terça-feira, 24 de abril de 2012

Auto-Conhecimento


A Inteligência Intrapessoal pode ser considerada como uma forma de inteligência emocional e podemos defini-la como a aptidão de voltar-se para dentro de si mesmo. É a capacidade de formar um modelo preciso e verdadeiro sobre si e poder usá-lo para agir eficazmente na vida. Demonstra como ter acesso aos próprios sentimentos, discriminá-los e usá-los.
         É importante conhecer as próprias emoções e reconhecer um sentimento quando ele ocorre para saber lidar com as nossas emoções.
         As pessoas emocionalmente competentes, que conhecem e lidam bem com os próprios sentimentos e consideram os sentimentos das pessoas, podem sair-se melhor em qualquer campo da vida.
         A emoção pode ser considerada como uma fonte de energia, autenticidade e orientação para a vida. Emoções não são positivas nem negativas, referem-se a um estado mental.
Os distúrbios das emoções podem levar a uma série de patologias, como por exemplo: depressão clínica ou ansiedade constante. É importante lembrar que mesmo nos casos graves as medicações (como os antidepressivos) não eliminam as causas das doenças e ansiedades, só ajudam a controlar as crises. As pessoas precisam aprender a lidar com as emoções. Nada é mais poderoso e eficaz do que o auto-conhecimento.

Stella Costa – Psicóloga clínica e Coach

2 comentários:

  1. O nosso cotidiano é uma prova viva da necessidade de lidarmos conscientemente com nossas emoções. E reconhecer nossos impulsos e repentes diante de situações e comunicação é imprescindível. Por isso a nossa capacidade de resiliência diária faz toda a diferença.
    Nádia

    ResponderExcluir
  2. Verdade absoluta! Marcia

    ResponderExcluir

Seja mais um seguidor da SC Coaching no Facebook.