O processo de Coaching se inicia através de um Assessment, ou seja, um levantamento sobre os segmentos do negócio ou características predominantes do indivíduo, para que o Coach possa entender o cenário e identificar sua área de atuação, em parceria com o Coachee.
No entanto, existem inventários no mercado (Ex: DISC, Alfa, MBTI) que possibilitam otimizarmos esse processo, o que no mundo corporativo é fundamental, pois servem como base para definição da área ou competência à ser fortalecida ou desenvolvida, isso dependerá da estratégia a ser adotada, visando os melhores resultados no desenvolvimento de competências pessoais ou organizacionais.
No entanto, algumas considerações precisam ser feitas, para que o propósito seja de fato atingido e o processo não seja comprometido. Toda e qualquer ferramenta, cientificamente comprovada, refletirá TENDÊNCIAS do indivíduo, e como todo instrumento relacionado a comportamento, personalidade, enfim, características humanas, as mesmas sofrerem influência do meio e do momento de vida, portanto não seria prudente entendermos como um “retrato” fiel da pessoa, principalmente quando se utiliza um único instrumento, pois o ideal para um processo robusto é a combinação de várias ferramentas e metodologias, que geram um resultado ainda mais consistente. Quando confirmamos ou complementamos com ferramentas de avaliação de perfil e de resultados, entrevistas por competências, dinâmicas, e avaliações 360º entre outras, preferencialmente em forma de Workshop (2 a 3 dias de forma dedicada) , tornamos o processo extremamente rico e rápido.
Com as informações geradas no mesmo, já é possível mapeamento de desempenho e potencial dos recursos humanos da empresa, subsídios para levantamento de Necessidade de Treinamento, Elaboração de Plano de Sucessão e Progressão, além de Plano de Desenvolvimento Individual ou de Equipes, onde o Coaching vem agregar ao processo de desenvolvimento desses profissionais e da organização, exatamente no que é o maior desafio, a mudança de comportamento e cultura organizacional, impulsionando ações práticas e disciplinadas que serão refletidas em resultados concretos.
O Desenvolvimento de Pessoas é essencial para as organizações alavancarem e manterem seus resultados em níveis competitivos no mercado atual, além de ser um fator de retenção para seus talentos, portanto, se faz necessário o cuidado na utilização dos processos, métodos e ferramentas mais adequados.
Shirley Serra tem formação em Psicologia, Pós-graduação em Adm. de RH pela Fundação Getulio Vargas e MBA em Gestão Empresarial pelo INEA; Consultora de negócios e Business Coach – SC Coaching.
Shirley, sou engenheiro e empresário. Gostei muito do seu texto. Parabéns pela reflexão. Att Paulo Rodrigues
ResponderExcluirComo empresária me sinto mais segura de implantar um processo de Coaching na minha empresa depois de ler o texto. Muito esclarecedor. Parabéns!
ResponderExcluirObrigada Paulo por seu comentário,meu objetivo é contribuir para o sucesso das pessoas e do negócio. Abraço! Shirley Serra
ResponderExcluirObrigada a todos pelos comentarios, continuem acompanhando nosso blog. Shirley Serra
ResponderExcluirParabéns Shirley! Adorei. Tenho acompanhado o Blog e percebo que você veio agregar. Mauro
ResponderExcluir