segunda-feira, 26 de março de 2012

Essencial para a Liderança




A exigência em torno da atuação dos líderes tem sido cada vez mais incisiva, afinal cabe a eles gerir outras pessoas e fazê-las alcançar metas, dar os resultados esperados às necessidades da companhia. Ao contrário do que acontecia no passado, o papel do “chefe” não é mais restrito dar ordens e “ponto final”. Hoje, as ações da liderança vão além. O líder tornou-se um importante elo entre a empresa e as equipes, pois através dele as pessoas sabem o que se espera delas e quais os caminhos a serem trilhados para conquistar resultados.

Por isso, ter apenas competências técnicas não torna um profissional em um líder. É fundamental ter em sua bagagem competências comportamentais para aplicá-las junto no dia a dia da equipe. Abaixo, seguem algumas atitudes que ajudam o comandante do barco e dar confiança aos seus tripulantes, ou seja, às pessoas que estão com ele e o ajudarão em novas conquistas.
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1 - Ir à busca do desenvolvimento, ou seja, não esperar que a organização ofereça treinamentos, cursos, entre outras ferramentas. O desenvolvimento pode ser obtido através da leitura de livros, sites, revistas especializadas, um bom programa exibido na TV. Enfim, não é obrigatório fazer investimentos altos para desenvolver novas competências.

2 - Não temer às inovações, aos processos de mudanças que estão presentes no dia a dia de qualquer profissional. Para vencer barreiras é indispensável tornar-se resiliente.

3 - Ao gestor não basta ouvir, é preciso escutar. Prestar atenção ao que as outras pessoas falam, sejam superiores imediatos ou subordinados, é uma rica oportunidade para identificar falhas e acertos na forma como exercita a liderança.

4 - Equilíbrio entre a vida profissional e pessoal. Saber dosar os momentos de dedicação ao trabalho e de lazer, seja com a família ou os amigos, faz com que o gestor acumule tensões e, consequentemente, descarregue todo o “peso” em cima dos seus liderados.

5 - Há quem acredite que cabe ao gestor apenas gerir o processo de feedback. No entanto, a liderança também precisa ter ciência de que ter um retorno sobre seu desempenho é fundamental, para que identifique os pontos fortes e aqueles que necessitam ser trabalhados.





6 - O líder exerce o papel de dar um norte à sua equipe. Mas, ele também é humano e passível de cometer erros. Reconhecer que se equivocou diante de uma situação não enfraquece o gestor, pelo contrário. Isso faz com que os seus subordinados vejam nele um exemplo a ser seguido e considerar o erro como uma oportunidade de aprendizado.

7 - Descentralizar atividades sem medo de perder espaço. Por mais que detenha conhecimentos, a liderança possui limitações e precisa delegar atividades aos demais profissionais que estão ao seu redor. Tentar ser o “Super-Homem” e fazer tudo sozinho é mesmo que pular um muro alto, sem saber o que está do outro lado.

8 – Não se sinta em um pedestal, apenas porque detém o comando de uma equipe. Seja capaz de valorizar a transparência na sua gestão através de uma comunicação ativa com os que o cercam. Isso estreitará a relação líder-liderado e melhorará significativamente o clima organizacional.

9 - Saiba compartilhar com os subordinados os problemas como, por exemplo, a não obtenção das metas alcançadas. Quando isso ocorrer, não haja como um atirador e jogue a culpa no primeiro que aparecer. Abra espaço para o diálogo e receba sugestões, troque ideias. Quem sabe nesse momento surge uma “luz” para contornar um momento delicado.

10 - Da mesma forma que os problemas do departamento devem ser partilhados por todos, as conquistas também devem ser comemoradas coletivamente. Se o setor que está sob sua responsabilidade alcançou ou superou as expectativas da empresa, divida essa conquista com sua equipe. Afinal, todos deram sua parcela de contribuição.

Autor Desconhecido
Material selecionado pela Equipe SC Coaching.

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