Não sei vocês, mas meus olhos brilham quando vejo a palavra liquidação ou sale. Mas para não ser uma consumista impulsiva, aqui vão algumas dicas de como se comportar numa situação dessas:
1. Antes de sair de casa dê uma olhada no que já tem no armário;
2. Verifique na liquidação o que realmente tem a sua numeração, nada de comprar menor esperando emagrecer, maior para depois mandar a costureira apertar, compre no seu número;
3. Evite peças de “modinha” se esta estação esta acabando, provavelmente você não usará na próxima;
4. Procure verificar as tendências da próxima estação, assim esta peça poderá ter outros usos;
5. Verifique se o desconto é verdadeiro ou se aumentaram o preço original, não seja enganado;
6. Verifique se você já tem uma peça semelhante ou com ocasião de uso semelhante, por exemplo: Você já tem uma sapatilha preta de bico fino, para que comprar uma de bico redondo com um brilho na ponta? Elas têm a mesma ocasião de uso, isso não vale para peças básicas, como uma regata branca, uma a mais é sempre útil enquanto a outra estiver lavando;
7. Como você olhou suas coisas antes de sair, pense se esta peça combinará com o que você já tem em casa, nada pior do que chegar das compras e descobrir que aquela peça não combina com absolutamente nada!
8. Pense se dá para fazer mais de uma combinação com esta peça, é ótimo saber que a peça será útil.
9. Não exagere em peças que você nunca usa, com preço baixo acabamos exagerando, exemplo: comprando roupas de festa, sendo que nunca vai à uma festa;
10. Aproveite para comprar peças clássicas, que nunca sairão de moda.
De uma matéria no Fantástico, como o cérebro funciona numa liquidação:
...a neurociência hoje sabe que a racionalidade é apenas um fator pequeno na hora de tomar decisões. O que decidimos fazer, inclusive comprar e não comprar, depende de uma competição entre dois circuitos do cérebro ao mesmo tempo, como os pratos de uma balança.
O prato positivo é o sistema de recompensa, que representa quanto prazer teremos com o objeto que pensamos comprar. Quanto mais desejamos uma coisa, mais intensa é a ativação desse sistema e mais forte é a nossa motivação para a compra.
O prato negativo é uma região do córtex da ínsula, que representa dor, desgosto ou outras emoções negativas. No caso, a dor de ficar sem aquele valor em dinheiro, de gastar.
A atividade da ínsula representa o custo da decisão. Quanto maior é a ativação, maior é a dor da compra. A ínsula é o freio que mantém a carteira fechada.
O que decidimos fazer depende de qual dos dois circuitos fala mais alto. Depende também da região medial córtex pré-frontal, que avisa quando o custo real é menor do que você imaginava. Ou seja, quando se trata de uma oportunidade imperdível...
O prato positivo é o sistema de recompensa, que representa quanto prazer teremos com o objeto que pensamos comprar. Quanto mais desejamos uma coisa, mais intensa é a ativação desse sistema e mais forte é a nossa motivação para a compra.
O prato negativo é uma região do córtex da ínsula, que representa dor, desgosto ou outras emoções negativas. No caso, a dor de ficar sem aquele valor em dinheiro, de gastar.
A atividade da ínsula representa o custo da decisão. Quanto maior é a ativação, maior é a dor da compra. A ínsula é o freio que mantém a carteira fechada.
O que decidimos fazer depende de qual dos dois circuitos fala mais alto. Depende também da região medial córtex pré-frontal, que avisa quando o custo real é menor do que você imaginava. Ou seja, quando se trata de uma oportunidade imperdível...
De resto, divirta-se, porque não tem nada melhor do que aproveitar uma liquidação e conseguir aquela peça que você estava paquerando pela metade do preço!
Fernanda Klink é formada em marketing com especialização na University of California, San Diego, pós graduada em Negócios da Moda com extensão em CoolHunting pelo IED – SP.
Boas dicas Fernanda. Vou lembrar na próxima liquidação. Talita
ResponderExcluirQue ótimo Talita, aproveite! Bjs, Fe
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