sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Como Se Comportar Numa Liquidação


Não sei vocês, mas meus olhos brilham quando vejo a palavra liquidação ou sale. Mas para não ser uma consumista impulsiva, aqui vão algumas dicas de como se comportar numa situação dessas:
1.       Antes de sair de casa dê uma olhada no que já tem no armário;

2.       Verifique na liquidação o que realmente tem a sua numeração, nada de comprar menor esperando emagrecer, maior para depois mandar a costureira apertar, compre no seu número;

3.       Evite peças de “modinha” se esta estação esta acabando, provavelmente você não usará na próxima;

4.       Procure verificar as tendências da próxima estação, assim esta peça poderá ter outros usos;

5.       Verifique se o desconto é verdadeiro ou se aumentaram o preço original, não seja enganado;

6.       Verifique se você já tem uma peça semelhante ou com ocasião de uso semelhante, por exemplo: Você já tem uma sapatilha preta de bico fino, para que comprar uma de bico redondo com um brilho na ponta? Elas têm a mesma ocasião de uso, isso não vale para peças básicas, como uma regata branca, uma a mais é sempre útil enquanto a outra estiver lavando;

7.       Como você olhou suas coisas antes de sair, pense se esta peça combinará com o que você já tem em casa, nada pior do que chegar das compras e descobrir que aquela peça não combina com absolutamente nada!

8.       Pense se dá para fazer mais de uma combinação com esta peça, é ótimo saber que a peça será útil.

9.       Não exagere em peças que você nunca usa, com preço baixo acabamos exagerando, exemplo:  comprando roupas de festa, sendo que nunca vai à uma festa;

10.   Aproveite para comprar peças clássicas, que nunca sairão de moda.
De uma matéria no Fantástico, como o cérebro funciona numa liquidação:
...a neurociência hoje sabe que a racionalidade é apenas um fator pequeno na hora de tomar decisões. O que decidimos fazer, inclusive comprar e não comprar, depende de uma competição entre dois circuitos do cérebro ao mesmo tempo, como os pratos de uma balança.

O prato positivo é o sistema de recompensa, que representa quanto prazer teremos com o objeto que pensamos comprar. Quanto mais desejamos uma coisa, mais intensa é a ativação desse sistema e mais forte é a nossa motivação para a compra.

O prato negativo é uma região do córtex da ínsula, que representa dor, desgosto ou outras emoções negativas. No caso, a dor de ficar sem aquele valor em dinheiro, de gastar.

A atividade da ínsula representa o custo da decisão. Quanto maior é a ativação, maior é a dor da compra. A ínsula é o freio que mantém a carteira fechada.

O que decidimos fazer depende de qual dos dois circuitos fala mais alto. Depende também da região medial córtex pré-frontal, que avisa quando o custo real é menor do que você imaginava. Ou seja, quando se trata de uma oportunidade imperdível...
De resto, divirta-se, porque não tem nada melhor do que aproveitar uma liquidação e conseguir aquela peça que você estava paquerando pela metade do preço!
Fernanda Klink é formada em marketing com especialização na University of California, San Diego, pós graduada em Negócios da Moda com extensão em CoolHunting pelo IED – SP.

2 comentários:

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