quinta-feira, 17 de novembro de 2011

O Coaching e o processo de excelência nas Organizações


Apesar do Coaching já existir no Brasil a mais de uma década, poucas empresas descobriram a revolução que essa metodologia pode trazer para a sua performance, mesmo sendo consenso que através do desenvolvimento e potencialização do capital humano, o único diferencial realmente possível no mundo corporativo, os resultados são sustentáveis e duradouros.
O Coaching veio para criar uma ponte segura entre a necessidade de desenvolvimento das pessoas e do negócio, cujos resultados com a maioria das metodologias tradicionais leva de médio a longo prazo para serem notados, o que torna inclusive para os profissionais de RH um desafio no que diz respeito ao retorno do investimento, perante uma dinâmica organizacional, que demanda resultados de curto, ou ainda curtíssimo prazo.
O processo de forma simplista, apenas faz com que as pessoas conheçam e potencializem suas forças e conhecimentos prévios, delas ou do negócio, através de ferramentas específicas, e foquem no desenvolvimento das competências que são de fato obstáculo para o se atingir  resultados, criando uma mudança de pensamento e conseqüente comportamento e cultura organizacional.
No entanto, o ideal é que essa nova cultura permeie todos os níveis organizacionais, pois como qualquer metodologia com base comportamental o “faça o que eu digo e não o que faço”, não é possível, existe o princípio de que as pessoas incorporam mais aquilo que vivenciam  e observam do que recebem de informação.  A credibilidade pode ser questionada se em algum nível a pratica não estiver congruente com o conceito.
 Esse talvez tenha sido o equívoco das organizações que investiram em treinamento de média liderança e equipes, e não conseguiram resultados diferenciados, até mesmo com conceitos baseados na metodologia do Coaching. É fundamental o apoio da alta gestão, o que acontece facilmente quando passam também pelo processo individual. 
O Coaching em todas as organizações pode ser aplicado no negócio (Business Coach), vivenciado por seus executivos (Executive Coach),  princípio de seus lideres (Leader Coach), caminho para progressão e
sucessão (Career Coach) e forma de desenvolvimento para equipes (Team Coach).  
As empresas que descobrirem isso serão diferencial de mercado por sua excelência !
Shirley Serra tem formação em Psicologia, Pós-graduação em Adm. de RH pela Fundação Getulio Vargas - SP e MBA em Gestão Empresarial pelo INEA; Personal , Professional e Executive Coaching  pela Sociedade Brasileira de Coaching; 14 anos de atuação na área de RH, Especialista na área de Desenvolvimento com ênfase em Liderança; Atualmente Coordenadora de RH de Multinacional do ramo automotivo. Consultora de negócios e Business Coach – SC Coaching.

Shirley Serra

Psicóloga e Business Coach

Equipe SC Coaching

3 comentários:

  1. Shirley, seja muito bem vinda à nossa equipe! Seu talento, profissionalismo, sensibilidade e profundo conhecimento do mundo organizacional tem muito a contribuir com a SC Coaching! É uma honra para nós tê-la conosco.
    Stella Costa

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  2. Seja muito bem-vinda Shirley. Prazer enorme acrescentá-la à nossa equipe. Tenho certeza de que sua inteligência, profissionalismo e vasto conhecimento no assunto só irá agregar fatores positivos para nós! Reafirmo a bela mensagem da nossa CEO.
    Felipe Rezende

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  3. Muito obrigada a todos pelo carinho e confiança, tenho certeza que nossas trocas de experiencias irão agregar muito para o sucesso de todos! Bjos Shirley

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