A necessidade de mudança nos hábitos de consumo é tema recorrente nas diversas esferas da sociedade. Ao atravessar a crise financeira ao longo de 2009, tivemos a necessidade de rever nossos comportamentos de compras e questionar nossos conceitos sobre estilo de vida.
(...) Quero destacar uma nova assertiva sobre as mulheres. É algo relativamente novo, bastante positivo e diz respeito ao poder da mulher em relação à decisão de compra em situações especialmente importantes. São as mulheres que assumem a responsabilidade no momento de comprar a casa para a família. A palavra final, que decide qual casa a família vai comprar, é dela. Ao explorar os benefícios que entende serem fundamentais para ela e sua família, ela analisa detalhadamente um conjunto de elementos. Pensa como mãe, dona de casa, esposa e profissional. Questiona os valores financeiros envolvidos, considera a localização da escola para os filhos, quer saber onde fica o supermercado mais próximo, pesquisa sobre o nível de segurança do bairro e faz uma série de outras perguntas com o objetivo de construir o cenário ideal para sua família.
A capacidade de percepção global e analítica é determinante para a qualidade das decisões femininas. O ponto de excelência está na percepção da mulher, que se desenvolve na direção do interesse prático que temos de obter uma vida melhor.
Esse exemplo de atuação resoluta, explorando e definindo aonde quer chegar, mostra mudanças claras de atuação da mulher na sociedade moderna.
(...) Essa ampla forma de participação feminina está contribuindo para criar uma nova força que irá ajudar o mundo a movimentar-se.
As mulheres devem aproveitar ao máximo o espaço que já conquistaram e seguir estabelecendo novos objetivos que pretendam transformar em realidade. Está em suas mãos o controle sobre grandes e pequenas coisas. A longo e curto prazo.
Não há interesse algum de colocar a mulher como ser supremo, perfeccionista por natureza. Nada disso. Apenas não podemos ignorar as conquistas ao longo de sua trajetória. Quando a mulher trabalha com mais inteligência, usando o conhecimento acumulado e direcionado para metas claramente definidas, é capaz de surpreender nos resultados que alcança. (...). Seu foco está voltado para a superação de obstáculos, o que torna em tese mais fácil o trabalho duro.
Vale a pena comentar sobre o papel da liderança feminina no meio empresarial. Aos poucos vem crescendo o número de mulheres que estão em cargos de chefia. Nestas posições de comando, a mulher participa da construção da estratégia empresarial em direção aos melhores resultados e paralelamente segue coordenando equipes de todo o tamanho.
Aprender a declinar do sucesso imediato para obter um resultado melhor no futuro é a primeira regra de ouro para colaborar na construção de boas decisões. Hoje sabemos que é melhor poupar no lugar de gastar, quer estejamos falando de dinheiro ou dos outros recursos que o ambiente nos disponibiliza. A mulher, novamente, sai em vantagem, por ser reconhecida pela preocupação que tem com o futuro dos filhos, colocando-os, inclusive, em primeiro lugar em sua lista de prioridades.
Assim, no ambiente da empresa, a mulher pode exercer sua liderança usando o mesmo modelo que aplica no momento de dar a palavra final em prol de sua família, ou seja, sempre pensando no interesse prático de obter bem estar para a comunidade envolvida.
Marlene Ortega
Pós-graduada em administração pela FGV-EAESP, diretora da Universo Qualidade e Presidente do Business Professional Women de São Paulo.
Texto selecionado – Equipe SC Coaching
Que bom ler isso. Felipa
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