Elegância não tem nada a ver com dinheiro, nem com grifes, e se você prestar atenção a maioria das pessoas que são admiradas pela elegância se vestem de maneira simples e com pouco ou sem modismo.
E como então estas pessoas conseguem ser elegantes se elas ne seguem a moda? Simples, elas passam confiança, se sentem à vontade com elas mesmas, então dou algumas dicas ótimas para que isso aconteça com você também!
1. Não siga sempre a moda, muitas vezes o que está na moda não tem absolutamente nada a ver com você, não fica bem com o seu físico ou com seu comportamento, investir nos clássicos é sempre uma certeza, além de ser algo muito mais duradouro.
2. Gosto X Idade, costumo dizer que para se vestir não tem idade, mas tem que ter bom senso, não é nem questão de que uma pessoa mais velha não possa usar algo curto ou decotado, e sim algo que tem a ver com quem você é, não adianta tentar se vestir como uma adolescente se você não é mais uma, (entenda, não é a questão da decência e sim de se enquadrar mesmo.)
3. Experimentar sempre, sempre experimente, não acredite naquilo que você está vendo no manequim, você pode achar feio e depois no corpo se surpreender, e o contrário também, outro exercício que eu sempre recomendo é, depois que chegar em casa com a nova peça de roupa, tentar experimentar com outras roupas, fazendo o máximo de combinações possíveis, duplicando assim o seu guarda roupas.
4. Seja você mesma: tenha personalidade ao se vestir, coloque aquele colar que não está mais na moda se você quiser, o ideal é você gostar do que vê no espelho, se sentir bem, e não usar o que todo mundo diz que “é legal”, seja ousada, se sinta linda, mas nunca esqueça do espelho, ele é seu melhor amigo, se você gostar do que vê, vá em frente. Misture peças caras com peças baratas (o chamado hi-lo, abreviação de high and low) misture idéias, jeans com paetês, e assim por diante.
5. Procure inspiração: Quando vir algum look na revista e gostar, recorte, mantenha uma pasta com idéias, e isso serve para o computador também, tudo isso servirá de referências quando quiser pensar num look, e até para comprar melhor, às vezes a gente esquece que tem uma peça no guarda roupas, esse tipo de coisa ajuda você a pensar em peças que tinha se esquecido e looks que nunca tinha imaginado com peças que você já tem!
Por incrível que pareça se vestir bem também é um exercício, que com o passar do tempo se tornará natural.
Fernanda Klink é formada em marketing com especialização na University of California, San Diego, pós graduada em Negócios da Moda com extensão em CoolHunting pelo IED – SP.
Gostei muito das dicas!! Ronaldo
ResponderExcluirVerdade! Gostei das dicas. Cinthia.
ResponderExcluir