sexta-feira, 18 de maio de 2012

Conectividade



Vivemos em um mundo globalizado, onde a facilidade das informações torna as pessoas cada vez mais conectadas; Conseguimos receber informações em tempo real relacionadas ao que acontece em qualquer parte do mundo, às pessoas se comunicam através de tantos recursos e facilidades, que às vezes a impressão que temos, é que não existe distância. Sites de relacionamento pessoal, profissional, amoroso, etc.. São cada vez mais utilizados e populares.

No entanto, ainda nos deparamos com organizações onde as informações não fluem, às pessoas não convergem seus esforços para os mesmos objetivos, e ainda alegam falta de informação quanto ao que se espera delas e de como podem contribuir para os resultados. Então nos questionamos como isso ainda pode ocorrer com tantas facilidades no que diz respeito às ferramentas de comunicação; Os fatores prováveis são muitos, mas partindo do conceito básico da comunicação: o emitente provavelmente não está sendo claro ou não está confirmando o entendimento. São tantos níveis, tantos egos, tantos feudos, que simplesmente a informação não resiste ao percurso de forma íntegra. Ou seja, esbarramos no fator comportamento das pessoas, fator pelo qual podemos facilitar e levar uma organização a resultados extraordinários, quanto ao contrário.

Direcionamentos divergentes, em função de lideranças míopes, as quais buscam o resultado da área e o resultado pessoal em detrimento do todo, podem comprometer fatalmente uma organização, por isso cresce cada vez mais a procura por processos consistentes de desenvolvimento das pessoas, já que sem o desenvolvimento da liderança e das equipes no que diz respeito aos comportamentos e consequentemente competências, os resultados serão sempre os mesmos. A gestão precisa ter uma visão sistêmica do negócio, e isso só é possivel quando os times são auto gerenciáveis, e todos na organização seguem na mesma direção, ou seja, a concectividade entre as áreas é impar.

Shirley Serra tem formação em Psicologia, Pós-graduação em Adm. de RH pela Fundação Getulio Vargas - SP e MBA em Gestão Empresarial pelo INEA; Personal , Professional e Executive Coaching pela Sociedade Brasileira de Coaching; 14 anos de atuação na área de RH, Especialista na área de Desenvolvimento com ênfase em Liderança; Atualmente Coordenadora de RH de Multinacional do ramo automotivo. Consultora de negócios e Business Coach – SC Coaching.

2 comentários:

Seja mais um seguidor da SC Coaching no Facebook.