terça-feira, 11 de outubro de 2011

Coaching como deve Ser!


A cada dia que passa mais citações a respeito de Coaching são encontradas nas mais diversas publicações e na internet. Algumas apenas fazendo menção ao uso deste poderoso instrumento de desenvolvimento individual, outras envolvendo o Coaching em uma aura de modismo e promessas de duvidoso cumprimento. Outras, principalmente na internet, com conteúdos realmente úteis. Coaching não é modismo, e também não é uma novidade. É uma prática quase tão antiga quanto a própria humanidade, e que ao longo do tempo, vem se desenvolvendo à luz do conhecimento, da observação sistemática e pela aplicação de teorias e conceitos de várias áreas do conhecimento. Em países mais desenvolvidos é uma prática quase que institucionalizada, até mesmo arraigada em algumas culturas.
Algo que pessoas mais experientes e mais preparadas faziam com outras pessoas a quem esta experiência e preparo pudesse resultar em crescimento pessoal e profissional. Uma prática acima de tudo, solidária. Atualmente, profissionais das mais diversas áreas dedicam-se à prática de Coaching por isso a formação do profissional e sua experiência são essenciais para se ter certeza e credibilidade quanto à atuação do profissional e do processo. A SC Coaching só trabalha com Psicólogos e profissionais com experiência e excelência acadêmica em relacionamento humano, oferecendo o suporte e a garantia de um processo curto sem ser superficial. O Coaching, não é uma exclusividade brasileira,  é objeto de estudo e pesquisa em grandes centros do conhecimento mundial; Cada vez mais conhecimento e literatura de boa qualidade estão disponíveis aos interessados em desenvolver a atividade, com a necessária compreensão dos conceitos e campos de conhecimento necessários à prática como atividade remunerada relevante e reconhecida por profissionais e executivos em todos os níveis organizacionais.
No Brasil até o momento, uma única entidade representativa de categoria profissional, o Conselho Regional de Administração de São Paulo, vem desenvolvendo diversas atividades e etapas no sentido de tornar o Coaching uma atividade, que, quando exercida por Administradores, se sujeite às orientações do Perfil do Administrador no Exercício da Atividade de Coaching, assim como ao Código de Conduta e Melhores Práticas do Administrador no Exercício da Atividade de Coaching, Assim podemos dizer que hoje há muita gente praticando Coaching, mas há pouca gente que verdadeiramente é Coach.
A diferença entre uns e outros é que os primeiros aplicam um conjunto de técnicas ou métodos que aprenderam em algum curso ou em algum lugar. Os segundos apresentam um conjunto bastante claro e evidente de atributos e habilidades, e a despeito de dominarem ou não técnicas ou métodos descritos, conseguem efetivamente contribuir significativamente para o desenvolvimento de seus clientes. Possuem um bem precioso - a combinação feliz de maturidade com conteúdo. Como identificá-los?Em primeiro lugar, é preciso saber que a capacidade de um indivíduo ser um bom Coach é diretamente relacionada ao grau de conhecimento e clareza a respeito de si próprio, seus valores e suas intenções. Ninguém pode proporcionar a outros, aquilo que não possui em si próprio.Ao buscar um bom Coach, é preciso que ele demonstre um interesse genuíno em ajudá-lo, pois os bons Coaches possuem um interesse muito forte e verdadeiro, e demonstram isso, em ver seus clientes evoluir e crescer.
Bons Coaches gostam de pessoas. Eles nunca se colocarão acima do cliente, e não tentarão dirigi-lo. Colocar-se-ão sempre a seu lado. Terão claramente as características da maturidade: auto-percepção, autocontrole, auto-motivação, ética e sigilo. Profissionais como os bons Psicólogos, por exemplo, têm estas características como regras de ouro.
Por Luis Eduardo Rezende Caracik com participação SC Coaching (Stella Costa Psicóloga e Coach / CEO SC Coaching)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja mais um seguidor da SC Coaching no Facebook.