segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Equilíbrio na Vida!

 
Embora sempre haja quem cite de bate pronto duas ou três exceções, a principal regra para o sucesso profissional ainda é transformar esforço e dedicação, em resultados. Nessa busca pelo bom desempenho, muitos deixam de lado a vida pessoal, mas especialistas dizem que, com certos cuidados, é possível atingir o objetivo sem abdicar do convívio familiar e do lazer.

A primeira tarefa é definir claramente objetivos pessoais e profissionais e reservar tempo para ambos.

Recomenda se que feito isso, as divisões sejam respeitadas e, principalmente, aproveitadas. O tempo dedicado ao trabalho deve ser utilizado para que os esforços se convertam em resultados para a equipe e para a empresa. Da mesma maneira a pessoa deve desfrutar ao máximo os momentos de lazer em família ou com amigos.

Quem direciona corretamente seus esforços no trabalho poderá  colaborar para resultados em seu horário normal de expediente, sem ter de prolongar a permanência na empresa.

Lembre-se que horas extras significam mais custo para as empresas, o que pode levar a uma avaliação de deficiência de desempenho do funcionário.

Há momentos em que o equilíbrio pode ser quebrado, mas também de forma planejada e por tempo determinado. Uma mulher que esteja grávida pode diminuir seu ritmo em função do futuro bebê, sem necessariamente ser vista como alguém com menor capacidade.

Para o psicólogo José Roberto Leite, especialista em medicina comportamental da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), para a pessoa ter êxito, ela deve gerenciar diversos aspectos da própria vida. O profissional é apenas um entre tantos outros. Leite informa que também são fundamentais os cuidados com o organismo e com o lado psicológico, com controle sobre as reações, principalmente aquelas que levam ao estresse. Ele observa que a dedicação à vida profissional deve andar acompanhada de momentos voltados ao convívio pessoal. "Se uma delas for tratada com mais importância, a outra vai perder", garante. Na opinião dele, os objetivos profissionais devem estar claros.

APROVEITE O MELHOR DO SEU TEMPO

A consultora de Recursos Humanos Camila Mariano e o psicólogo José Roberto Leite dão algumas dicas para que possamos conciliar vida pessoal e vida profissional:

1 - Defina claramente seus objetivos, tanto os pessoais como os profissionais.

2 - Organize o tempo que pretende gastar na conquista de suas metas.

3 - Depois de estabelecer os objetivos dedique-se ao máximo a cumprir o caminho até atingí-los.

4 - Saiba separar vida pessoal e vida profissional. Lembre-se que nem todos seus colegas de trabalho são seus amigos.

5 - Fique atento para definir possíveis momentos em que
possam ocorrer desequilíbrios entre o trabalho e a vida pessoal. Não deixe de ter claro que as descompensações são temporárias.

6 - Conheça a si mesmo. Exercícios de
relaxamento e meditação podem ajudar, e serem feitos num final
de tarde.
7 - Faça uma análise crítica de sua forma de ver as coisas. Muitas vezes certos problemas são frutos da maneira como vemos as coisas e não de situações reais.

8 - Não defina sua conduta em função do que os outros possam pensar.

9 - Trace um plano de ação e ponha-o em prática.

É fácil dar receitas, difícil é conciliar na prática, ainda assim é possível.

Você divide suas atividades e necessidades em importantes e urgentes, importantes mas não urgentes, urgentes mas não importantes, e nem urgentes e nem importantes e estabelece as prioridades mais sensatas. Tendemos a só atender o urgente, seja ou não importante e deixar o que é importante, mas não urgente de lado, como dar atenção à família e tirar tempo para nos cuidarmos, o que é essencial para nosso equilíbrio e bem estar.

Reflexão revisada e selecionada pela Equipe SC Coaching.

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