domingo, 29 de abril de 2012

sexta-feira, 27 de abril de 2012

Moda no Trabalho


Muita gente ainda acha que quando se diz “moda no trabalho” significa estar formal. Tudo depende do tipo de trabalho, do ambiente e das pessoas que você se relaciona.
Na área de moda, por exemplo, não existe porque você se vestir de maneira formal, usando um tailleur ou um terninho, pelo contrário, vão achar que está formal demais e que a pessoa não entende de moda. Até uma camiseta de caveirinha teria a ver com o look de quem trabalha com moda.
Por outro lado, existem profissões que você precisa passar seriedade e credibilidade, e nada como um look formal para passar esta impressão, como na área de vendas, advogados, bancos, etc.
Na área da saúde, já não é mais traje obrigatório o branco, calma! Não é para quem atende no consultório, mas é algo imprescindível que a pessoa esteja impecavelmente limpa, unhas bem feitas, cabelo limpo, e pouca maquiagem.
No ambiente de trabalho quem dita a sua imagem em primeiro lugar é a sua roupa, só depois é que será verificada a sua competência, lembre-se disso na sua próxima entrevista! E vista-se de acordo com quem você quer ser e a imagem que quer passar.
Fernanda Klink é formada em marketing com especialização na University of California, San Diego, pós graduada em Negócios da Moda com extensão em CoolHunting pelo IED – SP.

quarta-feira, 25 de abril de 2012

A Atitude de um vencedor!




Numa determinada floresta havia 3 leões. Um dia o macaco, representante eleito dos animais súditos, fez uma reunião com toda a bicharada da floresta e disse:

- Nós, os animais, sabemos que o leão é o rei dos animais, mas há uma dúvida no ar: existem 3 leões fortes. Quem, dentre eles, deverá ser o nosso rei?

Os 3 leões souberam da reunião e comentaram entre si:
- É verdade, a preocupação da bicharada faz sentido, uma floresta não pode ter 3 reis, precisamos saber qual de nós será o escolhido. Mas como descobrir?

Essa era a grande questão: lutar entre si eles não queriam, pois eram muito amigos. O impasse estava formado. De novo, todos os animais se reuniram para discutir uma solução para o caso. Depois de muito tempo eles tiveram uma ideia excelente:

- Bem, senhores leões, encontramos uma solução desafiadora para o problema. A solução está na Montanha Difícil.

- Montanha Difícil? Como assim?

- É simples, decidimos que vocês 3 deverão escalar a Montanha Difícil, o que atingir o pico primeiro será consagrado o rei dos reis.

A Montanha Difícil era a mais alta entre todas naquela imensa floresta. O desafio foi aceito. No dia combinado, milhares de animais cercaram a Montanha para assistir a grande escalada.

O primeiro tentou. Não conseguiu. Foi derrotado.
O segundo tentou. Não conseguiu. Foi derrotado.
O terceiro tentou. Não conseguiu. Foi derrotado.

Os animais estavam curiosos e impacientes, afinal, qual deles seria o rei, uma vez que os 3 foram derrotados ? Foi nesse momento que uma águia sábia, idosa na idade e grande em sabedoria, pediu a palavra:
- Eu sei quem deve ser o rei. Todos os animais fizeram um silêncio de grande expectativa.

- É simples... Eu estava voando entre eles, bem de perto e, quando eles voltaram fracassados para o vale, eu escutei o que cada um deles disse para a montanha:
 
O primeiro leão disse:
- Montanha, você me venceu!

O segundo leão disse:
- Montanha, você me venceu!

O terceiro leão também disse que foi vencido, mas, com uma diferença - ele olhou para sua dificuldade e disse:
- Montanha, você me venceu, por enquanto!
E calmamente a águia completou:
- A diferença é que o terceiro leão teve uma atitude de vencedor diante da derrota - é rei de si mesmo, está preparado para ser rei dos outros! (autor desconhecido)
Vencer é uma ação diária que travamos com nossos inimigos internos, nossas dificuldades e fraquezas, portanto o obstáculo pode te vencer em determinado momento da vida, mas você pode reverter esse resultado com luta, determinação e superação – essa é a real atitude de um vencedor.
Abraços,
Roberta Marin Passos
Psicóloga e Coach
Equipe SC Coaching

terça-feira, 24 de abril de 2012

Auto-Conhecimento


A Inteligência Intrapessoal pode ser considerada como uma forma de inteligência emocional e podemos defini-la como a aptidão de voltar-se para dentro de si mesmo. É a capacidade de formar um modelo preciso e verdadeiro sobre si e poder usá-lo para agir eficazmente na vida. Demonstra como ter acesso aos próprios sentimentos, discriminá-los e usá-los.
         É importante conhecer as próprias emoções e reconhecer um sentimento quando ele ocorre para saber lidar com as nossas emoções.
         As pessoas emocionalmente competentes, que conhecem e lidam bem com os próprios sentimentos e consideram os sentimentos das pessoas, podem sair-se melhor em qualquer campo da vida.
         A emoção pode ser considerada como uma fonte de energia, autenticidade e orientação para a vida. Emoções não são positivas nem negativas, referem-se a um estado mental.
Os distúrbios das emoções podem levar a uma série de patologias, como por exemplo: depressão clínica ou ansiedade constante. É importante lembrar que mesmo nos casos graves as medicações (como os antidepressivos) não eliminam as causas das doenças e ansiedades, só ajudam a controlar as crises. As pessoas precisam aprender a lidar com as emoções. Nada é mais poderoso e eficaz do que o auto-conhecimento.

Stella Costa – Psicóloga clínica e Coach

segunda-feira, 23 de abril de 2012

A árvore torta


Um dia, diante da velha árvore torta, um pinheiro todo vergado pelo tempo, o sábio da aldeia ofereceu a sua própria casa para aquele discípulo que “conseguisse ver o pinheiro na posição correta”.

Todos se aproximaram e ficaram pensando na possibilidade de ganhar a casa e o prestígio, mas como seria  “enxergar o pinheiro na posição correta”? O mesmo era tão torto que a pessoa candidata ao prêmio teria que ser no mínimo contorcionista.

Ninguém ganhou o prêmio e o velho sábio explicou ao povo ansioso, que ver aquela árvore em sua posição correta era “vê-la como uma árvore torta”.  Só isso!

Nós temos em nós, esse jeito, essa mania de querer “consertar as coisas, as pessoas, e tudo mais” de acordo com a nossa visão pessoal. Quando olhamos para uma árvore torta, é extremamente importante enxergá-la como árvore torta, sem querer endireitá-la, pois é assim que ela é. Se você tentar “endireitar” a velha árvore torta, ela vai rachar e morrer, por isso é fundamental aceitá-la como ela é.

Nos relacionamentos é comum um criar no outro, expectativas próprias,  esperar que o outro faça aquilo que ele “sonha” e não o que o outro pode oferecer.

Sofremos antecipadamente por criarmos expectativas que não estão ao alcance dos outros. 
Porque temos essa visão de “consertar” o que achamos errado. Se tentássemos enxergar as coisas como elas realmente são, muito sofrimento seria poupado.

Os pais sofreriam menos com os seus filhos, pois os conhecendo, não colocariam expectativas que são suas, na vida dos mesmos, gerando crianças doentes, frustradas, rebeldes e até vazias.

Tente ver as pessoas como elas realmente são, pare de imaginar como elas deveriam ser, ou tentar consertá-las da maneira que você acha melhor. O torto pode ser a melhor forma de uma árvore crescer.
Paulo Gaefke

Mudar a nós mesmos já é tão difícil, então porque gastamos tanto tempo e energia tentando mudar o outro?
Seja a sua melhor versão! Equipe SC Coaching

sábado, 21 de abril de 2012

Confiança


A confiança não é inata, não aparece e desaparece... A confiança é conquistada. Não se deve trazê-la e depois tirá-la, como se fosse um brinquedo roubado das mãos de uma criança. A confiança não fica à espera da recompensa, apenas espera não ser traída. Pode ser rara, mas é verdadeira.

Pode ou não durar uma vida inteira?

A confiança anda de mãos dadas com a verdade. Um dia roubada, deixa saudade. Saudade da pessoa a quem davas por dar, ouvia por ouvir, pedias porque sabias não estar realmente a pedir. Saudade da certeza das palavras pronunciadas, da realidade que todas essas certezas nos trazem.

Reflexão sobre Confiança – escolhida pela Equipe SC Coaching

sexta-feira, 20 de abril de 2012

Fazendo a Mala


É só um final de semana, mas sua mala já está gigante e você não sabe o que fazer? Como fazer uma mala que seja perfeita para tudo o que possa aparecer nesta viagem e ao mesmo tempo não fique enorme e pesada?
Bom, é só pensar no dia a dia, se for só um final de semana dá para pensar em 2 looks de acordo com o lugar e a temperatura, se estiver calor, coloque um casaco ou casaquinho por via das dúvidas e uma roupa para sair pode ser apenas um complemento daquilo que você já separou, por exemplo, você levou uma saia, leve uma blusa mais arrumada que fique bem com essa saia, assim você otimiza espaço.
E para uma viagem mais longa, pense em peças que possam ser usadas mais de uma vez com outras peças, ou seja, uma mala que as peças se harmonizam umas com as outras, assim como os calçados, pois se em uma viagem de uma semana, dez dias, você for levar um look para cada dia, sua mala ficará novamente enorme.
Peças neutras como uma calça jeans, um scarpin preto, uma camisa branca, uma saia cáqui, são peças que se multiplicam naturalmente, aí leve camisetas que não amassem, blusinhas que complementem e esses looks serviram perfeitamente para os 10 dias de viagem.
Eu tenho uma necessaire que já fica guardada completa, assim não esqueço nada importante na hora de viajar, e os acessórios eu tento levar os neutros e um aqui outro acolá mais diferentão, todos eles escolhidos para que possam ser usados em mais de um look.
Gostaram da dica?
 Fernanda Klink é formada em marketing com especialização na University of California, San Diego, pós graduada em Negócios da Moda com extensão em CoolHunting pelo IED – SP.

quinta-feira, 19 de abril de 2012

Resiliência

O que é a Resiliência?

              
É a capacidade concreta de retornar ao estado natural de excelência, superando situações críticas.
               A resiliência diz respeito à capacidade das pessoas, das equipes e das organizações, não só de resistirem à adversidade, mas também de utilizá-la em seus processos de desenvolvimento.

Essa palavra tem origem no latim. Resílio significa retornar a um estado anterior. Na engenharia e na física ela é definida como a capacidade de um corpo físico voltar ao seu estado normal, depois de ter sofrido uma pressão sobre si. Em ciências humanas representa a capacidade de um indivíduo, mesmo num ambiente desfavorável, construir-se positivamente frente às adversidades.

 As formas positivas de conduta de crianças e/ou grupos de indivíduos apesar de viverem em condições adversas, motivaram e deram origem ao desenvolvimento de pesquisas no campo das ciências sociais.

Outros conceitos são apresentados, dando o mesmo enfoque ao termo:

                · Capacidade de uma pessoa ou sistema social de enfrentar adequadamente as circunstâncias difíceis (adversas), porém de forma aceitável. (Vanistendael, 1994).

                · Capacidade universal humana para enfrentar as adversidades da vida, superá-las ou até ser transformado por elas (...). (Grotberg, 1995).

                · Conjunto de processos sociais e intrapsíquicos que possibilitam ter uma vida sã vivendo em um meio insano. (Rutter, 1992).

                · Capacidade de resistir à adversidade e de utilizá-la para crescer que, desenvolvida ou não, cada pessoa traz dentro de si. (Costa, 1995).

                · Capacidade de as pessoas resistirem às adversidades e de, até mesmo, aproveitá-las para seu crescimento pessoal e profissional. Designa originalmente a capacidade que têm os materiais de retornar ao seu estágio anterior depois de submetidos a uma força deformadora.  Os conceitos de resiliência são muitos, e todos estão relacionados aos sentimentos positivos.

Não caberiam aqui as emoções negativas como raiva, medo e tristeza. Muito mais cabíveis estão as emoções positivas já mencionadas anteriormente: alegria, prazer e amor. E ainda acrescentando a coragem. Esta seria a alavanca para o desenvolvimento quando se pretende o enfrentamento com as condições adversas do meio em que se vive.

       Distinguimos características próprias em cada pessoa e cada uma apresenta um ponto de vista, uma forma peculiar de perceber os acontecimentos à sua volta, ou seja, cada indivíduo tem a sua própria forma de interpretar o mundo.

        Costumamos chamar algumas pessoas de pessimistas e negativistas quando transformam em lamúrias os obstáculos que surgem, transformando-se em vítimas e requerendo a piedade. Esse sentimento muitas vezes contagiante é capaz de destruir qualquer chance de sucesso.

        Por outro lado, nos deparamos também com pessoas às quais chamamos otimistas. Estas sempre apresentam grande parcela de esperança e confiança. Igualmente contagiante esse sentimento é capaz de promover o êxito das ações.

        O estudo sistemático da resiliência nas pessoas e nas organizações revelou que ela não é uma qualidade única e extraordinária, característica intransferível de um grupo especial de pessoas. A resiliência é antes de tudo a resultante de qualidades comuns que a maioria das pessoas já possui, mas que precisam estar corretamente articuladas e suficientemente desenvolvidas. 

       Nenhum componente da resiliência é parte estável da nossa personalidade. Ora somos mais corajosos, ora menos. As características estão em graus diferentes dentro de nós. A existência de uma força não garante a presença da outra. O importante é  avaliar periodicamente suas forças e limitações. E quando tiver oportunidade utilize suas forças . Enquanto isso, você pode desenvolver atributos de resiliência que lhe pareçam mais fracos, se preparando para lidar com futuros pontos de bifurcações.

     Temos que ser “flexíveis” para fazer estas passagens, e segundo Nelson (1997), existem muitos modos diferentes de se desenvolver resiliência. Esta autora descreve dez habilidades que se forem exercitadas, conduzem a uma maior habilidade de ser resiliente:

1- Manter o senso de humor e perspectiva;
2- Aprender a lidar com estresse característico das situações de mudança;
3- Permitir-se enfraquecer, recuar, sentir dor, curar e retornar ao estado original;
4- Saber lidar com o ódio;
5- Manter positiva a auto – estima;
6- Ser capaz de visualizar um futuro melhor;
7- Ser criativo;
8- Tornar-se um sobrevivente repleto de recursos;
9- Assumir riscos (ter coragem);
10- Manter a fé.
     
Referências bibliograficas:

FLACH,Frederic A Arte de ser Flexível –Resiliência- Editora Saraiva, Rio de Janeiro 1991

Shirley Serra tem formação em Psicologia, Pós-graduação em Adm. de RH pela Fundação Getulio Vargas - SP e MBA em Gestão Empresarial pelo INEA; Personal , Professional e Executive Coaching  pela Sociedade Brasileira de Coaching; 14 anos de atuação na área de RH, Especialista na área de Desenvolvimento com ênfase em Liderança; Atualmente Coordenadora de RH de Multinacional do ramo automotivo. Consultora de negócios e Business Coach – SC Coaching.

quarta-feira, 18 de abril de 2012

DIFÍCIL ou IMPOSSÍVEL?


FÁCIL E DIFÍCIL  (Carlos Drummond Andrade)

Falar é completamente fácil, quando se tem palavras em mente que se expresse sua opinião...
Difícil é expressar por gestos e atitudes, o que realmente queremos dizer.
Fácil é julgar pessoas que estão sendo expostas pelas circunstâncias
Difícil é encontrar e refletir sobre os seus próprios erros.
Fácil é fazer companhia a alguém, dizer o que ela deseja ouvir...
Difícil é ser amigo para todas as horas e dizer a verdade quando for preciso.
Fácil é analisar a situação alheia e poder aconselhar sobre a mesma...
Difícil é vivenciar esta situação e saber o que fazer.
Fácil é demonstrar raiva e impaciência quando algo o deixa irritado...
Difícil é expressar o seu amor a alguém que realmente te conhece.
Fácil é viver sem ter que se preocupar com o amanhã...
Difícil é questionar e tentar melhorar suas atitudes impulsivas e às vezes impetuosas, a cada dia que passa.
Fácil é mentir aos quatro ventos o que tentamos camuflar...
Difícil é mentir para o nosso coração.
Fácil é ver o que queremos enxergar...
Difícil é saber que nos iludimos com o que achávamos ter visto.
Fácil é ditar regras e difícil é segui-las...
Não vou me ater ao Fácil, o próprio conceito dá conta do recado. Gostaria de aproveitar as palavras de Carlos Drummond para questionar o Difícil em nossas vidas.
A história bíblica do camelo que passa pelo buraco da agulha, talvez ilustre como a questão da dificuldade nos é apresentada como um sacrifício que terá a boa recompensa no final: “ganharemos o reino dos céus.”
É claro que cada pessoa absorve o conhecimento de uma forma: umas entendem como um desafio que promoverá o desenvolvimento, mas para outras o DIFÍCIL pode ser confundido com o IMPOSSÍVEL. Criam crenças limitadoras que as distanciam de qualquer possibilidade de crescimento e evolução. Deixam de viver o desafio e de provar o doce sabor da vitória e da superação.
Pense nos seus “impossíveis” e veja se não são apenas “difíceis”.
Encontrando dificuldade, saiba que pode buscar ajuda!!!!!!!!!!
Grande abraço,

Roberta Marin Passos
Psicóloga e Coach
Equipe SC Coaching

terça-feira, 17 de abril de 2012

Criatividade


Criatividade é a base da nossa inteligência, que impulsiona a evolução humana.
Nós como indivíduos criativos, precisamos construir e reconstruir, transformando a realidade.
Temos que ousar, tentar, adaptar, continuar a ousar novamente.
Não basta ter uma boa idéia, é necessário que você a realize.
Os únicos limites que podem te impedir é seu excesso de auto-crítica.


Stella Costa – Psicóloga e Coach

segunda-feira, 16 de abril de 2012

Hoje...


Hoje levantei cedo pensando no que tenho a fazer antes que o relógio marque meia noite.
É minha função escolher que tipo de dia vou ter hoje.
Posso reclamar porque está chovendo ou agradecer às águas por lavarem a poluição.
Posso ficar triste por não ter dinheiro ou me sentir encorajado para administrar minhas finanças, evitando o desperdício.
Posso reclamar sobre minha saúde ou dar graças por estar vivo.
Posso me queixar dos meus pais por não terem me dado tudo o que eu queria ou posso ser grato por ter nascido.
Posso reclamar por ter que ir trabalhar ou agradecer por ter trabalho.
Posso sentir tédio com o trabalho doméstico ou agradecer a Deus.
Posso lamentar decepções com amigos ou me entusiasmar com a possibilidade de fazer novas amizades.
Se as coisas não saíram como planejei posso ficar feliz por ter hoje para recomeçar.
O dia está na minha frente esperando para ser o que eu quiser.
E aqui estou eu, o escultor que pode dar forma.

Tudo depende só de mim.

Charles Chaplin
Reflexão selecionada – Equipe SC Coaching

domingo, 15 de abril de 2012

Viver com Equilíbrio

Imaginem a vida como um jogo, no qual vocês fazem malabarismo com cinco bolas que lançam ao ar. Essas bolas são: o trabalho, a família, a saúde, os amigos e o espírito. O trabalho é uma bola de borracha. Se cair, bate no chão e pula para cima. Mas as quatro outras são de vidro. Se caírem no chão, quebrarão e ficarão danificadas.

Entendam isso e busquem o equilíbrio na vida. Como?

1) Não diminuam seu próprio valor, comparando-se com outras pessoas. Somos todos diferentes. Cada um de nós é um ser especial. Não fixem seus objetivos com base no que os outros acham importante. Só vocês estão em condições de escolher o que é melhor para vocês próprios;

2) Dêem valor e respeitem as coisas mais queridas aos seus corações. Apeguem-se a elas como à própria vida. Sem elas, a vida carece de sentido. Não deixem que a vida escorra entre os dedos por viverem no passado ou no futuro. Se viverem um dia de cada vez, viverão todos os dias de suas vidas;

3) Não desistam quando ainda são capazes de um esforço a mais. Nada termina até o momento em que se deixa de tentar. Não temam admitir que não são perfeitos;

4) Não temam enfrentar riscos. É correndo riscos que aprendemos a ser valentes;

5) Não excluam o amor de suas vidas, dizendo que não se pode encontrá-lo. A melhor forma de receber amor é dá-lo. A forma mais rápida de ficar sem amor é apegar-se demasiado a si próprio. A melhor forma de manter o amor é dar-lhe asas;

6) Não corram tanto pela vida a ponto de esquecerem onde estiveram e para onde vão;

7) Não tenham medo de aprender. O conhecimento é leve. É um tesouro que se carrega facilmente;

8) Não usem imprudentemente o tempo ou as palavras. Não se podem recuperar;

9) A vida não é uma corrida, mas sim uma viagem que deve ser desfrutada a cada passo;

10) Lembre-se: Ontem é história, Amanhã é mistério e Hoje é uma dádiva. Por isso se chama "presente". Vivam o presente com muita energia!

Estes conselhos para viver com equilíbrio são uma verdadeira lição de vida. Simples e objetivos, eles podem nos levar ao sucesso pessoal e empresarial. Leia e releia estes 10 conselhos e faça um exame de consciência. Pessoas equilibradas emocionalmente têm mais sucesso, mais amigos, vivem mais e
melhor.

Texto: Luiz Almeida Marins

Reflexão escolhida - Equipe SC Coaching

sábado, 14 de abril de 2012

Os Gansos



Duas vezes por ano, cinco milhões de gansos enfrentam uma verdadeira maratona. Durante três meses, percorrem mais de cinco mil km, migrando das regiões árticas para lugares mais quentes e voltando novamente na primavera para procriar.

A motivação para essa jornada é garantir a própria vida. O ambiente é de cooperação. Em grupo, adotam uma formação em “V” na qual todos se beneficiam do impulso gerado pela batida das asas de seus companheiros. Assim, o trabalho de cada animal facilita a vida de seus companheiros. Todos dão o máximo de si para alcançar o objetivo.

 Quando está voando sozinho, o ganso sente a resistência do ar e se cansa rapidamente. O trabalho de cada um é valorizado. Quando o ganso que lidera o grupo cansa, outro chega para ajudá-lo, ocupando seu lugar.

Quando um animal fica doente, gansos saem da formação e o acompanham para protegê-lo. Voando na formação em “V”, os gansos fazem um grande barulho. O objetivo? Animar os companheiro e manter o ritmo de vôo.

E você, como tem trabalhado em equipe?



Reflexão selecionada pela Equipe SC Coaching.

sexta-feira, 13 de abril de 2012

Moda, Imagem e Estilo


É sempre possível encontrar pessoas vestidas com as melhores grifes, mas se estas não estiverem sincronizadas, demonstrando uma harmonia, será evidente a falta de estilo!
Encontrar seu estilo pode ser complicado, pois você tem que expor bem sua personalidade, explorar todas as suas qualidades e amenizar seus defeitos, fazendo com que tudo trabalhe de maneira harmoniosa. Para se ter estilo, é necessário também a consistência, pois nada adianta transmitir uma imagem positiva em um dia e uma negativa no seguinte. Uma vez encontrado o seu estilo, todas as decisões se fazem mais fáceis, facilitando a manutenção de uma imagem, sem muito esforço.
O objetivo da consultoria de moda é fazer com que você encontre seu estilo ajudando a libertar sua personalidade através da imagem, tornando-se uma pessoa independente e segura. Para desfrutar de uma apresentação pessoal que será apreciada em qualquer contexto social sem que para isso precise gastar muito tempo e dinheiro.
E assim você conseguirá ver no espelho quem você realmente é, e melhor, gostar muito disso!
Fernanda Klink é formada em marketing com especialização na University of California, San Diego, pós graduada em Negócios da Moda com extensão em CoolHunting pelo IED – SP.

quinta-feira, 12 de abril de 2012

Retenção de Talentos: Um Desafio Crescente



Na atualidade é notória a preocupação das organizações com a Retenção de seus Talentos, mas o como ainda não é muito claro e diria ate que cada vez mais complexo, visto a escassez de profissionais qualificados no mercado e a mudança nas relações de trabalho, onde a expectativa não é mais a da segurança no emprego, ou até mesmo da melhor remuneração, a busca dos profissionais está cada vez mais voltada ao crescimento profissional e a qualidade de vida.

Portanto, passaram a ser diferenciadas as empresas que oferecem flexibilidade, autonomia, planos de desenvolvimento, remuneração variável, enfim, tudo que remeta a liberdade de atuação, envolvimento, exposição, crescimento, e recompensas baseadas nos resultados.

O mundo corporativo está atento a essas mudanças, mas ainda não conseguiu realizar essa transição na totalidade, estamos caminhando nesse sentido de maneira gradual, talvez até de forma mais lenta que a expectativa dos profissionais, principalmente os de algumas gerações, mas não podemos falar em Retenção, sem considerarmos a mudança da cultura relacionada a esses fatores.

Em consequência o Coaching é tão crescente, pois é o processo mais robusto de levantamento e principalmente suporte no desenvolvimento das competências necessárias, principalmente dos níveis de gestão, para promoverem e sustentarem essas mudanças organizacionais necessárias.


Shirley Serra tem formação em Psicologia, Pós-graduação em Adm. de RH pela Fundação Getulio Vargas - SP e MBA em Gestão Empresarial pelo INEA; Personal , Professional e Executive Coaching  pela Sociedade Brasileira de Coaching; 14 anos de atuação na área de RH, Especialista na área de Desenvolvimento com ênfase em Liderança; Atualmente Coordenadora de RH de Multinacional do ramo automotivo. Consultora de negócios e Business Coach – SC Coaching.

quarta-feira, 11 de abril de 2012

Sabotagem


O termo sabotagem vem do Francês sabot que significa tamanco ou sapato feito de madeira, a palavra ganhou o significado de impedir ou dificultar o transcurso normal do trabalho porque os operários costumavam colocar seus tamancos entre as engrenagens, para danificar as máquinas.
É interessante pensar a capacidade do ser humano!
Gostaria de fazer uma analogia: “colocar seus tamancos entre as engrenagens, para danificar as máquinas.” –  vamos pensar as engrenagens como nossas capacidades e as máquinas como nosso EU – Ou seja, subjulgamos nossos potenciais e consequentemente comprometemos nossos resultados.
É óbvil que esses funcionários prejudicavam a empresa, mas seu maior prejuízo com certeza estava no fato de não conseguirem tomar a decisão de buscar novos horizontes, se aqueles não mais lhe atendiam. As máquinas poderiam ser ajustadas para voltar a atividade, mas esses funcionários continuariam com suas avarias.
O ato do boicote nunca é unilateral.  Impede e dificulta o funcionamento, bem como o resultado de todos os envolvidos.
É ilusório pensar que apenas o outro será prejudicado.
A sabotagem pode ser um ato declarado ou inconsciente.
Se atente aos sinais!!!!
Grande abraço
Roberta Marin Passos
Psicóloga e Coach
Equipe SC Coaching

terça-feira, 10 de abril de 2012

Mensagem Stella Costa




Somos únicos, mas estamos interligados. A visão sistêmica nos possibilita perceber que somos parte de uma engrenagem e que cada ação desencadeia uma reação.

É nossa responsabilidade avaliar seu impacto ecológico. Você quer uma vida melhor? Um mundo melhor? Não se posicione como espectador, descubra sua missão e propósito de vida. 

Faça acontecer!

Stella Costa - Psicóloga e Coach
Equipe SC Coaching

segunda-feira, 9 de abril de 2012

Modelo e liderança feminina está em alta

A necessidade de mudança nos hábitos de consumo é tema recorrente nas diversas esferas da sociedade. Ao atravessar a crise financeira ao longo de 2009, tivemos a necessidade de rever nossos comportamentos de compras e questionar nossos conceitos sobre estilo de vida.

(...) Quero destacar uma nova assertiva sobre as mulheres. É algo relativamente novo, bastante positivo e diz respeito ao poder da mulher em relação à decisão de compra em situações especialmente importantes. São as mulheres que assumem a responsabilidade no momento de comprar a casa para a família. A palavra final, que decide qual casa a família vai comprar, é dela. Ao explorar os benefícios que entende serem fundamentais para ela e sua família, ela analisa detalhadamente um conjunto de elementos. Pensa como mãe, dona de casa, esposa e profissional. Questiona os valores financeiros envolvidos, considera a localização da escola para os filhos, quer saber onde fica o supermercado mais próximo, pesquisa sobre o nível de segurança do bairro e faz uma série de outras perguntas com o objetivo de construir o cenário ideal para sua família.

A capacidade de percepção global e analítica é determinante para a qualidade das decisões femininas. O ponto de excelência está na percepção da mulher, que se desenvolve na direção do interesse prático que temos de obter uma vida melhor.
Esse exemplo de atuação resoluta, explorando e definindo aonde quer chegar, mostra mudanças claras de atuação da mulher na sociedade moderna.
(...) Essa ampla forma de participação feminina está contribuindo para criar uma nova força que irá ajudar o mundo a movimentar-se.

As mulheres devem aproveitar ao máximo o espaço que já conquistaram e seguir estabelecendo novos objetivos que pretendam transformar em realidade. Está em suas mãos o controle sobre grandes e pequenas coisas. A longo e curto prazo.

Não há interesse algum de colocar a mulher como ser supremo, perfeccionista por natureza. Nada disso. Apenas não podemos ignorar as conquistas ao longo de sua trajetória. Quando a mulher trabalha com mais inteligência, usando o conhecimento acumulado e direcionado para metas claramente definidas, é capaz de surpreender nos resultados que alcança. (...). Seu foco está voltado para a superação de obstáculos, o que torna em tese mais fácil o trabalho duro.

Vale a pena comentar sobre o papel da liderança feminina no meio empresarial. Aos poucos vem crescendo o número de mulheres que estão em cargos de chefia. Nestas posições de comando, a mulher participa da construção da estratégia empresarial em direção aos melhores resultados e paralelamente segue coordenando equipes de todo o tamanho.

Aprender a declinar do sucesso imediato para obter um resultado melhor no futuro é a primeira regra de ouro para colaborar na construção de boas decisões. Hoje sabemos que é melhor poupar no lugar de gastar, quer estejamos falando de dinheiro ou dos outros recursos que o ambiente nos disponibiliza. A mulher, novamente, sai em vantagem, por ser reconhecida pela preocupação que tem com o futuro dos filhos, colocando-os, inclusive, em primeiro lugar em sua lista de prioridades.

Assim, no ambiente da empresa, a mulher pode exercer sua liderança usando o mesmo modelo que aplica no momento de dar a palavra final em prol de sua família, ou seja, sempre pensando no interesse prático de obter bem estar para a comunidade envolvida.

Marlene Ortega
Pós-graduada em administração pela FGV-EAESP, diretora da Universo Qualidade e Presidente do Business Professional Women de São Paulo.
Texto selecionado – Equipe SC Coaching

domingo, 8 de abril de 2012

Mensagem para Refletir




"Esquecer é uma necessidade. A vida é uma lousa, em que o destino, para escrever um novo caso, precisa de apagar o caso escrito."

Machado de Assis.

sexta-feira, 6 de abril de 2012

Aceitando a vida como ela é!


Das poucas coisas que me surpreendem de fato é a inevitável mudança que o estudo vai nos proporcionando. Acredite não me imaginava escrevendo um texto como este há uns dois anos atrás.
Não imaginava o tamanho equívoco cometido por alguns autores ao dizerem que o mero pensamento positivo atrai fatos positivos. Em sua boa intenção, acabam por perpetuar um dos grandes males das igrejas e outros ramos espirituais que é estimular a passividade, crendo que Deus ou o Universo existe para resolver todos os nossos problemas. É lamentável que praticamente todo o mundo ainda sucumba a essa falsa noção da realidade.
O pensamento positivo forçado, daquele que nega a realidade fingindo que tudo está bem ou vai melhorar chega a ser prejudicial, acredite. O próprio livro O Segredo se contradiz primeiro aludindo que são os pensamentos a fonte de tudo, e depois que na verdade são nossos sentimentos, emoções e essência espiritual que atraem e manifestam nossa realidade. O segredo é estar bem, independente do que nos acontece em volta, e não “pensar bem”, ou “pensar positivo”.
Creio muito nisso. Resumiria isso dizendo que nossa realidade é consequência do que SOMOS, e não necessariamente do que pensamos (com toda a carga existencial que o termo SOMOS carrega). Então responda: Se você está endividado, por exemplo, e repete a si mesmo que é rico, que tem muito dinheiro, que é próspero, toda vez que lembra das suas dívidas, qual sensação está nutrindo? A de que “tem muito dinheiro” ou a péssima sensação de que está endividado? Pois é… Essa é a origem daquele ditado: Quanto mais rezo, mais assombração me aparece. Porque pensar positivo motivado por uma circunstância ruim (e quase sempre só lembramos de pensar positivo quando estamos na pior) só vai reforçar a sua circunstância atual.
Por outro lado, é evidente que o pensamento negativo é prejudicial de toda e qualquer forma possível. Quando pensamos nas coisas negativas que nos afligem, estamos “segurando” aquela situação na mente, e nutrindo ainda mais a sensação negativa que despertou os tais pensamentos.
É importante interpretar a vida sob um viés construtivo, que acredita que tudo pode ser melhorado e não apenas ficar sonhando como as coisas poderiam/deveriam ser diferentes e melhores. Fazer o que dá pra fazer.
Texto Original: Ronaud Pereira
Reflexão reformulada e escolhida por Felipe Rezende – Equipe SC Coaching

Seja mais um seguidor da SC Coaching no Facebook.