quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Meta ESPERTA



Específica
Sistêmica
Positiva
Evidência
Recurso
Tamanho
Alternativas


1.    Esperta:
Você precisa especificar exatamente o que quer no tempo presente, em uma  linguagem que use imagens, sons, sensações, para ativar padrões neurológicos que gerem novos resultados. A sua meta precisa ser iniciada por você e depender de você.

→ O que você quer? Em que contextos? Onde? Quando? Com quem?
→ O que, especificamente, você vai ver? Sentir? Ouvir? Estar fazendo?

2.    Sistêmica:
Você deve considerar o efeito da realização da sua meta  em nível sistêmico, isto é, como vai combinar com as suas outras metas, como vai afetar outras áreas da sua vida, a sua família, o seu ambiente de trabalho etc.

→ Como a realização da meta vai afetar sua vida? → O que você vai ganhar?Perder?
→ Ela é congruente com seus valores?

3.    Positiva:
A sua meta precisa ser elaborada em termos positivos.

Uma meta negativa, do tipo: “Eu não quero comer demais”.
Cria um ensaio mental desse comportamento. Também se inclui nesta categoria “Eu quero parar de...”, “Eu quero viver sem...”.

→ A minha meta gera imagens daquilo que eu quero ao invés daquilo que não quero!

4.    Evidência:
Você precisa ter uma evidência de que conseguiu a sua meta e precisa ter “feedback” durante  o processo para se auto corrigir.

→ Como vou saber que estou conseguindo  me aproximar da minha meta?
→ Que evidências vou usar?

5.    Recursos:
Você precisa identificar que recursos já têm e que recursos precisa para levá-lo do estado atual para o estado desejado.

→ Que capacidades e recursos eu já tenho para me ajudar a conseguir minha meta?                                                                                                                                       
Que outros mais eu preciso?

6.    Tamanho:
A sua meta precisa ser trabalhada com um enfoque de tamanho adequado. A meta grande demais precisa ser dividida em áreas a serem trabalhadas separadamente.

→ A meta é desafiante?
→ É grande demais? Pequena demais?
→ Esse objetivo é possível de ser atingido?

7.    Alternativas:
A sua meta precisa ter opções no plano de ações. Uma opção é limitada, duas criam um dilema e, três, permitem a escolha.

→ Qual é o seu plano de ação? Como você vai lidar com as dificuldades ou desafios?

Shirley Serra tem formação em Psicologia, Pós-graduação em Adm. de RH pela Fundação Getulio Vargas  e MBA em Gestão Empresarial pelo INEA; Consultora de negócios e Business Coach – SC Coaching.

2 comentários:

Seja mais um seguidor da SC Coaching no Facebook.