quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Talentos



“Numa humanidade tão altamente desenvolvida como é a atual, cada um, por natureza, recebe em dote, acesso a muitos talentos. Cada qual tem talento inato, mas só a poucos é dado por nascença e por meio da educação o grau de tenacidade, persistência e energia para que o indivíduo se torne realmente um talento, para que, portanto, venha a ser aquilo que é; ou seja, traduza isso em obras e ações.”
Friedrich Nietzche – (Humano, Demasiado Humano)

E quem não recebe isso quando nasce, está fadado a uma vida sem destaque???
A resposta mais correta é: DEPENDE DA SUA ESCOLHA.
Você pode escolher viver essa vida sem talentos, ou não!!!!

Caso você esteja no grupo de pessoas que querem se desenvolver e por conta disso assumir riscos, muito bem, o primeiro passo é descobrir seus talentos, não importa quais são, a ideia é ser bom com aquilo que se tem.

Obviamente, só isso não é o suficiente, você precisará criar condições para potencializar seus talentos, ou seja, meios para se destacar, por isso é um desafio, pois te lança no circuito das ações. Segundo o dicionário Aurélio, talento é um dom natural ou adquirido. Pois bem, não se trata apenas de algo inato, você pode desenvolver seus talentos.

“Uma grande quantidade de talento é desperdiçada pela falta de um pouco de coragem. Cada dia envia para seus túmulos homens obscuros, cuja timidez os impediu de fazer uma primeira tentativa.” Sydney Smith
Essa é uma época de balanços, novas perspectivas e planos para o novo ano, pois bem, aproveite, crie coragem e ouse se permitir!!!!

Abraços,
Roberta Marin Passos
Psicóloga e Coach
Equipe SC Coaching


4 comentários:

  1. Eu sempre lidei muito mal com as pessoas que se destacam. Tento ser diferente, mas sinto inveja. Me sinto igual esta figura acima "derrotada" pelo boneco vermelho. Me sinto sempre inferior. Sempre acho que o outro é mais interessante e melhor e que a vida é um jogo de cartas marcadas. Eu me identifico muito mais com os bonecos brancos caídos no chão do que com o boneco vencedor vermelho! Tenho solução?! rsrsrs. Pri Mazelli

    ResponderExcluir
  2. Bom Pri, talvez o primeiro passo você já deu, reconheceu! Agora é o desafio: está disposta à fazer diferente???? É possível sim, se não conseguir sozinha pode buscar ajuda profissional, o que não dá é ter essa postura ou "sensação" diante da vida.
    Um garnde abraço!!
    Roberta Marin Passos
    Psicóloga e Coach

    ResponderExcluir
  3. Reconhecer o próprio talento é tão importante quanto tê-los. Curti! May

    ResponderExcluir

Seja mais um seguidor da SC Coaching no Facebook.