Atualmente todas as políticas corporativas voltadas à Recursos Humanos, na maioria das organizações, é baseada em competências. As quais diferem de empresa para empresa no que diz respeito às prioridades, determinada pela cultura organizacional, e refletida no padrão de pré-requisitos da sua estrutura de cargos.
Essas competências são base para seleção, avaliação de resultado e desempenho, treinamento e desenvolvimento, política de cargos e em alguns casos até remuneração variável.
É comum encontrarmos um processo muitas vezes bem estruturado, interno ou por meio de prestação de serviços externos, para avaliação de desempenho baseado no mapeamento das competências individuais ou de times, principalmente em níveis estratégicos e de liderança. Existem muitas ferramentas e teorias utilizadas na identificação dessas competências, e estabelecimento do nível em que se encontram X o ideal para o cargo atual ou plano de carreira.
No entanto, poucas organizações conseguem estruturar ou manter um plano de desenvolvimento individual ou de times, baseado na identificação dessas competências, ou seja, as pessoas se deparam com seus pontos fortes e isso as fortalece, mas não sabem como lidar com os pontos a desenvolver, as ações estabelecidas são superficiais, e quando se fala em desenvolvimento de competência, normalmente se faz necessário uma mudança de comportamento, o qual sabemos que é gradual e pode ser mais rápido ou lento, dependendo da necessidade, vontade, incentivo e suporte. Por esse motivo também, muitas vezes não é notória a evolução entre uma avaliação e outra, apesar de treinamentos e capacitações.
Pois um processo de desenvolvimento é baseado no que aprendemos sim, mas principalmente no que vivenciamos, exatamente o que faz com que o Coaching cresça tanto no mundo corporativo, pois ele proporciona e incentiva essa vivencia, e de fato traz evolução do nível de competências do indivíduo, gerando resultados mensuráveis em curto prazo.
Shirley Serra tem formação em Psicologia, Pós-graduação em Adm. de RH pela Fundação Getulio Vargas e MBA em Gestão Empresarial pelo INEA; Consultora de negócios e Business Coach – SC Coaching
Concordo com você Shirley. Vieira
ResponderExcluir