segunda-feira, 28 de novembro de 2011

A palavra é Resiliência


A palavra resiliência vem de um conceito oriundo da física que se refere à propriedade que alguns materiais têm de retomar suas formas originais depois de submetidos a estresse, sem rupturas, como o elástico ou a vara de salto em altura.
Atualmente a palavra tem sido muito usada no mundo dos negócios para caracterizar pessoas que tem a capacidade de retomar o seu equilíbrio emocional depois de sofrer grandes pressões ou estresse. As mudanças de cenários ocorrem com certa freqüência nas empresas e a capacidade de enfrentamento e superação frente a tais situações é fundamental, ou seja, é preciso ter habilidade de manter o equilíbrio e capacidade de intervir de maneira positiva.
A arte de lidar com a adversidade tem sido um diferencial significativo na contratação de um executivo, se trata de uma habilidade que pode e deve ser desenvolvida.
Uma das características das pessoas resilientes é manter o foco no objetivo e ter mais opções disponíveis para atingí-lo, ficando assim mais confortáveis quando eventuais contingências ocorrem . 
Fazer um planejamento estratégico e ter flexibilidade tanto nas ações como nas idéias faz muita diferença, e acreditem, é uma questão de treino.
Permanecer otimista e ser capaz de assumir as responsabilidades sem utilizar-se do conhecido “escape” de achar um culpado nas adversidades é também um talento indispensável. Para tanto é necessário apenas tomar consciência disso.
Além de todos estes recursos, é muito importante também, saber agir a partir do status quo e não lamentar sobre ações e fatos que ocorreram anteriormente.
“Aquele que se preocupa com o que deveria ter feito ao invés do que faz, antes aprende a sua ruína do que a maneira de se conservar”. Nicolau Maquiavel
Rita Novaes - Empresária, Master Practitioner e Trainer em PNL, Professional Coach pela Sociedade Brasileira de Coaching.

3 comentários:

  1. Realmente resiliência é a palavra! Parabéns pelo Blog. Gostei do texto Rita. Sucesso. Abs. Meire

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Rita, gostei muito do texto. Silvia

    ResponderExcluir
  3. Conceito fantástico e essencial para nossa evolução como ser humano e como profissional. Parabéns por seus textos, adorei!
    Amanda Prado

    ResponderExcluir

Seja mais um seguidor da SC Coaching no Facebook.