terça-feira, 13 de março de 2012

Mas afinal, Coaching é ou não é terapia?


A principal função do coach no processo de Coaching é a de facilitar à auto-consciência, a identificação do potencial de realização, a definição dos objetivos, a elaboração e acompanhamento do plano de ação e o reconhecimento das conquistas do cliente.

O processo de Coaching facilita a eliminação das barreiras e obstáculos que impedem e limitam nossas ações e potencial de transformação e adaptação a uma nova situação.

A participação do coach é a de facilitar o desenvolvimento, ajudando o cliente na identificação dos seus desejos, para que ele possa atingir sua autonomia, auto-realização e êxito, através da concretização dos seus objetivos.

O coach não dá treinamento, não ensina, não define padrões, não avalia o desempenho.
Além disso, não cabe ao Coach dar conselhos e ser especialista em qualquer atividade da vida do cliente.

Durante o processo de Life Coaching não é o coach e sim o cliente quem identifica e estabelece os objetivos que ele mesmo pretende atingir.

Passar por um processo de Coaching pode ser bastante revolucionário e transformador, mas não é o mesmo que fazer terapia, embora em ambos os processos a confidencialidade seja importante e a relação empática estabelecida.

No processo Psicoterápico a história de vida, os relacionamentos anteriores, assim como os problemas e padrões de comportamento terão foco central.
No processo de Coaching as recordações não compõem o eixo principal do trabalho, pois o processo tem como foco: presente e futuro, revelando as possibilidades presentes e tendo em vista o despertar da consciência para a ação.

Durante as sessões de Coaching, embora os afetos e emoções possam atravessar à linguagem do cliente, o que é natural, as dificuldades de ordem emocional, traumas, angústias e sofrimentos não serão abordados e trabalhados com profundidade. Se for identificado que o cliente necessita deste suporte, o coach poderá dar este feedback ao cliente e recomendar o início de  um processo Psicoterápico.
Stella Costa – Psicóloga e Coach
CEO SC Coaching

2 comentários:

  1. Olá Stella, gostei muito da explicação. Parabéns por este trabalho. Abs. Marcos

    ResponderExcluir
  2. Explicação exemplar. Para leigos é importante o discernimento entre terapia e processo de coaching. Nádia

    ResponderExcluir

Seja mais um seguidor da SC Coaching no Facebook.