quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Os 5 estágios, segundo Tuckman


Iniciamos um Novo Ano, cheio de expectativas, planos e reflexões. Este momento do mundo corporativo é ideal para a avaliação dos resultados individuais, de equipes e de estabelecimento de novas metas, objetivos e até mesmo regras, normas e processos.  
Principalmente quando as equipes passam por alguma mudança no time, seja gerada pelo acréscimo de um novo integrante ou líder, devido normalmente às boas expectativas de negócios ou a diminuição do grupo, quando há necessidade de reestruturação frente a algum balanço desfavorável do ano anterior e ainda a busca por redução de custos.
Segundo TUCKMAN, existem estágios bem definidos para a formação de um time, seja um grupo de trabalho, de excursão em férias, de um reality show, enfim, qualquer grupo independentemente do propósito, tamanho ou tempo de convivência. São eles:
Estagio 1 – Formação: Todas as pessoas buscam serem aceitas, tudo é “legal”, não se observam, comentam ou criticam os defeitos, estão abertos e aceitam facilmente regras, normas, e buscam na figura do líder apoio e orientação.
Estagio 2 – Tempestade ou Conflito: Criam problemas, entram em conflito, testam limites, desafiam a autoridade e competência do líder, colocam desejos individuais à frente do time e  não aceitam os feedbacks negativos.
Estagio 3 – Normalização: As normas do grupo surgem naturalmente. Há o estabelecimento de confiança, compartilhamento, feedbacks são bem-vindos, existe foco em metas e resultados e maior compreensão e aceitação entre os membros.
Estagio 4 – Desempenho: Bom funcionamento em termos de tarefas comuns, possível engajamento na forma de pensar e exclusão dos que não contribuem com o time; possibilidade também de desmotivação, devido à rotina estabelecida e à falta de metas e objetivos desafiadores, perspectivas ou ainda a inabilidade de lidar com os problemas já conhecidos.
Estagio 5 – Suspensão ou Término: Quando o grupo tem sentimentos de separação ou perda, término de um projeto, de um ano, saída de um líder, de um membro ou até mesmo uma promoção. Sendo que quando há uma situação de mudanças constantes, independentemente do estágio em que o grupo se encontrava, o mesmo se instala e um novo ciclo se reinicia.
Sendo que para cada um desses estágios existe uma forma mais adequada de intervenção, orientação e possibilidade de desenvolvimento; porém, quando se é um Líder Coach ou se atua como Coach de Times, esta avaliação é a primeira fase do processo de Coaching.
Portanto, de forma simplista, vamos aproveitar o início do novo ano e do novo ciclo que se inicia com metas e objetivos bem definidos. Isto fará toda a diferença no resultado esperado do time e principalmente, na forma como buscarão alcançá-lo.
Que 2012 seja repleto de realizações!

Shirley Serra tem formação em Psicologia, Pós-graduação em Adm. de RH pela Fundação Getulio Vargas  e MBA em Gestão Empresarial pelo INEA; Consultora de negócios e Business Coach – SC Coaching.

3 comentários:

  1. Interessante Shirley. Bom ano. Maria Rita

    ResponderExcluir
  2. Shirley, quando estava lendo seu texto fiquei pensando no Big Brother, eu assisto ao programa e o grupo passa realmente por estes estágios. Concorda? Paula Correa

    ResponderExcluir
  3. Com certeza, principalmente nesse tipo de programa onde existe a intensão por parte da emissora em criar situações e cenários que aceleram esses estágios, portanto, conseguimos visualizar claramente todos.
    Abraço.
    Shirley Serra

    ResponderExcluir

Seja mais um seguidor da SC Coaching no Facebook.