quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Vítima ou Vilão?


Alguns adultos insistem em se comportar como crianças.
Muitos têm crises de choro, motivados, entre outras razões, para serem aceitos, terem carinho ou atenção social. Vitimizar-se é a forma que a pessoa encontra para enfrentar situações, resolver problemas e se relacionar. Mas assumir essa postura desperta irritação e não empatia.

E você sabe por quê?
Para explicar meu ponto de vista estou propondo um novo prisma.

Parece-me que a pessoa sempre foi vista como frágil, mas conseguir o que quer com choros e manhas me faz pensar em alguém onipotente e manipulador, que por dificuldades no enfrentamento das situações, lança mão de recursos conhecidos nos primeiros meses de nossas vidas onde a mãe vive exclusivamente para atender as necessidades de “sua majestade o bebê”.

Aí está o Vilão, afinal não são mais bebês, mas esperam que as pessoas os tratem como se fossem e priorizem suas necessidades.

Quando isso acontece apenas reforçamos esse tipo de comportamento e a pessoa perde sua chance de evoluir e encontrar outras saídas para suas carências.

“Quem se faz de vítima não consegue construir relacionamentos saudáveis, aqueles consolidados por meio de trocas e interesses comuns, é uma via de mão única, onde o outro está para me satisfazer. É mais fácil culpar os outros do que assumir as próprias responsabilidades.”

Com ajuda especializada é possível transpor essa dificuldade tão limitante e estabelecer novas formas de relacionamento. O primeiro passo pode ser a conscientização!

As vítimas “coitadinhas” estão soltas por aí.....fique ligado!!!!

Roberta Marin Passos
Psicóloga e Coach
Equipe SC Coaching

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

O processo de Coaching


Quando alguém vivencia o processo de Coaching entra em contato com os “seus pontos fortes” e também com o que precisa e pode ser melhorado.  Entende e amplia sua consciência em relação às ameaças e sabotadores na vida pessoal e profissional, assim como seu propósito e missão de vida. Lidar melhor com o tempo, estabelecer prioridades e gerenciar o stress também são benefícios significativos que podem ser conquistados durante o processo.
Como o processo de Coaching tem uma abordagem sistêmica tanto a pessoa como o sistema (família, empresa, amigos etc.) em que ela está inserida, serão impactados, desta forma os benefícios conquistados serão evidentes a ela e ao grupo a sua volta.
Nós como Coaches precisamos estabelecer uma parceria positiva para que o cliente possa caminhar e se desenvolver inicialmente dentro dos próprios limites, mas com o tempo e com uma parceria sólida e sustentável, o cliente percebe que ele pode ampliar os limites iniciais chegando a lugares inimagináveis por ele mesmo durante o início do processo. Sim, “somos do tamanho dos nossos sonhos” e quando mais do que entendermos racionalmente, nos sentirmos verdadeiramente assim, vamos derrubando fronteiras e vencendo nossos sabotadores, que podem estar sendo sustentados por crenças limitantes, com raízes em valores que nunca foram revistos ou ampliados.
Quem se conhece, eleva suas possibilidades de sucesso, melhora sua auto-estima e trabalha melhor, com isso o nível de comprometimento é positivamente afetado também.
É fato: quando nos tornamos a melhor versão de nós mesmos, nos tornamos imbatíveis!
Stella Costa – Psicóloga e Coach
 CEO SC Coaching

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Fábula do Camundongo



Diz uma antiga fábula que um camundongo vivia angustiado com medo de um gato.

Um mágico teve pena dele e o transformou em gato. Mas aí ele ficou com medo de cão, por isso o mágico o transformou em pantera.

Então ele começou a temer os caçadores.

A essa altura o mágico desistiu. Transformou-o em camundongo novamente e disse:

Nada que eu faça por você vai ajudá-lo, porque você tem apenas a coragem de um camundongo.

É preciso coragem para romper com o que nos é imposto.

Mas saiba que coragem não é a ausência do medo, é sim a capacidade de avançar apesar do medo; caminhar para frente e enfrentar as adversidades, vencendo seus medos.

Pois somente superando os desafios e fazendo mais do que o previsível e esperado, é que chegaremos aos lugares que tanto almejamos em nossas vidas.

Texto: Luis Paulo Luppa.
Equipe SC Coaching.

domingo, 26 de fevereiro de 2012

Mensagem para Refletir!



"Você tem que encontrar o que você gosta. E isso é verdade tanto para o seu trabalho quanto para seus companheiros. Seu trabalho vai ocupar uma grande parte da sua vida, e a única maneira de estar verdadeiramente satisfeito é fazendo aquilo que você acredita ser um ótimo trabalho. E a única maneira de fazer um ótimo trabalho é fazendo o que você ama fazer. Se você ainda não encontrou, continue procurando. Não se contente. Assim como com as coisas do coração, você saberá quando encontrar. E, como qualquer ótimo relacionamento, fica melhor e melhor com o passar dos anos. Então continue procurando e você vai encontrar".

Steve Jobs

sábado, 25 de fevereiro de 2012

A arte do Silêncio


O silêncio é um momento em que se pode perceber muitas coisas mais até do que as palavras propriamente dita,s é o momento em que a criatura se cala, mas o espírito  fala.
Aproveite estas ocasiões para refletir sobre você mesmo, sobre os outros, e que saibamos usa- lo na hora certa e na ocasião certa!

Pense nisso:

Calar sobre sua própria pessoa: É HUMILDADE.
Calar sobre os defeitos dos outros: É CARIDADE.
Calar quando a gente está sofrendo: É HEROISMO.
Calar diante do sofrimento alheio: É COVARDIA.
Calar diante da injustiça: É FRAQUEZA.
Calar quando o outro está falando: É DELICADEZA.
Calar quando o outro espera uma palavra: É OMISSÃO.
Calar quando não há necessidade de falar: É PRUDÊNCIA.
Calar quando DEUS  nos fala no coração: É SILÊNCIO.
Calar diante do mistério que não entendemos: É SABEDORIA.

Autor Desconhecido
Reformulado por: Felipe Rezende – Coaching Assistant – Equipe SC Coaching

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Consumismo


Mais uma vez o título do meu texto parece entrar em contradição com a minha profissão, mas é só impressão.
O trabalho da consultoria de moda não é somente comprar, é saber comprar, é saber aproveitar aquilo que você já tem e fazer outras combinações que você nem tinha pensado, multiplicando assim o seu guarda roupas, e num segundo momento comprar.
Quando for comprar, pensamos naquilo que você já tem, otimizando a sua compra, para que você não tenha somente algumas peças novas no guarda roupas, mas sim uma peça que se multiplique no mínimo em três novas produções.
Claro que durante o meu trabalho algumas roupas serão doadas, outras customizadas ou levadas ao conserto, tudo isso para melhorar o aproveitamento do que você já tem.
Embora todo mundo ache que a palavra moda esta intimamente ligada ao consumismo, saiba que isso é um grande engano, sabendo quem você é, o que você quer, o que você tem, fica muito simples deixar seu guarda roupas otimizado e multiplicar as opções de produções diárias comprando o menos possível.

Fernanda Klink é formada em marketing com especialização na University of California, San Diego, pós graduada em Negócios da Moda com extensão em CoolHunting pelo IED – SP.

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Mensagem para Refletir!



"Liberta-se então da opressão demasiado pesada da vida e conquista a fruição superior do humor".

Sigmund Freud   





quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Máscaras


Os dias tão esperados chegam ao fim. Guardamos as fantasias e para muitos o ano começa. Porém, alguns teimam em manter suas máscaras.....
Adereço antigo, a máscara esteve presente nos teatros gregos, ganhou simbolismos e significados variados ao longo do tempo. Pode ser utilizada de forma lúdica, religiosa e  artística.
Psicologicamente serve como “disfarce”, ou seja, podemos assumir outra identidade, muitas vezes mais confortável do que a real. Assim, muito mais do que esconder, ela pode transformar a vida de quem a possui.
Muitas podem ser nossas máscaras, só nós as conhecemos e só nós sabemos o preço que pagamos para mantê-las. Será que não tê-las seria muito mais caro?
Termino essa pequena reflexão com a frase abaixo que propõe um desafio à própria fraqueza.
“Encontra o caminho aquele que rompe as próprias máscaras, encara a verdade sobre si mesmo, experimenta a amplitude de sua vulnerabilidade e age, superando-se continuamente.” (Maria Aparecida Giacomini Dóro)
Grande abraço,
Roberta Marin Passos
Psicóloga e Coach
Equipe SC Coaching

terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Carnaval e sua História!


O carnaval é considerado uma das festas populares mais animadas e representativas do mundo. Tem sua origem no entrudo português, onde, no passado, as pessoas jogavam uma nas outras: água, ovos e farinha. O entrudo acontecia num período anterior à quaresma e, portanto, tinha um significado ligado à liberdade. Este sentido permanece até os dias de hoje no Carnaval.

O entrudo chegou ao Brasil por volta do século XVII e foi influenciado pelas festas carnavalescas que aconteciam na Europa. Em países como Itália e França, o carnaval ocorria em formas de desfiles urbanos, onde os carnavalescos usavam máscaras e fantasias. Personagens como a colombina, o pierrô e o Rei Momo também foram incorporados ao carnaval brasileiro, embora sejam de origem europeia.

No Brasil, no final do século XIX, começam a aparecer os primeiros blocos carnavalescos, cordões e os famosos "corsos". Estes últimos tornaram-se mais populares no começo dos séculos XX. As pessoas se fantasiavam, decoravam seus carros e, em grupos, desfilavam pelas ruas das cidades. Está ai a origem dos carros alegóricos, típicos das escolas de samba atuais.

No século XX, o carnaval foi crescendo e tornando-se cada vez mais uma festa popular. Esse crescimento ocorreu com a ajuda das marchinhas carnavalescas. As músicas deixavam o carnaval cada vez mais animado.
A primeira escola de samba surgiu no Rio de Janeiro e chamava-se Deixa Falar. Foi criada pelo sambista carioca chamado Ismael Silva. Anos mais tarde a Deixa Falar transformou-se na escola de samba Estácio de Sá. A partir dai o carnaval de rua começa a ganhar um novo formato.

Começam a surgir novas escolas de samba no Rio de Janeiro e em São Paulo. Organizadas em Ligas de Escolas de Samba, começam os primeiros campeonatos para verificar qual escola de samba era mais bonita e animada.

Fonte: Sua Pesquisa.com
Equipe SC Coaching.

domingo, 19 de fevereiro de 2012

sábado, 18 de fevereiro de 2012

Carnaval a festa de sonhos e fantasias, sonhos que vão com os foliões e fantasias que estão na cabeça e no corpo, enfeitando o desejo de ser feliz. No carnaval se encontra a chance de uma conquista e a cada ano, em cada carnaval se renovam as esperanças. No balance de cada roda, se encontra a alegria e empolgação que unida ao desejo de ser feliz, realiza a satisfação do carnavalesco na avenida.
Como diz a letra da velha canção, "mais de mil palhaços no salão", palhaços do riso, do choro, da alegria exagerada e muitas vezes vítimas de suas próprias palhaçadas. Não tem como conter a alegria de foliões exaltados, se na avenida estão todos seus sonhos e desejos, sentimento de liberdade, com sabor de amor e amizade.
Carnaval é assim, um pouco de tudo, e tudo muito assimilado é a mais emocionante das tradições, se os romances são mais acentuados no carnaval, as desilusões vêm no mesmo ritmo; ritmo esse que é difícil ser controlado por pessoas desprovidas de cautela.
Quem sabe, é o que deixa a melhor impressão do carnaval, seja no talento de artistas muito bem inspirados pela alegria ao fazer sua vida dar uma volta sem precedentes.
Carnaval é isso, é uma bateria com milhares de participantes a sincronizar um ritmo que embala desde os simples brincantes aos mais sérios e elegantes. Um trabalho de mestres que sem temer o resultado final confiam na sua equipe e fazem do seu trabalho uma bela resposta aos ouvidos mais afinados.
A felicidade reina nesse lugar, pois o mais problemático dos homens, em plena passarela da alegria, se vê transformado em senhor da euforia, que domina seus sonhos como uma fantasia real, mesmo sendo a realidade desleal.
Uma festa que é sinônimo de alegria, sobretudo o carnaval joga pra longe o entristecer que a rotina do dia-dia nos impõe, mesmo sendo uma alegria momentânea.

Texto Original: Paulo Máster
Reformulado por:  Felipe Rezende – Coaching Assistant – Equipe SC Coaching

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Imagem de Dentro para Fora


Parece contrário ao meu trabalho, mas só parece, vou explicar a vocês.
Qualquer imagem que a gente tenha de nós mesmos ou que a gente queira passar aos outros, são criadas primeiro dentro de nós. E o que eu quero mostrar na verdade é que você só poderá entender melhor o trabalho de uma consultoria de moda quando você souber exatamente o que quer.
Muitos clientes vem a mim querendo uma mudança, mas se o cliente não tiver feito essa mudança dentro de si, tudo o que eu fizer não trará efeito e meu trabalho parecerá sem sucesso, por isso tenho parceria com uma empresa de coaching.
O Coach o ajudará a entender o que você quer, como você quer e como chegar lá e meu trabalho faz parte desta realização, exatamente quando você já sabe quem você é e o que você quer que eu possa lhe ajudar.
Quer um exemplo? Você está indo a uma festa se arrumou impecavelmente e vai, quando chega lá você não se sente à vontade, fica deslocado, uma sensação ruim de não pertencer, mesmo sabendo que você se arrumou de maneira impecável, por que isso? Porque você ainda não está bem consigo.
E já aconteceu o contrário também, você quase saiu de calça de moletom e camiseta, foi à casa de seus melhores amigos, eles estão mais arrumados do que você, mas você se sente bem mesmo assim, por que? Porque você sabe exatamente quem você é e se sente bem assim.
A consultoria de moda vem ajudar na imagem que você quer ter, mas é necessário você saber qual é essa imagem e principalmente estar seguro de si, claro, independente de qualquer coisa, todos nós queremos estar adequados em qualquer ocasião, mas se você não estiver bem com você mesmo, e confiante, todo o meu trabalho será em vão.

Fernanda Klink é formada em marketing com especialização na University of California, San Diego, pós graduada em Negócios da Moda com extensão em CoolHunting pelo IED – SP.

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Perfis Comportamentais



Descobrir o seu perfil pessoal é descobrir a base de seu talento. E o primeiro passo para tirar o melhor proveito dele e quem sabe definir o destino de sua vida, principalmente quando se tem a orientação adequada através da parceria com um Coach.

DISC
Dominância
Influencia
Estabilidade
Conformidade

Perfil D ( Poder )
Características              
Assertivo                        
Iniciador
Competitivo
Esforçado           
Inquisitivo
Direto
Objetivo

Perfil I ( Pessoas )
Características       
Influente                                   
Persuasivo                  
Amistoso              
Verbal          
Comunicativo
Positivo

Perfil S ( Segurança)
Características       
Confiável
Deliberado
Amigável
Persistente
Bom ouvinte
Gentil

Perfil C (Regras e Procedimentos)
Características       
Conforme
Cuidadoso
Sistemático
Preciso
Acurado
Perfeccionista
Logico

No entanto, normalmente não existem pessoas com um perfil puro, ou seja, temos um predominante e sofremos influência maior ou menor dos demais.

Shirley Serra tem formação em Psicologia, Pós-graduação em Adm. de RH pela Fundação Getulio Vargas e MBA em Gestão Empresarial pelo INEA; Consultora de negócios e Business Coach – SC Coaching

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Reconhecimento

“Não sou reconhecido!“

Já ouviu ou pronunciou esta frase? Provavelmente sim.
Pois bem, a historia abaixo nos propõe uma reflexão importante sobre esse tema.

Um caldeireiro foi contratado para consertar um enorme sistema de caldeiras de um navio a vapor que não estava funcionando bem. Após escutar a descrição feita pelo engenheiro quanto aos problemas, e de haver feito umas poucas perguntas, dirigiu-se à sala de máquinas. Olhou para o labirinto de tubos retorcidos, escutou o ruído surdo das caldeiras e o silvo do vapor que escapava, durante alguns instantes; com as mãos apalpou alguns dos tubos. Depois, cantarolando suavemente só para si, procurou em seu avental alguma coisa e tirou de lá um pequeno martelo, com o qual bateu apenas uma vez numa válvula vermelha brilhante. Imediatamente, o sistema inteiro começou a trabalhar com perfeição e o caldeireiro voltou para casa. Quando o dono do navio recebeu uma conta de $1000, queixou-se de que o caldeireiro só havia ficado na sala de máquinas durante quinze minutos e pediu uma conta pormenorizada. Eis o que o caldeireiro lhe enviou: Total da conta: $1.000,00, assim discriminados: Conserto com o martelo: $ 0,50 Saber onde martelar: $ 999,50”

Não se trata da propaganda veiculada na mídia, mas reconhecer e valorizar seu conhecimento: “NÃO TEM PREÇO”

No texto “O Eco”, de semanas atrás, falamos que apenas recebemos o que oferecemos, assim podemos concluir que por trás da frase: Não sou reconhecido, há uma projeção! Ou seja, se você não valoriza seu conhecimento é pouco provável que consiga fazer com que as pessoas o reconheçam.

Roberta Marin Passos
Psicóloga e Coach
Equipe SC Coaching

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Como acertar na escolha do Coach


Um bom Coach é mais do que um profissional atento as necessidades do mercado ou uma nova profissão.

Não basta pagar por uma formação por melhor que ela seja. A certificação não é o suficiente.

“Não basta tirar a carta, é preciso mais para saber dirigir”. E não poderia ser diferente  conosco.

Experiência profissional é essencial para que você não tenha surpresas desagradáveis durante o processo.

Não aceite cegamente o Coach que a sua empresa oferece.

É muito importante se informar como funciona o Coaching e definir seus objetivos. Diferente do que se vende por aí, para vivenciar esta rica experiência, você precisa entender no que efetivamente o processo de Coaching irá lhe auxiliar e se ele está alinhado as suas expectativas.

Um bom profissional fará uma avaliação das suas necessidades e dirá se você poderá se beneficiar do Coaching, ou qual o melhor caminho a seguir neste momento.

Procure marcar uma entrevista inicial e se detenha mais na trajetória, bagagem e experiência profissional do que no título de Coach em si.

Uma boa relação empática também será fundamental para o sucesso desta parceria.

Boa sorte!

Stella Costa – Psicóloga e Coach

CEO – SC Coaching

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

As Mudanças



Comece mudando a si mesmo. Ninguém muda o mundo se não consegue mudar a si mesmo...

Cuide da Saúde do Planeta. Não desperdice água, não jogue lixo no lugar errado, não maltrate os animais ou desmate as árvores. Por mais que você não queira, se nascemos no mesmo planeta, compartilhamos com ele os mesmos efeitos e conseqüências de sua exploração...

Seja responsável: não culpe os outros pelos seus problemas, não seja oportunista, não seja vingativo. Quem tem um pouquinho de bom senso percebe que podemos viver em harmonia, respeitando direitos e deveres... Acredite em um mundo melhor. Coragem, Honestidade, Sinceridade, Fé, Esperança são virtudes gratuitas que dependem de seu esforço e comprometimento com sua Honra e Caráter.

Não espere recompensas por estas virtudes, tenha-as por consciência de seu papel neste processo...

Tenha Humildade, faça o Bem, trabalhe. Não tenha medo de errar, com humildade se aprende fazer o bem atrairá o bem para você mesmo e trabalhando valorizarás o suor de teu esforço para alcançar seus objetivos... Busque a Verdade, a Perfeição, uma posição realista frente aos obstáculos, uma atitude positiva diante da vida...
Defenda, participe, integre-se à luta pacífica pela Justiça, Paz e Amor.

Um mundo justo é pacífico, e onde há paz pode-se estar preparado para viver um grande Amor...

Felipe Rezende
Coaching Assistant
Equipe SC Coaching

domingo, 12 de fevereiro de 2012

Mensagem para Refletir!



Nossas dúvidas são traidoras e nos fazem perder o que com freqüência poderíamos ganhar, por simples medo de arriscar.


sábado, 11 de fevereiro de 2012

Avaliação de Desempenho por Competências



Atualmente todas as políticas corporativas voltadas à Recursos Humanos, na maioria das organizações, é baseada em competências.  As quais diferem de empresa para empresa no que diz respeito às prioridades, determinada pela cultura organizacional, e refletida no padrão de pré-requisitos da sua estrutura de cargos.
Essas competências são base para seleção, avaliação de resultado e desempenho, treinamento e desenvolvimento, política de cargos e em alguns casos até remuneração variável.
É comum encontrarmos um processo muitas vezes bem estruturado,  interno ou por meio de prestação de serviços externos, para avaliação de desempenho baseado no mapeamento das competências individuais ou de times, principalmente em níveis estratégicos e de liderança. Existem muitas ferramentas e teorias utilizadas na identificação dessas competências, e estabelecimento do nível em que se encontram X o ideal para o cargo atual ou plano de carreira.
No entanto, poucas organizações conseguem estruturar ou manter um plano de desenvolvimento individual ou de times, baseado na identificação dessas competências, ou seja,  as pessoas  se deparam com seus pontos fortes  e isso as fortalece, mas não sabem como lidar com os pontos a desenvolver, as ações estabelecidas são superficiais, e quando se fala em desenvolvimento de competência, normalmente se faz necessário uma  mudança de comportamento, o qual sabemos que é gradual e pode ser mais rápido ou lento, dependendo da necessidade, vontade,  incentivo e suporte. Por esse motivo também, muitas vezes não é notória a evolução entre uma avaliação e outra, apesar de treinamentos e capacitações.
Pois um processo de desenvolvimento é baseado no que aprendemos  sim, mas principalmente no que vivenciamos, exatamente o que faz com que o Coaching cresça tanto no mundo corporativo, pois ele proporciona e incentiva essa vivencia, e de fato traz evolução do nível de competências do indivíduo,  gerando resultados mensuráveis em curto prazo.
Shirley Serra tem formação em Psicologia, Pós-graduação em Adm. de RH pela Fundação Getulio Vargas  e MBA em Gestão Empresarial pelo INEA; Consultora de negócios e Business Coach – SC Coaching

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Você Está na Moda?

O que é moda? Muita gente fica me perguntando: - Fe, isso aqui ainda ta “usando”?  Então vamos lá.  Moda é a tendência de consumo da atualidade. A moda é composta de diversos estilos que podem ter sido influenciados sob vários aspectos. Acompanha o vestuário e o tempo, que se integra ao simples uso das roupas no dia-a-dia.
Traduzindo, é aquilo que todo mundo está usando naquele momento.
Mas então se eu uso algo que as pessoas não estão usando naquele momento eu estou fora de moda? Não necessariamente, você pode ser clássica e usar somente peças atemporais, ou você não se deixa levar por modismos, de ter a obrigação de usar a “calça”, a “cor” do momento, mas nem por isso significa que você não está na moda.
E estar na moda é totalmente relativo, você pode ser uma pessoa com muita personalidade e usar algo que era da sua avó, uma peça vintage e se sair muito bem, tudo depende da sua autoconfiança, por incrível que pareça, a pessoa que se sente bem na própria pele transmite isso às pessoas, e se torna bela de qualquer maneira.
Moda é harmonia, é matemática, por mais que não pareça existe toda uma arquitetura de caimento, e proporção, e isso independe do que “todo mundo está usando”.
A conclusão geral é: sinta-se bem, se vista com harmonia e bom senso e use a moda a seu favor, não seja escrava do que “está usando”.
Fernanda Klink é formada em marketing com especialização na University of California, San Diego, pós graduada em Negócios da Moda com extensão em CoolHunting pelo IED – SP.

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

O Coaching e o processo de excelência.

 
Apesar do Coaching já existir no Brasil a mais de uma década, poucas empresas descobriram a revolução que essa metodologia pode trazer para a sua performance, mesmo sendo consenso que através do desenvolvimento e potencialização do capital humano, o único diferencial realmente possível no mundo corporativo, os resultados são sustentáveis e duradouros.
O Coaching veio para criar uma ponte segura entre a necessidade de desenvolvimento das pessoas e do negócio, cujos resultados com a maioria das metodologias tradicionais leva de médio a longo prazo para serem notados, o que torna inclusive para os profissionais de RH um desafio no que diz respeito ao retorno do investimento, perante uma dinâmica organizacional, que demanda resultados de curto, ou ainda curtíssimo prazo.
O processo de forma simplista, apenas faz com que as pessoas conheçam e potencializem suas forças e conhecimentos prévios, delas ou do negócio, através de ferramentas específicas, e foquem no desenvolvimento das competências que são de fato obstáculo para o se atingir  resultados, criando uma mudança de pensamento e conseqüente comportamento e cultura organizacional.
No entanto, o ideal é que essa nova cultura permeie todos os níveis organizacionais, pois como qualquer metodologia com base comportamental o “faça o que eu digo e não o que faço”, não é possível, existe o princípio de que as pessoas incorporam mais aquilo que vivenciam  e observam do que recebem de informação.  A credibilidade pode ser questionada se em algum nível a pratica não estiver congruente com o conceito.
 Esse talvez tenha sido o equívoco das organizações que investiram em treinamento de média liderança e equipes, e não conseguiram resultados diferenciados, até mesmo com conceitos baseados na metodologia do Coaching. É fundamental o apoio da alta gestão, o que acontece facilmente quando passam também pelo processo individual. 
O Coaching em todas as organizações pode ser aplicado no negócio (Business Coach), vivenciado por seus executivos (Executive Coach),  princípio de seus lideres (Leader Coach), caminho para progressão e
sucessão (Career Coach) e forma de desenvolvimento para equipes (Team Coach).  
As empresas que descobrirem isso serão diferencial de mercado por sua excelência !
 
Shirley Serra tem formação em Psicologia, Pós-graduação em Adm. de RH pela Fundação Getulio Vargas  e MBA em Gestão Empresarial pelo INEA; Consultora de negócios e Business Coach – SC Coaching.

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

A Verdadeira Oportunidade



"A vida é feita de oportunidades". Atire a primeira pedra quem nunca se identificou com essa frase clichê, mas tão verdadeira. Oportunidade é o que move todos os dias de nossa vida.

Será que a oportunidade é algo que cai do céu? Algo que vem pelo seu merecimento? Jogada de sorte?

Fernando Pessoa diz que muitos julgam a oportunidade como um presente ou um favor do destino.

Enfim, são muitas as formas de conceber a oportunidade!

Mas, como ela se configura na realidade? Ela é um presente do destino ou uma situação bem trabalhada?

“Tem uma historinha que diz que um vendedor foi enviado para uma cidade, para vender sapatos, chegando lá ele se desesperou e ligou para seu chefe: - Olha, aqui será muito difícil vender sapatos, pois as pessoas estão acostumadas a andar descalças. O chefe o mandou de volta para sua cidade. Na sequência um outro vendedor apareceu  naquela cidade e enlouquecido ligou para seu chefe e disse: - Vamos enriquecer, pois nesta cidade ninguém tem sapatos! “

A verdadeira oportunidade é você quem faz!  

Para alguns o “copo é meio cheio”, para outros o mesmo copo é, “meio vazio”.

Isso aponta também as diferenças do ser humano, mas não precisamos ter a síndrome de Gabriela: “Eu nasci assim, eu cresci assim”, você pode buscar recursos que ampliem e transponha dificuldades que podem se tornar grandes obstáculos na sua vida.

Um desses recursos pode estar no Coaching.

 Não perca a chance de criar oportunidades!!!!!

Grande Abraço

Roberta Marin Passos
Equipe SC Coaching

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

A Paixão



Não gosto de pensar na Paixão como algo técnico e estático, difícil defini-la como um conceito. Toda vez que estou diante de um paciente ou cliente muito apaixonado fico num dilema: embarcar no entusiasmo do apaixonado ou ser a “carrasca” da paixão, trazendo a consciência e a realidade muitas vezes fria e cruel para quem está nas nuvens. Nunca achei dentro da Psicologia uma boa definição para esta mistura de sentimentos e sensações tão poderosa. . .

A paixão é visceral, tem movimento e ação.

Penso que Lenine captou muito bem essa força avassaladora e muitas vezes destruidora que chamamos de paixão...

Aquilo que dá no coração
E nos joga nessa sinuca
Que faz perder o ar e a razão
E arrepia o pêlo da nuca
Aquilo reage
em cadeia
Incendeia
o corpo inteiro
Faísca, risca, trisca, rodeia
Dispara o rito certeiro


Avassalador
Chega sem avisar
Toma de assalto, atropela
Vela de incendiar
Arrebatador
Vem de qualquer lugar
Chega, nem pede licença
Avança sem ponderar

Aquilo bate, ilumina

Invade a retina
Retém no olhar
O lance que laça na hora
Aqui e agora,
Futuro não há
Aquilo se pega de jeito
Te dá um sacode
Pra lá de além
O mundo muda, estremece
O caos acontece
Não poupa ninguém;


Stella Costa – Psicóloga e Coach
Equipe SC Coaching

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

CONSCIÊNCIA, COERÊNCIA E CONSISTÊNCIA


“O pessimista se queixa do vento, o otimista espera que ele mude e o realista ajusta as velas” William George Ward
São vários os momentos da vida nos quais nos deparamos com grandes escolhas. As tais crises existenciais não são somente aquelas nas quais nos perguntamos “quem sou eu?”, “que caminho devo seguir?” ou “por que estou aqui?”. Quase sempre os questionamentos são mais corriqueiros, como quando decidimos por um novo trabalho, uma viagem de final de ano ou o modelo do carro novo.
Apesar de tomarmos decisões a todo o momento, o desafio de fazer a escolha certa é constante. Dia desses assisti a um treinamento sobre o tema onde o maior aprendizado foi: não existe escolha certa, existe sim o melhor processo de tomada de decisão.
Essa reflexão me fez pensar sobre o motivo pelo qual algumas pessoas têm sucesso e outras não: as escolhas feitas ao longo dessa jornada fazem toda diferença. Por conta disso, decidi adotar um modelo que agora compartilho com vocês.
1º passo: Estar consciente. Ter clareza da situação atual e dos possíveis impactos de cada escolha é a base da tomada de decisão, em minha opinião, é claro. Não basta olhar ao redor: é preciso olhar para dentro de si mesmo. Segundo o dicionário Aurélio, consciência significa “atributo pelo qual o homem pode conhecer e julgar sua própria realidade; faculdade de estabelecer julgamentos morais dos atos realizados; conhecimento imediato de sua própria atividade psíquica; noção”. Nesse sentido, estar consciente é ter lucidez sobre a situação de forma holística. Apenas estando consciente é possível sentir-se responsável pelos próprios atos. Parece simples, mas não é, afinal quantas pessoas você conhece que vivem culpando coisas e pessoas pelo que lhes acontece?
2º passo: Ser coerente. Se você escolheu um caminho, então deve estar preparado para seguir por ele. Ouço muitas pessoas usarem a frase “cuidado com o que você pede, pois um dia pode se tornar realidade”. Isso é tão incoerente... ter “cuidado” com algo que se deseja não parece inteligente. Prefiro essa frase da seguinte forma: “prepare-se para o que você pede”. Ser coerente é agir de acordo com seus objetivos, afinal apenas definir um propósito não é garantia de realização. É preciso rever suas crenças, quebrar paradigmas não compatíveis com o que se deseja, adquirir novas capacidades, enfim: munir-se de competências. Não espere pelo vento, ajuste as velas.

3º passo: Mantenha a consistência. Algumas pessoas confundem persistir com insistir. Insistência é repetição, é “bater na mesma tecla”, é tentar vencer pelo cansaço. A persistência é tentar de formas diferentes alcançar um objetivo definido. Ser consistente é saber quando insistir e quando persistir. A consistência é algo de intenso fundamento, que tem propósito claro e demonstra força na sua sustentação. Construir bases sólidas é fundamental para manter-se firme no propósito.
Esse é um caminho que parece óbvio, no entanto para algumas pessoas é mais fácil encontrar desculpas para justificar a manutenção dostatus quo do que desafiar-se a novas maneiras de se fazer as coisas ou de se tornar uma pessoa melhor. Como diria meu amigo Cesar Souza, “você é do tamanho dos seus sonhos”. Lembre-se que para tornar sonhos realidade é preciso estar acordado e disposto. Afinal, a questão não é o preço que se paga, mas o preço que se está disposto a pagar. A promessa pode ser do outro, mas a decisão é sua!

Texto Original: Carolina Manciola
Reformulado por: Felipe Rezende – Coaching Assistant –Equipe SC Coaching

Seja mais um seguidor da SC Coaching no Facebook.