sábado, 25 de agosto de 2012

Dicas para um bom Relacionamento Interpessoal no ambiente de trabalho.

A forma como você se relaciona com as pessoas é denominada “relacionamento interpessoal”. Isto inclui a forma como você reage e interage com elas, bem como são aplicadas suas emoções, ações e atitudes para com os que estão a sua volta.
Para o ambiente de trabalho, saber manter um bom relacionamento interpessoal é de suma importância para que o mesmo se mantenha harmonioso e produtivo. Pessoas rudes e que vivem com a “cara fechada” são exemplos de um relacionamento interpessoal negativo.
Basicamente, 1/3 de nosso tempo é utilizado em nosso trabalho e, saber conviver bem neste ambiente, de forma a não transformar o ambiente de trabalho em um lugar hostil e de guerra.
O bom relacionamento deve partir primeiramente de você, não espere simplesmente que seu colega de trabalho lhe trate bem, para então, você fazer o mesmo. Lembre-se que iniciativa é uma característica valiosíssima e inclua-se neste quesito.
Alguns cuidados que se pode tomar para evitar a crise em relacionamento interpessoal são por sinal bem simples, mas vale lembrar que são das coisas pequenas e simples que as grande são realizadas.
Seja ético. “Cada um, no seu cada um. Deixa o cada um dos outros”. Evite ficar falando sobre o trabalho realizado por seus colegas, ainda mais se o mesmo não foi bem executado. Isto vale para os cochichos, mesmo que não se refira a alguém ou algo na empresa, pois podem passar uma má interpretação. Procurar ajudar as pessoas, sempre que possível. Procure ter seu próprio material de trabalho (agenda, canetas, etc.), caso não tenha, devolva o que tomou emprestado de seu colega. São algumas dicas que quando bem aplicadas ajudam a manter o bom relacionamento interpessoal.
Vale lembrar que ninguém é igual a você, coloque-se no lugar das outras pessoas e saberá como agir. Neste caso a regra de outro é indispensável – faça para com as outras pessoas o que você gostaria que fizessem a você –. Respeite os limites dos seus colegas. Caso seja solicitado dê feedbacks construtivos. Escute, aprenda a receber feedback, mesmo que estes venham em formato de críticas, processe a informação recebida e converta em melhorias para você mesmo. Seu trabalho e relacionamento na empresa se tornarão cada vez melhor.
Sucesso e um excelente relacionamento interpessoal.

Cebrac – centro brasileiro de cursos

Reflexão escolhida pela Equipe SC Coaching

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