dessas metas, isso nos ajuda  a termos consciência de nossas forças, dos ganhos, oportunidades, das fraquezas, possíveis obstáculos, perdas e de como minimiza-los, nos prepararmos, ou seja, do quanto nos custara realizar aquela meta ou ainda não realiza-la no futuro.
Estabeleça pequenas ações que passo a passo os levem ao encontro dos seus objetivos, pois essas são as atividades IMPORTANTES, com as quais você precisara utilizar o seu tempo, as quais precisam ser priorizadas em sua agenda e compartilhadas com as pessoas que fazem parte desses papeis e são importantes em nossa vida. Tudo mais deverá ser ajustado e conciliado.
Mas não devemos nos iludir;  claro que o urgente continuará acontecendo, continuaremos utilizando nosso tempo para coisas banais, no entanto, ao termos metas e objetivos em nossa vida PESSOAL E PROFISSIONAL, focamos no que é importante, pois temos a visão clara de onde queremos chegar, quais são os nossos desafios, como coloca-los em pratica,  e o que esperam e precisamos apresentar de resultados. Com isso, logo corrigimos a trajetória, e ao final de cada ano poderemos olhar para traz e sentirmos orgulho de:
VIVERMOS UMA VIDA COM PROPÓSITO E DE REALIZAÇÕES, JUNTO E COM O APOIO DAS PESSOAS QUE AMAMOS.
A escolha é nossa: viveremos como atores principais da nossa historia ou coadjuvantes da historia de outras pessoas.
Shirley Serra tem formação em Psicologia, Pós-graduação em Adm. de RH pela Fundação Getulio Vargas  e MBA em Gestão Empresarial pelo INEA; Consultora de negócios e Business Coach – SC Coaching.

quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Renovação


“Cortar o tempo”

Quem teve a ideia de cortar o tempo em fatias, a que se deu o nome de ano, foi um indivíduo genial.

Industrializou a esperança, fazendo-a funcionar no limite da exaustão.

Doze meses dão para qualquer ser humano se cansar e entregar os pontos.
Aí entra o milagre da renovação e tudo começa outra vez, com outro número e outra vontade de acreditar que daqui pra diante vai ser diferente.
(Carlos Drummond de Andrade)

Festas!!!!
Que delícia!!!!
Hora de se preparar com presentes, comemorações, roupas novas. Hora também de avaliar o ano que passou: o que deu certo, o que precisa ser ajustado, quais são as próximas metas, ou seja, um grande balanço para encerrar as atividades, afinal um novo ano traz a perspectiva da renovação.
A organização e o planejamento são instrumentos que contribuem para novas atitudes, assim um simples exercício pode se tornar um grande passo!

"Faça seu projeto de vida. Relacione tudo o que você considera necessário para alcançar sua realização pessoal. Em seguida separe o que já conseguiu. Quanto aos itens que sobraram, ou seja, os que ainda não atingiu, verifique o que é necessário para realizá-los e em quanto tempo. É importante definir uma meta, pois sem ela você jamais alcançará seus objetivos. As metas deverão ser reais."

A melhor maneira de predizer o futuro é criá-lo, portanto, aproveite esse momento! A motivação está dentro de você e não em situações a sua volta.

Desejo que 2012 seja o melhor!!!

Um grande abraço
Roberta Marin Passos
Psicóloga e Coach
Equipe SC Coaching


terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Coaching, as Festas do final de ano e as expectativas para 2012 por Fernanda Klink

A SC Coaching tem a honra de ter como parceira a Consultora de Imagem Fernanda Klink. Esta semana a entrevistamos para que vocês possam entender melhor seu trabalho e falarmos sobre Moda, qual a relação do seu trabalho com o Coaching, as festas do final de ano e as expectativas para 2012.
Aproveitem!

Clique na Foto para acessar o site da Fernanda Klink

1. Fernanda, boa tarde. Tudo bem? Conte para nós sobre sua experiência em Moda e porque decidiu se dedicar a Consultoria de Moda e Imagem.
R. Olá, tudo bem? Bom, é uma longa história, mas vou abreviar um pouquinho, minha formação inicial foi em marketing, mas sempre tive um “pé” na moda, trabalhando em empresas de moda e etc, e percebi que algo que era natural para mim era uma dificuldade para outras pessoas, então fui estudar moda e me aperfeiçoar para me tornar uma profissional na área de moda. Adoro saber que para se vestir bem e adequadamente não é necessário gastar muito dinheiro, mas sim ter um ótimo senso estético e claro, tudo isso pode ser desenvolvido em qualquer pessoa.

2. Como você avalia que seu trabalho pode contribuir ao processo de Coaching e desenvolvimento pessoal e/ou profissional das pessoas.

R. O processo de Coaching é de dentro para fora, e o de consultoria de moda e imagem é um processo mais do lado de fora, rs ele pode contribuir no sentido de que a pessoa já sabe quem é e o que quer, e por isso saberá exatamente a imagem que quer passar, é aí que eu entro!
3. Nesta época de confraternizações, preparativos e comemorações quais as dicas que você poderia nos dar para que as pessoas fujam do “stress excessivo”, mas que consigam se preparar e se organizar para as festas do final de ano.

R. Planejamento, sempre! Antes de sair para comprar roupas e sapatos, dê uma olhada no que você já tem, assim poderá coordenar sua nova aquisição, ao invés de comprar uma blusa que não combina com nada, e não se encante pela palavra liquidação, muitas vezes acabamos comprando por impulso e sem necessidade alguma.

4. “Ano Novo, Vida Nova” Você já deve ter ouvido esta frase inúmeras vezes. Como você avalia esta afirmação? Acha que a vontade de mudar é importante? Como você efetivamente ajuda estas pessoas a colocarem este desejo em prática.

R. Não gosto muito dessa frase, sinceramente, acho que as pessoas se iludem de que a meia noite do dia 31 tudo será diferente, e não é bem assim, a mudança que a gente quer que aconteça tem que partir de nós mesmas, e a realidade é que para colocar seus desejos em prática, temos que primeiro saber, quais SÃO ESTES DESEJOS! E muitas vezes as pessoas me procuram querendo mudar, mas sem saber de onde para onde, e aí o processo fica mais difícil e a pessoa geralmente não consegue mudar, porque o processo vem de dentro para fora, eu sou a cereja do bolo, digamos assim, a pessoa deve saber onde ela quer chegar, eu ajudo ela a encontrar esta imagem, mas não posso ajudá-la a inventar uma imagem!
5. Na minha experiência Fernanda, percebo que é comum as pessoas estarem motivadas e com muitos planos e sonhos quando um ano novo está por vir. No entanto durante o ano e a rotina do dia a dia muitos destes sonhos e novos planos caem no esquecimento. Qual a sua dica para que as pessoas evitem esta acomodação.

R. Estar sempre lendo, estudando, pesquisando sobre aquilo que a interessa, o mundo está em constante transformação, e cada vez mais rápido, e isso serve para todas as áreas, quando você se acomoda, não enxerga as novidades, por isso a informação é muito importante, e por isso também eu tenho um blog de moda, onde ajudo as pessoas a estarem sempre atualizadas.

6. Fernanda, eu particularmente adoro a noite do Reveillon, principalmente quando todas as pessoas estão vestidas de branco na contagem regressiva para a virada. . . Mas me fale um pouco sobre o real significado do branco. Você sabe da onde surgiu este ritual e porque muitos de nós o seguimos até hoje? Você acha que usar branco dá sorte mesmo ou é melhor variar.

R. Ah, eu adoro a tradição do branco, acho lindo todas as pessoas se vestindo da cor da paz, acho uma coisa típica brasileira e me encanto, mas isso é pessoal, acho que cada um deve se vestir da maneira que achar mais apropriada, mas se eu puder, vou torcer para que esta tradição brasileira continue!
7. Fernanda, lendo seus textos e reportagens percebo que você valoriza o movimento de “abrir espaço para o novo”. Conte-nos um pouco qual a importância desta atitude e que impacto você percebe que tem na vida das pessoas quando elas se permitem renovar.

R. Eu não gosto de acumular nada, acho que você não percebe, mas acaba tendo um milhão de peças de roupas envelhecidas e acha que não é necessário comprar porque já tem muito, e no final das contas não tem nada adequado. Acho também que é uma questão de fluir, se você não usou uma peça de roupa depois de 4 estações, não vai usar mais, dê para quem precisa!
8. E você Fernanda, estamos curiosos para saber quais os seus rituais e como está se preparando para as festas de final de ano. E por falar em 2012 quais as suas expectativas para este novo ano. Queremos saber sobre os seus sonhos e projetos. .

R. Meus sonhos e projetos é ampliar cada vez mais os leitores do meu blog e aumentar o número de clientes satisfeitos com o meu trabalho, é simples, mas quando você faz o que ama você não trabalha se diverte!


Fernanda, muito obrigada pela entrevista. Tenho certeza absoluta que nossos leitores vão adorar suas dicas preciosas! Parabéns pelo profissionalismo e sucesso. Cheers!
Entrevista realizada por Stella Costa – CEO SC Coaching

Todos Curtem a SC Coaching!



Atenção, Ultimo dia para participar da Promoção “Todos curtem a SC Coaching”!!!
Nosso sorteio será realizado hoje (20/12/2011) as 18h00.

Não deixe de ganhar esta Cesta de Natal com os seguintes itens:

• 1 Kit SC Coaching (bloco de anotações, caneta e DVD)
• 1 Vinho tinto El Deseo 09 - Cabernet Sauvignon – Argentino
• 1 Panettone Kopenhagen Mousse Cherry
• 1 Pen Drive 2GB
• 1 Livro autografado - Depois do Escorpião de Samantha Moraes
• 10 fotos e uma ampliação – Laura Lessa Photography
• 1 Arte do cartão de visita – UpGrape mídia digital
• 1 chaveiro e 1 caneta – by Fix Metal
• 1 Porta cartão de couro by Fernanda Klink

Não perca tempo, CURTA agora nossa página no facebook e concorra!
http://www.facebook.com/StellaCoaching

Mais informações: promocaosccoaching@gmail.com
BOA SORTE A TODOS!!!!

segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Manutenção da Vida


Você já fez uma reforma na sua casa? Quem já fez sabe o que isso significa.

Reformar a casa é sempre um transtorno. Tudo fica fora do lugar. O sofá cede espaço a um monte de areia. Há cimento por toda a parte e o cheiro de tinta se espalha no ar. De pouco adianta o planejamento e os prazos. Sempre surgem vazamentos inesperados, serviços mal-feitos e outros imprevistos que aumentam o orçamento e o tempo para terminar a obra. Para evitar aborrecimentos, há quem prefira passar a vida sem qualquer mudança, optando por se acomodar as falhas e imperfeições.

Mas quem se aventura a enfrentar o desafio recebe como recompensa, mais conforto e muito prazer.

Nossa vida é como nossa casa. Um lar que podemos manter como está, ou então, reformar, aumentar, redecorar, pôr abaixo se for preciso, para reconstruir de um jeito melhor.

Colocar a vida em obras é também um grande transtorno, com um agravamento: você não pode abandoná-la temporariamente, hospedando-se em outro lugar. Tem que aprender a conviver com a areia, o cimento, dividir o seu espaço com o pedreiro, o pintor, a desviar de tijolos, dormir com cheiro de tinta, e trabalhar normalmente, ao som do martelo e da serra. Como se não bastasse, vai chegar a um ponto em que, ao contemplar tudo isso, você vai ter a nítida sensação de que a desordem não terá fim, e amargará o dia em que decidiu abandonar a comodidade do óbvio para buscar novos horizontes, usando a vocação e os talentos que Deus lhe deu. Mas, aos poucos, tudo vai tomando forma.

O que foi projeto, ganha contornos de lar resplandecente, novo. Angústias e aborrecimentos ficam no passado e a realidade nova é digna de se admirar. Por maior que seja a dificuldade de se perseguir um sonho, maior ainda é a alegria de vê-lo se concretizar.

Felipe Rezende
Coaching Assistant
Equipe SC Coaching

sábado, 17 de dezembro de 2011

Carrie Bradshaw, sempre em cima do salto


Não sei se vocês conhecem a Carrie Bradshaw, personagem de Sarah Jéssica Parker no Sex and the City; a personagem é escritora de uma coluna sobre relacionamentos e depois torna-se também colaboradora da revista Vogue.
A personagem é muito “fashion e moderna” e está sempre em cima de um salto, um dia perguntaram à atriz se ela dispensava os saltos enormes em cenas que não apareciam os pés, e ela para surpresa de todos disse que não!
Isso porque ela disse que para “incorporar” a personagem, ela deveria se sentir poderosa o tempo todo, e que o salto lhe ajudava nesse quesito.
Ou seja, não adianta você querer passar uma imagem se você não se vestir como tal, a imagem que você quer passar deve ser algo natural a você, algo que você se sinta confortável, mas que ao mesmo tempo lhe dê segurança de transitar nos ambientes em que você precisa.
Se vestir adequadamente é mais do que um luxo fútil, é a imagem de quem você é, e o PODER que quer transmitir.

Fernanda Klink é formada em marketing com especialização na University of California, San Diego, pós graduada em Negócios da Moda com extensão em CoolHunting pelo IED – SP.

quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Os Sete Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes


Stephen Covey baseou seus fundamentos para o sucesso na Ética do Caráter, atributos como integridade, humildade, fidelidade, temperança, coragem, justiça, paciência, diligência, simplicidade, modéstia e na Regra de Ouro: fazer aos outros o que desejamos que nos façam.

A Ética da Personalidade – crescimento da personalidade, treinamento em práticas de comunicação e educação na área de influências estratégicas e pensamento positivo – é secundário para a Ética do Caráter. O que somos transmite muito mais eloqüentemente do que o que dizemos ou fazemos.
Um paradigma é a maneira como percebemos, compreendemos e interpretamos o mundo à nossa volta.

É uma maneira diferente de olhar as pessoas e as coisas. Para sermos eficazes necessitamos fazer uma mudança de paradigmas. A maioria das descobertas científicas é resultado de quebras de paradigmas, tais como quando Copérnico considerou o Sol como o centro do universo e não a Terra. Quebras de paradigmas são mudanças quantificáveis, mesmo que lentas e deliberadas ou instantâneas.

Um hábito é a interseção entre o conhecimento, a habilidade e o desejo. O conhecimento é o que fazer e porque fazer, a habilidade é o como fazer ; e o desejo é a motivação, o querer fazer. Para tornar algo um hábito em nossas vidas precisamos reunir estes três elementos. Os sete hábitos são uma abordagem altamente integrada que passa da dependência (você cuida de mim) para a independência (eu cuido de mim mesmo) e para a interdependência (podemos fazer algo melhor juntos). Os três primeiros hábitos tratam da independência – a essência do crescimento do caráter. Os hábitos 4, 5 e 6 tratam da interdependência – trabalho em equipe, cooperação e comunicação.

O hábito 7 é o hábito da renovação. Os sete hábitos estão em harmonia com a lei natural que Covey chama de “Equilíbrio P/CP”, onde o P representa a produção dos resultados desejados e CP indica a capacidade de produção, os bens ou os meios. Por exemplo, se você falha na manutenção de um cortador de grama (CP) ele se desgastará e não será capaz de aparar a grama (P). Você necessita equilíbrio entre o tempo gasto aparando a grama (resultado desejado) e a manutenção do cortador de grama (bens). Os bens podem ser físicos, como o exemplo do cortador de grama; financeiros, tais como o equilíbrio entre o capital (CP) e o interesse (P); humanos, tais como o equilíbrio entre o treinamento (CP) e o horário das reuniões (P). Você necessita de equilíbrio para ser eficaz; de outra forma você não terá o cortador de grama e nem a grama aparada.

Hábito 1: Seja Pró-ativo
Ser pró-ativo implica ser responsável por sua vida – a capacidade de escolher uma resposta à determinada situação. O comportamento pró-ativo é um produto de sua escolha consciente baseada em valores e não resultado de um comportamento reativo, baseado em sentimentos.

Hábito 2: Comece com o Objetivo em Mente
A aplicação fundamental deste hábito é iniciar cada dia com uma imagem ou paradigma do final da sua vida como um quadro de referência. Cada parte de sua vida pode ser analisada em termos daquilo que realmente é mais importante para você – a visão de sua vida como um todo. Todas as coisas são criadas duas vezes – há uma criação mental ou inicial, e uma criação física, ou segunda criação. Para construir uma casa, primeiro você faz uma planta e depois constrói a casa real.
Para começar com um objetivo em mente, desenvolva uma filosofia pessoal ou credo.

Hábito 3: Primeiro o mais Importante
O Hábito 1 diz: “Você é o criador. Você está no comando”. O Hábito 2 consiste na primeira criação e está baseado na imaginação – liderança baseada em princípios. O Hábito 3 é a prática do gerenciamento pessoal e requer como pré-requisitos os Hábitos 1 e 2. É o gerenciamento do nosso tempo no dia-a-dia, a cada momento.

Urgente significa que requer nossa atenção imediata, mas o Importante tem a ver com resultados que contribuem para nossa missão, nossos objetivos e valores, dessas ações não podemos perder o foco.

Hábito 4: Pense em Ganha/Ganha
Ganha-Ganha é um estado de espírito que busca constantemente o benefício mútuo em todas as interações humanas. Todas as partes se sentem bem com a decisão; de fato, o objetivo final é, em geral, a melhor maneira. O princípio Ganha/Ganha abrange cinco dimensões interdependentes da vida: caráter, relacionamentos, acordos, sistemas e processos. O caráter envolve características de integridade; maturidade, que é o equilíbrio entre a coragem de expressar seus sentimentos e a consideração pelos outros; e mentalidade de abundância que diz haver o bastante para todos.

Hábito 5: Procure Primeiro Compreender, Depois ser Compreendido
Procurar primeiro compreender implica uma mudança no paradigma, visto que geralmente procuramos que primeiro nos compreendam. Escuta empática é a chave para uma efetiva comunicação. É o foco na aprendizagem de como a outra pessoa vê o mundo, como ela o sente. A essência da escuta empática não está em concordar com alguém; mas sim compreender aquela pessoa profundamente, tanto no plano emocional quanto no intelectual. Depois da sobrevivência física, a maior necessidade humana é a sobrevivência psicológica – ser compreendido, se afirmar, receber incentivo, ser amado.A segunda parte do hábito está em ser compreendido. Covey utiliza-se de três palavras gregas na seguinte seqüência: ethos, pathos, logos. Ethos é a sua credibilidade emocional ou caráter; pathos é a empatia que você tem comunicando-se com outra pessoa; e logos é a lógica ou a parte pensada da comunicação.

Hábito 6: Sinergia
Sinergia significa que o todo é maior do que as partes. Os primeiros cinco hábitos preparam para o Hábito 6. Ele foca o conceito de Ganha/Ganha e as habilidades de comunicação empática para enfrentar os desafios e trazer novas opções que não existiam antes. A sinergia ocorre quando as pessoas abandonam suas comunicações monótonas e a mentalidade Ganha/Perde e se abrem para uma cooperação criativa. Quando há uma compreensão genuína, as pessoas encontram soluções que são melhores do que encontrariam agindo individualmente.

Hábito 7: Afine o Instrumento (Renovação)
O Hábito 7 significa parar para afiar a serra que assim ela cortará mais rápido. O Hábito 7 é o seu CP pessoal – preserva e melhora seu bem mais precioso, que é você. Renova as quatro dimensões de sua natureza – física, espiritual, intelectual e emocional. As quatro dimensões de sua natureza devem ser exercidas com regularidade, de forma equilibrada e sensata. Renovar a dimensão física significa comer os alimentos adequados, descansar e relaxar e praticar exercícios
regularmente. A dimensão espiritual é o seu comprometimento com o sistema de valores. A renovação vem da oração, meditação e leituras espirituais. A dimensão mental é o desenvolvimento permanente do intelecto através da leitura, seminários e da escrita. A dimensão emocional de nossas vidas está vinculada aos relacionamentos com os outros, e através deles se manifesta. Esta atividade não exige tempo, mas requer treinamento.

Texto: Stephen Covey
Revisão: Shirley Serra - Business Coach - Equipe SC Coaching

Shirley Serra tem formação em Psicologia, Pós-graduação em Adm. de RH pela Fundação Getulio Vargas  e MBA em Gestão Empresarial pelo INEA; Consultora de negócios e Business Coach – SC Coaching.

quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

A Arte de Comunicar-se

                                     

Uma sábia e conhecida anedota árabe diz que, certa vez, um sultão sonhou que havia perdido todos os dentes. Logo que despertou, mandou chamar um adivinho para que interpretasse seu sonho.

"Que desgraça, senhor! Cada dente caído representa a perda de um parente de vossa Majestade". "Que insolente! Como te atreves a dizer semelhante coisa? Fora daqui!” O sultão chamou os guardas e ordenou que lhe dessem cem açoites. Mandou que trouxessem outro adivinho e lhe contou sobre o sonho.

Este, após ouvir o sultão com atenção, disse-lhe: "Excelso senhor!
Grande felicidade vos está reservada. O sonho significa que haveis de sobreviver a todos os vossos parentes”. A fisionomia do sultão iluminou-se num sorriso e ele mandou dar cem moedas de ouro ao segundo adivinho.

Quando este saía do palácio, um dos cortesãos lhe disse admirado: "Não é possível! A interpretação que você fez foi à mesma que o seu colega havia feito. Não entendo porque ao primeiro ele pagou com cem açoites e a você com cem moedas de ouro". "Lembra-te, meu amigo”, respondeu o adivinho: “Tudo depende da maneira de dizer...” Um dos grandes desafios da humanidade é aprender a arte de comunicar-se.

Da comunicação depende, muitas vezes, a felicidade ou a desgraça, a paz ou a guerra.

Aquele que sabe como usar as palavras alcança não só o sucesso, mas a alma das pessoas!!!”

Um grande beijo,

Roberta Marin Passos
Psicóloga e Coach
Equipe SC Coaching

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Agindo como sapos fervidos



Vários estudos biológicos demonstram que um sapo colocado num recipiente com a mesma água de sua lagoa fica estático durante todo o tempo em que aquecemos a água, mesmo que ela ferva. O sapo não reage ao gradual aumento de temperatura e morre quando a água ferve, inchado e feliz.

Por outro lado se o sapo for jogado em um recipiente com a água fervendo ele imediatamente reage e pula para fora, talvez um pouco chamuscado, porém vivo!

Será que em muitos momentos na vida não temos vivido e agido como sapos fervidos? Não percebemos as mudanças e achamos que está tudo bem, ou que com o tempo o mal estar vai passar. Daí ficamos ali boiando... estáveis e apáticos na água que se aquece a cada minuto.

Perceber as mudanças a nossa volta é fundamental para que possamos reagir. A zona de conforto pode ser muito perigosa, justamente porque ela representa este conforto inicial, mas estagnação e apatia a médio e longo prazo.

Sim, é verdade que para correr riscos é preciso ter coragem e muitas vezes saber que você pode sair até chamuscado de uma situação, mas vivo e pronto para agir!


Texto adaptado: Renato Pacca 
Revisão e reflexão: Stella Costa – Psicóloga e Coach – SC Coaching


segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Recomeçar é Preciso!





Não importa aonde você parou, em que momento da vida você cansou, o que importa é que sempre é possível e necessário "Recomeçar".

Recomeçar é dar uma nova chance a si mesmo, é renovar as esperanças na vida e o mais importante, acreditar em você de novo.

Sofreu muito nesse período?
Foi aprendizado...

Chorou muito?
Foi limpeza da alma...

Ficou com raiva das pessoas?
Foi para perdoá-las um dia...

Sentiu-se só por diversas vezes?
É por que fechaste a porta até para os anjos...

Acreditou que tudo estava perdido?
Era o início da tua melhora...

Pois é, agora é hora de reiniciar, de pensar na luz de encontrar prazer nas coisas simples de novo. Que tal um novo emprego? Uma nova profissão? Um corte de cabelo arrojado diferente? Um novo curso... ou aquele velho desejo de aprender a pintar, desenhar, dominar o computador ou qualquer outra coisa.

Olha quanto desafio, quanta coisa nova nesse mundão de meu Deus te esperando.
Ta se sentindo sozinho? Besteira! Tem tanta gente que você afastou com o seu "período de isolamento", tem tanta gente esperando apenas um sorriso teu para "chegar" perto de você.

Quando nos trancamos na tristeza, nem nós mesmos nos suportamos. Ficamos horríveis, o mau humor vai comendo nosso fígado até a boca fica amarga. Recomeçar, hoje é um bom dia para começar novos desafios. Aonde você quer chegar? Vá alto! Sonhe alto!  Queira o melhor do melhor, queira coisas boas para a vida. Pensando assim trazemos prá nós aquilo que desejamos...

Se pensamos pequeno, coisas pequenas teremos, já se desejarmos fortemente o melhor e principalmente lutarmos pelo melhor, o melhor vai se instalar na nossa vida.
E é hoje o dia da faxina mental! Jogar fora tudo que te prende ao passado, ao mundinho de coisas tristes, fotos, peças de roupa, papel de bala, ingressos de cinema, bilhetes de viagens e toda aquela tranqueira que guardamos quando nos julgamos apaixonados.

Jogue tudo fora, mas principalmente esvazie seu coração! Fique pronto para a vida, para um novo amor!

Lembre-se somos apaixonáveis, somos sempre capazes de amar muitas e muitas vezes, afinal de contas, nós somos o "Amor"! (Paulo Roberto Gaefke)

Felipe Rezende
Coaching Assistant
Equipe SC Coaching

domingo, 11 de dezembro de 2011

sábado, 10 de dezembro de 2011

O Cabelo do Neymar!


Adoro quando as pessoas começam a copiar alguém no seu modo de vestir, e principalmente em algo que se destaque, o cabelo.
Cá entre nós, alguém consegue achar aquele cabelo bonito? Não? Talvez porque não seja mesmo, mas então por que é que todo mundo quer copiá-lo?
Simplesmente pela imagem que o Neymar passa, ele passa a imagem de um jogador de futebol novo, rico, bem sucedido, e que todas as mulheres se apaixonam, e as pessoas ao copiarem esse corte de cabelo acham que vão adquirir essa mesma imagem.
Estou usando este exemplo para vocês entenderem o quanto a imagem de uma pessoa é importante e forte, e que essa imagem é passada não somente pelo seu comportamento, mas também por seu visual.
Não adianta somente você ser competente no que faz, é necessário transmitir essa imagem através do seu visual, um visual que demonstre o que você quer passar, inclusive a imagem do Neymar está completamente de acordo com a profissão dele, mas imagine se você fosse um advogado e tivesse a imagem dele?
Por isso a idéia de juntar o coaching com a consultoria de moda e imagem faz com que você equilibre tudo em você mesmo, sendo coerente com a imagem que tem e a que quer transmitir!
Fernanda Klink é formada em marketing com especialização na University of California, San Diego, pós graduada em Negócios da Moda com extensão em CoolHunting pelo IED – SP.

sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

O Coaching e as futuras gerações de profissionais.


Já é um fato anunciado a escassez de profissionais qualificados no mercado de trabalho, fato esse que em algumas áreas nos dias de hoje, tem preocupado o mundo corporativo, principalmente as empresas de tecnologia, nas quais a palavra de ordem passou a ser Retenção de Talentos.
Mas como reter profissionais de uma geração, a chamada “Y”, nascidos a partir de 1978, que chegam trazendo respostas rápidas, utilizando recursos de informática com excelência, sendo capazes de criar novas soluções, e desafiam as organizações, não aceitam regras, são insaciáveis quanto a aprendizagem e desenvolvimento, buscam cargos onde tenham autonomia e possam viajar pelo mundo. E seguindo temos a geração “Z”, nascidos a partir de 1984, consumistas, que gostam da velocidade, querem informação a todo o momento, novidade é mais importante que conhecimento ou experiência, não ficam satisfeitos facilmente e acreditam que tudo que fazem não esta completo, o hoje já é chato.
Uma dica seria metas e objetivos desafiadores e bem definidos, atrelados a indicadores de performance,  canal de comunicação aberto,  respeito por seus valores e qualidade de vida.
Afinal, tem sido a estratégia de muitas empresas apostarem no Desenvolvimento de Jovens Talentos, para que no futuro possam suprir sua demanda de profissionais qualificados e lideres.
E esse processo não costuma ser fácil, a começar pela atração desses jovens, o que nos dias de hoje, só acontecerá se os valores da empresa forem congruentes com os desses futuros profissionais, o canal de comunicação sem dúvida, através das redes de relacionamento, e o programa de desenvolvimento proporcionar experiências diferenciadas.
Uma iniciativa bem interessante foi a da Natura, apresentada no Fórum de Liderança da ABTD desse ano, a empresa realizou recrutamento on-line através de desafios divulgados nos sites de relacionamento, visando atrair jovens apenas pela identificação de seus valores com os da empresa, mantendo o sigilo da marca.
No entanto, para que ao final se atinja o objetivo esperado em um Programa de Desenvolvimento como esse, é fundamental além do Mentoring um processo estruturado de orientação profissional, o qual deve acontecer desde o inicio, visando estruturação dos desafios, alinhamento com os valores organizacionais, direcionamento na carreira, e desenvolvimento de competências. O que nós Coaches chamamos de Career Coaching.
Shirley Serra tem formação em Psicologia, Pós-graduação em Adm. de RH pela Fundação Getulio Vargas  e MBA em Gestão Empresarial pelo INEA; Consultora de negócios e Business Coach – SC Coaching.

quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

As Portas


Se você abre uma porta, pode ou não entrar em uma nova sala. Você pode não entrar e ficar observando a vida. Mas se você vence a dúvida, o medo, e entra, dá um grande passo: nesta sala vive-se. Mas, também tem um preço... Às vezes quebra-se a cara, às vezes curtem-se mil e uma. O grande segredo é saber quando e qual porta deve ser aberta.

 A vida não é rigorosa. Ela propicia erros e acertos. Os erros podem ser transformados em acertos quando com eles se aprende. Não existe a segurança do acerto eterno. A vida é generosa. A cada sala que se vive, descobrem-se tantas outras portas. E a vida enriquece quem se arrisca em abrir novas portas.

Ela privilegia quem descobre seus segredos e generosamente oferece afortunadas portas. Mas a vida também pode ser dura e severa. Se você não ultrapassar a porta, terá sempre essa mesma porta pela frente. É a repetição perante a criação, é a monotonia monocromática perante a multiplicidade das cores, é a estagnação da vida...

Para a vida, as portas não são obstáculos, mas diferentes passagens...
Somos nós, que com experiências passadas, crenças e fantasias, às transformamos em grandes obstáculos.

Abra suas portas!

Roberta Marin Passos
Psicóloga e Coach
Equipe SC Coaching

quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Promoção "Todos Curtem a SC Coaching"


Para Participar é simples:
Entre na página da SC Coaching no Facebook (http://www.facebook.com/StellaCoaching) e clique no botão “Curtir” no topo da página.
 
Fazendo isso você concorre a um lindo Kit de Natal que será entregue para você no conforto de sua casa!

No dia 20 de dezembro (terça-feira) acontecerá o sorteio e a divulgação será feita nos seguintes canais:
A entrega será feita no dia 21 de dezembro (quarta-feira).
 
LEMBRANDO QUE SÓ SERÁ SORTEADO QUEM ESTIVER COM O NOME INCLUSO NAS PESSOAS QUE CURTEM A PÁGINA DA SC COACHING.
 
DIVULGUEM E BOA SORTE!!!
 
Qualquer dúvida entrar em contato no e-mail: promocaosccoaching@gmail.com.

terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Viver com Equilíbrio!


Em uma conferência numa universidade americana, Brian Dyson, ex-presidente da Coca-Cola, falou sobre a relação entre o trabalho e outros compromissos da vida. Disse ele: "Imaginem a vida como um jogo, no qual vocês fazem malabarismo com 5 bolas que lançam ao ar. Essas bolas são: o trabalho, a família, a saúde, os amigos e o espírito.
O trabalho é uma bola de borracha. Se cair, bate no chão e pula para cima. Mas as 4 outras são de vidro. Se caírem no chão, quebrarão e ficarão permanentemente danificadas."
Entendam isso e busquem o equilíbrio na vida. Como?

- Não diminuam seu próprio valor, comparando-se com outras pessoas. Somos todos diferentes. Cada um de nós é um ser especial. Não fixem seus objetivos com base no que os outros acham importante. Só vocês estão em condições de escolher o que é melhor para vocês próprios;
 
- Dêem valor e respeitem as coisas mais queridas aos seus corações. Apeguem-se a elas como à própria vida. Sem elas, a vida carece de sentido. Não deixem que a vida escorra entre os dedos por viverem no passado ou no futuro. Se viverem um dia de cada vez, viverão todos os dias de suas vidas;
 
-  Não desistam quando ainda são capazes de um esforço a mais. Nada termina até o momento em que se deixa de tentar. Não temam admitir que não são perfeitos;

-  Não temam enfrentar riscos. É correndo riscos que aprendemos a ser valentes;

-  Não excluam o amor de suas vidas, dizendo que não se pode encontrá-lo. A melhor forma de receber amor é dá-lo. A forma mais rápida de ficar sem amor é apegar-se demasiado a si próprio. A melhor forma de manter o amor é dar-lhe asas;

-  Não corram tanto pela vida a ponto de esquecerem onde estiveram e para onde vão;

-  Não tenham medo de aprender. O conhecimento é leve. É um tesouro que se carrega facilmente;

-  Não usem imprudentemente o tempo ou as palavras. Não se podem recuperar;

-  A vida não é uma corrida, mas sim uma viagem que deve ser desfrutada a cada passo;

-  Lembre-se: Ontem é história, Amanhã é mistério e Hoje é uma dádiva. Por isso se chama "presente". Vivam o presente com muita energia!"

Estes conselhos para viver com equilíbrio são uma verdadeira lição de vida.
Simples e objetivos, eles podem nos levar ao sucesso pessoal e empresarial.
Leia e releia estes 10 conselhos e faça um exame de consciência. Pessoas
equilibradas emocionalmente têm mais sucesso, mais amigos, vivem mais e
melhor.

Texto: Luiz Almeida Marins Filho

Equipe SC Coaching apóia esta idéia!

Seja mais um seguidor da SC Coaching no Facebook.