Certa vez, duas moscas caíram num copo de leite. A primeira era forte e valente e logo nadou até a borda do copo. Mas, como a superfície era muito lisa e suas asas estavam molhadas, não conseguiu escapar. Acreditando que não havia saída, desanimou, parou de se debater e afundou. Sua companheira, apesar de não ser tão forte, era tenaz; por isso continuou a se debater e a lutar. Aos poucos, com tanta agitação, o leite ao seu redor formou um pequeno nódulo de manteiga, onde ela subiu e conseguiu levantar vôo para longe.
Tempos depois, a mosca tenaz, por um descuido, caiu novamente em um copo, desta vez cheio de água. Imaginando que já conhecia a solução para aquele problema, começou a se debater na esperança de que, no devido tempo, se salvasse. Outra mosca passando por ali e vendo a aflição da outra, pousou na beira do copo e gritou: "-Tem um canudo ali, nade até lá e suba". A mosca tenaz respondeu: "-Pode deixar que eu sei como resolver esse problema". E continuou se debatendo, mais e mais, até que, exausta, afundou na água.
Moral da história: “soluções do passado, em contextos diferentes, podem se transformar em problemas.”
Quantas vezes, baseados em experiências anteriores, deixamos de observar as mudanças ao nosso redor e ficamos lutando inutilmente até afundar em nossa própria falta de visão? Criamos uma confiança equivocada e perdemos a oportunidade de repensar nossas experiências. Ficamos presos a velhos hábitos que nos levaram ao sucesso e perdemos a oportunidade de evoluir...
Os donos do futuro sabem reconhecer essas transformações e fazer as mudanças necessárias para acompanhar a nova situação. (autor desconhecido).
Cada situação é uma. As experiências servem como parâmetros!
Roberta Marin Passos
Psicóloga e Coach
Equipe SC Coaching
Parabéns! Parábola contemporânea... Mesmo escutando, precisamos saber ouvir. Beijo. Nádia
ResponderExcluirNecessário sempre!!! Abraço
ExcluirRoberta Marin Passos
Muuuuito bom! Paula
ResponderExcluirObrigada Paula.
ExcluirAbraço
Roberta Marin Passos
Pura verdade Dra por isso idade e sabedoria nem sempre caminham juntos! Mandou muito bem. Jô
ResponderExcluirInteligência emocional, não está mesmo, relacionada a idade e sim a experiências da vida. Precisamos saber usá-la!!! Beijo grande
ExcluirRoberta Marin Passos