quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Acreditar e Agir!



Um viajante caminhava pelas margens de um grande lago de águas cristalinas e imaginava uma forma de chegar até o outro lado, onde era seu destino.

Suspirou profundamente enquanto tentava fixar o olhar no horizonte. A voz de um homem de cabelos brancos quebrou o silêncio momentâneo, oferecendo-se para transportá-lo. Era um barqueiro.

O pequeno barco envelhecido, no qual a travessia seria realizada, era provido de dois remos de madeira de carvalho.

O viajante olhou detidamente e percebeu o que pareciam ser letras em cada remo. Ao colocar os pés empoeirados dentro do barco, observou que eram mesmo duas palavras.

Num dos remos estava entalhada a palavra acreditar e no outro, agir.

Não podendo conter a curiosidade, perguntou a razão daqueles nomes originais dados aos remos.

O barqueiro pegou o remo, no qual estava escrito acreditar, e remou com toda força.

O barco, então, começou a dar voltas, sem sair do lugar em que estava.

Em seguida, pegou o remo em que estava escrito agir e remou com todo vigor.

Novamente o barco girou em sentido oposto, sem ir adiante.

Finalmente, o velho barqueiro, segurando os dois remos, movimentou-os ao mesmo tempo e o barco, impulsionado por ambos os lados, navegou através das águas do lago, chegando calmamente à outra margem.

Então, o barqueiro disse ao viajante:

Este barco pode ser chamado de autoconfiança. E a margem é a meta que desejamos atingir.

Para que o barco da autoconfiança navegue seguro e alcance a meta pretendida, é preciso que utilizemos os dois remos, ao mesmo tempo, e com a mesma intensidade: agir e acreditar.

Não basta apenas acreditar, senão o barco ficará rodando em círculos. É preciso também agir, para movimentá-lo na direção que nos levará a alcançar a nossa meta.

Agir e acreditar. Impulsionar os remos com força e com vontade, superando as ondas e os vendavais e não esquecer que, por vezes, é preciso remar contra a maré.

Roberta Marin Passos
Psicóloga e Coach
Equipe SC Coaching

10 comentários:

  1. Roberta, como sempre você manda muito bem! Milena

    ResponderExcluir
  2. Gosto de analogias e quero fazer uma, como na reflexão acima: Ser Psicólogo é acreditar no ser humano e na sua mudança, ser Coach é agir neste sentido. Ser Psicologa e Coach, deve ser os dois! Parabéns pelo trabalho, deve ser muito arduo ter que lidar com esta complexidade chamada mente humana, eu não teria este talento por isso trabalho com T.I mas admiro vocês. Flavia S.

    ResponderExcluir
  3. Obrigada Milena. Esse retorno faz toda diferença . Abraço Roberta Marin Passos

    ResponderExcluir
  4. Oi Flávia , exatamente! No caso da Equipe SC Coaching acrescentaria paixão. Obrigada. Abraço Roberta Marin Passos

    ResponderExcluir
  5. Dra. Roberta. estava lendo os comentários da Sra. acima e achei bastante interessante quando fala sobre paixão. Em alguns momentos quando tenho um tempo livre no trabalho leio os textos e reflexões que escrevem no Blog e mesmo não há conhecendo pessoalmente percebo que a equipe que escreve transmite ética e paixão. Vocês me transmitem união e muito amor pelo trabalho que fica nitidamente refletido nos textos e até nas músicas da SCCoaching on radio. Gosto de parabenizar o que é bem feito e como bom observador que sou sinto a seriedade de todos. Fernando Lima - jornalista

    ResponderExcluir
  6. Oi Fernando, amamos nosso trabalho sim e foi isso que nos aproximou. Que bom saber que tudo isso chega ate vocês , nos motiva ainda mais! Obrigada pela gentileza e palavras. Continue nos acompanhando. Abraço Roberta Marin Passos

    ResponderExcluir
  7. Oi amiga,que bom!!! Toda quarta-feira terá um novo. Beijo

    ResponderExcluir
  8. Como disse Rita Lee: nem sempre tem vento, mas sempre tem jeito para dar!!!!!!! Giulia

    ResponderExcluir
  9. É isso mesmo Giulia!!!! Beijo
    Roberta Marin Passos

    ResponderExcluir

Seja mais um seguidor da SC Coaching no Facebook.