quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Avaliação do perfil e o processo de Coaching



O processo de Coaching se inicia através de um Assessment, ou seja, um levantamento sobre os segmentos do negócio ou características predominantes do indivíduo, para que o Coach possa entender o cenário e identificar sua área de atuação, em parceria com o Coachee.

No entanto, existem inventários no mercado (Ex: DISC, Alfa, MBTI) que possibilitam otimizarmos esse processo, o que no mundo corporativo é fundamental, pois servem como base para definição da área ou competência à ser fortalecida ou desenvolvida, isso dependerá da estratégia a ser adotada, visando os melhores resultados no desenvolvimento de competências pessoais ou organizacionais.

No entanto, algumas considerações precisam ser feitas, para que o propósito seja de fato atingido e o processo não seja comprometido. Toda e qualquer ferramenta, cientificamente comprovada, refletirá TENDÊNCIAS do indivíduo, e como todo instrumento relacionado a comportamento, personalidade, enfim, características humanas, as mesmas sofrerem influência do meio e do momento de vida, portanto não seria prudente entendermos como um “retrato” fiel da pessoa, principalmente quando se utiliza um único instrumento, pois o ideal para um processo robusto é a combinação de várias ferramentas e metodologias, que geram um resultado ainda mais consistente. Quando confirmamos ou complementamos com ferramentas de avaliação de perfil e de resultados, entrevistas por competências, dinâmicas, e avaliações 360º entre outras, preferencialmente em forma de Workshop (2 a 3 dias de forma dedicada) , tornamos o processo extremamente rico e rápido.  

Com as informações geradas no mesmo, já é possível mapeamento de desempenho e potencial dos recursos humanos da empresa, subsídios para levantamento de Necessidade de Treinamento, Elaboração de Plano de Sucessão e Progressão, além de Plano de Desenvolvimento Individual ou de Equipes, onde o Coaching vem agregar ao processo de desenvolvimento desses profissionais e da organização,  exatamente no que é o maior desafio, a mudança de comportamento e cultura organizacional, impulsionando ações práticas e disciplinadas que serão refletidas em resultados concretos.

O Desenvolvimento de Pessoas é essencial para as organizações alavancarem e manterem seus resultados em níveis competitivos no mercado atual, além de ser um fator de retenção para seus talentos, portanto, se faz necessário o cuidado na utilização dos processos, métodos e ferramentas mais adequados.


Shirley Serra tem formação em Psicologia, Pós-graduação em Adm. de RH pela Fundação Getulio Vargas  e MBA em Gestão Empresarial pelo INEA; Consultora de negócios e Business Coach – SC Coaching.

5 comentários:

  1. Shirley, sou engenheiro e empresário. Gostei muito do seu texto. Parabéns pela reflexão. Att Paulo Rodrigues

    ResponderExcluir
  2. Como empresária me sinto mais segura de implantar um processo de Coaching na minha empresa depois de ler o texto. Muito esclarecedor. Parabéns!

    ResponderExcluir
  3. Obrigada Paulo por seu comentário,meu objetivo é contribuir para o sucesso das pessoas e do negócio. Abraço! Shirley Serra

    ResponderExcluir
  4. Obrigada a todos pelos comentarios, continuem acompanhando nosso blog. Shirley Serra

    ResponderExcluir
  5. Parabéns Shirley! Adorei. Tenho acompanhado o Blog e percebo que você veio agregar. Mauro

    ResponderExcluir

Seja mais um seguidor da SC Coaching no Facebook.