quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Paciência



Dizem que a paciência é a maior de todas as virtudes. Você se acha paciente ou sente que na maioria das vezes a perde em um instante?
Não é de se estranhar, o que antigamente levava dias para obter resposta agora leva apenas alguns segundos e com o mínimo esforço de apenas apertar o botão “enviar” no computador.
O que a nossa era de tecnologia nos leva a esquecer é que Roma não foi construída em um dia e que nada que vale a pena é fácil!
Nada na vida é perfeito – incluindo você! Nós nos enchemos de expectativas e esquecemos que inevitavelmente (e porque não, felizmente) tem coisas que vão dar errado. É como lidamos com as reviravoltas inesperadas da vida que faz toda a diferença para o nosso desenvolvimento. Não podemos mudar algumas coisas que estão fora do nosso alcance, mas podemos decidir como vamos reagir a elas. Quando aceitamos o simples e natural fato de que a vida é cheia de surpresas, nos libertamos dos sentimentos negativos de ansiedade ou frustração.
Uma maneira de praticarmos a paciência é com os pequenos acontecimentos diários. Da próxima vez que você se pegar impaciente dê um passo para traz, respire fundo e veja qual o verdadeiro motivo da impaciência? Torne-se consciente do seu corpo. Ele está tenso, irritado ou borbulhando com ansiedade? O que você pode fazer para mudar a sensação do seu corpo? Vale realmente a pena ficar impaciente? Você perceberá que na maioria das vezes, não vale, pois as sensações corporais são negativas em um grau desproporcional ao acontecimento.
Aprender a ser paciente leva tempo e disciplina. Afinal, não é a toa que a chamam de virtude! Mas vale a pena quando se pensa em como você está contribuindo para a sua saúde física e psicológica e a dos que estão ao seu redor.
Elena Anargyrou tem formação em Psicologia pela American College of Greece, especializada em Psicoterapia corporal pelo método Biossíntese, MBA em Administração de Empresas pela Middlesex University, Life and Executive Coach pela Kingstown College, Practitioner em PNL pela Society of Neuro Linguistic Programming. Life e Business Coaching - Equipe SC Coaching
 

Um comentário:

Seja mais um seguidor da SC Coaching no Facebook.