quinta-feira, 1 de março de 2012

Feedback

Feedback

O que é Feedback?

Revelação da sua percepção → de como o comportamento do outro está afetando a você mesmo, as outras pessoas, a equipe, o bom andamento dos trabalhos e a organização.

Um método SCI para o Feedback

Situação - Comportamento – Impacto


Situação
Comportamento
Impacto
Impacto na Equipe
Esta tarde perto das máquinas de café
Você disse aos outros que nós tivemos uma péssima idéia e vamos falhar
Eu fiquei muito chateado
Nossa equipe pode pensar que nós somos incompetentes


Finalize sempre solicitando uma ação: O que poderia fazer com relação a isso?

Tipos de Feedback

-         Corretivo
-          Reconhecimento
-          Desenvolvimento  



Porquê o feedback é importante ?


POR QUE É DIFÍCIL DAR FEEDBACK?

Temos a tendência de sermos parciais e avaliativos, utilizamos o processo de feedback como desabafo nosso (alívio ou tensão) ou agressão (velada ou manifesta).

Tememos as reações do outro - sua mágoa, sua agressão, etc. - pois feedback ainda é percebido como crítica e tem implicações emocionais (afetivas) e sociais , ou seja,  pode comprometer a amizade e/ou o bom relacionamento.

Feedback – guia prático

         Fale sobre seu objetivo
         Fale sobre os detalhes do seu objetivo e verifique a compreensão da outra pessoa
         Solicite e negocie soluções
         Discuta possiveis obstáculos
         Aplique treinamento se necessário
         Estabeleça pontos de controle
         Expresse confiabilidade e agradeça a outra pessoa


Por que é difícil receber
Feedback?

       É difícil aceitar nossas ineficiências e ainda mais admiti-las para os outros, publicamente. Podemos reagir defensivamente:

          Parando de ouvir

          Negando a validade do feedback

          Agredindo o comunicador, apontando-lhe os seus erros

          Não reconhecendo características da nossa personalidade

        Como receber feedback

Desarme-se
Respire
Mantenha o autocontrole
Ouça cuidadosamente
Pergunte / Clarifique
Processe o feedback
Organize o que ouviu
Reconheça pontos válidos


Shirley Serra tem formação em Psicologia, Pós-graduação em Adm. de RH pela Fundação Getulio Vargas e MBA em Gestão Empresarial pelo INEA; Consultora de negócios e Business Coach – SC Coaching.

2 comentários:

  1. Muito bom!! Dar e receber feedbacks é essencial para o desenvolvimento profisional. Sidney

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  2. Muito bom Shirley. Parabéns pelo trabalho. Mariana

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